Navegando por Autor "Santos, Fernanda de Faria Rezende"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O ensino de práticas pedagógicas de escrita acadêmica em inglês na educação profissional técnica de nível médio em MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-02-23) Santos, Fernanda de Faria Rezende; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/3855683511835670; Fernandes, Gláucio Geraldo Moura; Baptista, Patrícia Rodrigues TanuriEste trabalho tem como objetivo central investigar se as atividades de produção escrita em inglês no ensino médio e técnico de uma instituição específica contemplam a abordagem de gêneros acadêmicos, buscando compreender como as atividades são desenvolvidas pelos docentes de língua inglesa, relacionando-as com as práticas sociais do contexto acadêmico vivenciadas pelos estudantes na instituição. Durante a pesquisa, docentes de língua inglesa da instituição onde a pesquisa foi realizada descreveram suas práticas didático-pedagógicas, bem como suas visões sobre o ensino de escrita acadêmica a partir do ensino médio técnico. Os dados gerados foram analisados a partir da visão dos letramentos dentro da dimensão social, do ensino baseado em gêneros e gêneros do discurso. Como resultado, percebe-se que a maioria dos professores participantes relata já haver abordado a escrita acadêmica em inglês no ensino médio técnico. No entanto, os participantes apresentam perspectivas divergentes sobre a relevância do desenvolvimento de práticas pedagógicas de escrita acadêmica na EPTNM, refletindo diferentes concepções dos educadores em relação ao ensino e à aprendizagem. Em resumo, a pesquisa desenvolvida permitiu trazer uma perspectiva sobre o ensino da escrita acadêmica em inglês na EPTNM, buscando compreender a relação entre as práticas acadêmicas vivenciadas pelos estudantes na instituição e as atividades desenvolvidas pelos professores. Com esta pesquisa, pretendi contribuir com estudos sobre práticas pedagógicas de letramento acadêmico em inglês, no contexto do ensino médio técnico. Considerando que há muitos estudos sobre letramentos acadêmicos voltados para o contexto do ensino superior, busquei refletir sobre a possibilidade de explorar essa abordagem em outro contexto educacional, dentro de uma instituição que promove a verticalização do ensino, unindo ensino, pesquisa e extensão.