Navegando por Autor "Santos, Denise Ferreira dos"
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Item Discurso e as eleições presidenciais de 2014: manifestação ethé nas capas das revistas Época, Isto É e Veja à luz da semiolinguística e da gramática do design visual(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-08-28) Santos, Denise Ferreira dos; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/0800478111082390; Silva, Renato Caixeta da; Carvalho, Flaviane Faria; Silva, Giani David; Sobrinho, Jerônimo CouraEsta dissertação tem como objetivo geral a investigação dos ethé discursivos concebidos pelas revistas Época, Isto É e Veja, por meio das capas de cada uma delas, no segundo turno das eleições presidenciais no Brasil em 2014. A temática foi escolhida em virtude da polarização interna que tomou conta do país, marcada pela batalha entre dois candidatos de linhas partidárias distintas. O cenário é atual e reverbera cotidianamente na sociedade, na política e, consequentemente, na mídia. O corpus que serve de base para a condução das reflexões é constituído por 15 capas das publicações – sendo cinco de cada uma delas. A pesquisa é qualitativa e tem como referenciais teóricos duas vertentes de Análise do Discurso (AD): a Semiolinguística (vertente francesa) e a Semiótica Social (vertente anglo-saxônica), materializada pela Gramática do Design Visual. Para o estudo, foram realizadas três etapas de análise. A primeira está relacionada à categorização do corpus no âmbito conceitual do gênero e da esfera jornalística. A segunda consiste em uma análise do discurso exposto no modo linguístico das capas – linha francesa de AD –, por meio da identificação dos sujeitos da linguagem, da situação e do contrato de comunicação, além do diagnóstico dos componentes e procedimentos da encenação argumentativa e da investigação das etapas de construção das estratégias discursivas do modo de organização argumentativo. A terceira corresponde à análise dos significados presentes nos códigos visuais das capas – imagens, composições gráficas e textuais –, no âmbito da linha anglo-saxônica de AD. A partir do percurso de análise descrito e da discussão teórica dos elementos pré-discursivos e discursivos do ethos, bem como da categorização da cena de enunciação – sobretudo da cenografia –, foi possível atingir o objetivo traçado para a pesquisa. Os resultados evidenciaram a identificação de três grandes ethé discursivos relacionados à posição político-ideológica que as publicações deixaram transparecer nas capas durante o período explicitado: ethos de apelo, ou “preocupação com a mudança”; ethos de “contra a corrupção”; e ethos de “(visão) crítica”. A avaliação dos ethé referentes à conjuntura de eleições presidenciais permitiu, também, a afirmação dos ethé de “credibilidade”, “detentora da informação” e “autoridade/legitimidade”, os quais permeiam todo o cenário em questão e agem dentro e fora da cena política delineada. Dessa forma, ao construírem imagens de si, as revistas utilizaram os elementos integrantes das capas para confirmar valores sociais por elas disseminados, oportunizando a influência na tomada de decisões do leitor/eleitor.