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Navegando por Autor "Silva, Dilene Pinheiro da"

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    Os limites e possibilidades da assistência estudantil diante das demandas apresentadas pelos discentes da EPTNM
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-07-04) Silva, Dilene Pinheiro da; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Guimarães, Ailton Vitor; http://lattes.cnpq.br/0614048325379729; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; http://lattes.cnpq.br/2729510253982265; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Guimarães, Ailton Vitor; Silva, Sabina Maura; Martini, Cristiane Oliveira Pisani
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relevância da “Política de Assistência Estudantil” para a permanência e para a conclusão do curso pelos discentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) na modalidade integrada. O lócus de pesquisa foi o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), campus Congonhas. No percurso deste trabalho, abordamos o conceito da Assistência Estudantil (AE), compreendendo sua trajetória e institucionalização das ações de atendimento ao discente. A Política de Assistência Estudantil (PAE) tem por objetivo desenvolver ações que contribuam para a permanência e para a conclusão do curso dos discentes matriculados nas instituições federais de ensino. Realizamos um levantamento das ações de Assistência Estudantil desenvolvidas no cenário do IFMG, assim como a legislação que regula as ações executadas pela PAE no âmbito institucional e federal. Buscamos comparar as demandas dos discentes da EPTNM, incluídos nos programas executados pela PAE na instituição, com os marcos legais dessa política. Como procedimentos metodológicos, recorremos à abordagem qualitativa, lançando mão da pesquisa bibliográfica e documental e, no que se refere à coleta de dados, utilizamos a aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturadas. Como principais resultados, destacamos que a Assistência Estudantil possui um importante papel para a permanência dos discentes, em especial dos que demandam os programas de bolsas como meio de manutenção no curso. No que se refere aos discentes da EPTNM, as demandas apresentadas, especialmente, no tocante ao transporte, alimentação e moradia estudantil, muito se assemelham às áreas delineadas pelo PNAES para atendimento, guardadas as devidas especificidades da EPTNM.

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