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Navegando por Autor "Silva, Elaine Kendall Santana"

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    As representações e a construção da identidade sobre a profissão docente no discurso de licenciandos de Letras: uma análise longitudinal de relatórios de estágio
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-03-21) Silva, Elaine Kendall Santana; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/5695426463755160; Milker, Inês Kayon de; Silva, Wagner Rodrigues; Ribeiro, Luiz Antônio; Baptista, Patrícia Rodrigues Tanuri
    O presente estudo tem como objetivo geral investigar a construção da identidade profissional do futuro professor de Língua Portuguesa, ao longo de quatro semestres, assim como sua relação com as Representações Sociais que emergem dessa construção no discurso de relatórios de estágio e questionários dos licenciandos do curso de Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, unidade Divinópolis/MG. Para isso, embaso-me, principalmente, nos estudos de Bakhtin (1999) sobre a linguagem, a polifonia, o discurso, o gerenciamento de vozes; em Mondada e Dubois (2003), Bronckart(1999) e em Koch (2003) que tratam sobre a referenciação e os mecanismos enunciativos; em Hall (2006), Woodward (2000), Bauman (2004) que abordam sobre a questão da identidade; em Moscovici (2003) que aborda sobre as Representações Sociais; Matencio (2004), Kleiman e Martins (2007), dentre outros que trazem reflexão, com viés da linguística, sobre a formação de professores. Além disso, essa pesquisa apresenta a questão da articulação teoria/prática a partir de posicionamentos teóricos, acerca da formação de professores, defendidos por autores como, Freire (1999), Nóvoa (2009), Tardif (2014), dentre outros. Analiso a construção do jogo interlocutivo em relatórios e questionários, levando em conta a assunção de papéis sociais, comunicativos e pessoais e a delimitação do(s) propósito(s) discursivo(s); identificando e descrevendo, analiticamente, os mecanismos enunciativos e seus efeitos na tessitura da trama discursiva dos relatórios de estágio desenvolvidos durante o curso. Além disso, identifico, por meio de recorrências de aspectos linguísticos, as Representações Sociais sobre a concepção de professor a partir da realização do Estágio Supervisionado descrevendo e analisando a construção dessas representações no discurso dos alunos materializado nos relatórios e questionários. Considerando-se a materialidade dos dados e os princípios teórico-metodológicos adotados, essa pesquisa possui características do paradigma construtivista, é interpretativa e qualitativa, pois meu interesse não se limita, apenas, ao que dizem os enunciadores, mas também à forma como dizem. O estudo é uma análise documental e pode ser entendido como um Estudo de Caso (YIN, 2001), pois procuro entender como se dá a construção identitária de licenciandos em relatórios de estágio de uma turma da UEMG/Divinópolis, ao longo de quatro anos. Para essa pesquisa considero os dados dos quatro estágios e, portanto, apresento uma visão longitudinal e a (trans)formação da identidade profissional e das representações ao longo dos estágios e, nessa perspectiva, dividi a análise nas seguintes partes: análise da observação, análise da regência, análise dos questionários, representações emergentes no cruzamento dos dados e construção da identidade dos licenciandos. As análises demonstraram que os licenciandos construíram as identidades baseados nas representações de professor inovador, que propicia a construção do conhecimento, interagente, formador, sensível à heterogeneidade, que tem domínio do conteúdo específico e pedagógico, ético, reflexivo e que exerce autoridade sem autoritarismo. Os resultados obtidos na pesquisa podem contribuir para proporcionar não apenas a mim, como pesquisadora, como aos demais profissionais interessados, subsídios que orientem as atividades de ensino-aprendizagem que visam à formação dos graduandos de Letras. Além disso, podem contribuir para a reflexão sobre a importância do Estágio Supervisionado no processo de construção da identidade do professor de língua portuguesa e de suas representações sobre a profissão.
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    “Eu não sabia o que era uma fotorreportagem” : pedagogia de gêneros e a gramática do design visual para o desenvolvimento de competências da BNCC
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-07-11) Morais, Suzanne Silva Rodrigues de; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/2861055207852683; Silva, Renato Caixeta da; Fuzer, Cristiane; Silva, Elaine Kendall Santana; Parreiras, Vicente Aguimar; Ribeiro, Luiz Antônio
    A presente tese teve como foco principal analisar como a Pedagogia de Gêneros com base na Linguística Sistêmico-funcional e a Gramática do Design Visual (GDV) possibilitam o trabalho com o gênero fotorreportagem para o desenvolvimento da competência específica nº 10 de língua portuguesa do ensino fundamental da Base Nacional Comum Curricular, a qual aponta a necessidade de mobilizar práticas da cultura digital para expandir as formas de produzir significados. Para tanto, adaptamos o Ciclo de Aprendizagem proposto por Martin e Rose (2000) para englobar os pressupostos da GDV e elaboramos uma proposta pedagógica baseada nesta adaptação para a leitura e produção do gênero fotorreportagem. A proposta foi aplicada a alunos do 9º ano do ensino fundamental de três turmas, sendo duas turmas da rede pública e uma turma da rede privada de ensino em Divinópolis-MG, a fim de verificar as contribuições das teorias na mobilização de práticas da cultura digital para a compreensão e produção de diferentes significados próprios de textos multimodais. Para a elaboração da proposta de ensino, objetivamos aplicar atividades segundo o ciclo de aprendizagem, seguindo as etapas de negociação, desconstrução, construção coletiva e construção individual. Para a realização desta pesquisa, nos apoiamos nas teorias relacionadas ao ensino de língua materna na BNCC (BRASIL, 2018); nas ideias sobre letramentos, novos letramentos e multiletramentos (NEW LONDOW GROUP, 1996; RIBEIRO, 2016; ROJO & MOURA, 2019; LEU, COIRO, et al., 2017); na visão de linguagem baseada em gênero textual (LEFFA, 2016; MARTIN; ROSE, 2000; 2007; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006); na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF); nas ideias sobre multimodalidade (HALLIDAY; HASAN, 1996; 2004; KRESS, 2003; 2010; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; JEWITT, 2005) e nos desdobramentos da LSF por meio da Pedagogia de Gêneros (MARTIN & ROSE, 2006; 2007; 2012; ROSE, 2010; 2012) e na Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). A metodologia utilizada foi a pesquisa participante (BORTONI-RICARDO, 2008) e são analisados dados advindos do diário de pesquisa da professora pesquisadora, das conversas em grupos focais constituídos por alguns alunos envolvidos e das fotorreportagens iniciais, coletivas e finais produzidas pelos alunosparticipantes. Como resultados, destacamos que a proposta de ensino elaborada conforme o ciclo de aprendizagem adaptado contribuiu para o desenvolvimento da competência específica nº 10, na medida em que os alunos mobilizaram diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais nos processos de leitura e produção de textos autorais. As análises das produções dos alunos apontam para a eficácia da adaptação do ciclo de aprendizagem da Pedagogia de Gêneros para a leitura e produção de textos. Também a análise das conversas nos grupos focais e do diário de pesquisa reforçam a necessidade de pensar propostas de ensino que visem ao tratamento da imagem como parte integrante do texto, essencial para a produção de significado. As conclusões deste estudo indicam que as teorias elencadas são eficazes nos processos de leitura e produção de textos, desenvolvendo, assim, competências da BNCC.
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    “Eu não sabia o que era uma fotorreportagem”: pedagogia de gêneros e a gramática do design visual para o desenvolvimento de competências da BNCC
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-07-11) Morais, Suzanne Silva Rodrigues de; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/2861055207852683; Fuzer, Cristiane; Silva, Elaine Kendall Santana; Parreiras, Vicente Aguimar; Ribeiro, Luiz Antônio
    A presente tese teve como foco principal analisar como a Pedagogia de Gêneros com base na Linguística Sistêmico-funcional e a Gramática do Design Visual (GDV) possibilitam o trabalho com o gênero fotorreportagem para o desenvolvimento da competência específica nº 10 de língua portuguesa do ensino fundamental da Base Nacional Comum Curricular, a qual aponta a necessidade de mobilizar práticas da cultura digital para expandir as formas de produzir significados. Para tanto, adaptamos o Ciclo de Aprendizagem proposto por Martin e Rose (2000) para englobar os pressupostos da GDV e elaboramos uma proposta pedagógica baseada nesta adaptação para a leitura e produção do gênero fotorreportagem. A proposta foi aplicada a alunos do 9º ano do ensino fundamental de três turmas, sendo duas turmas da rede pública e uma turma da rede privada de ensino em Divinópolis-MG, a fim de verificar as contribuições das teorias na mobilização de práticas da cultura digital para a compreensão e produção de diferentes significados próprios de textos multimodais. Para a elaboração da proposta de ensino, objetivamos aplicar atividades segundo o ciclo de aprendizagem, seguindo as etapas de negociação, desconstrução, construção coletiva e construção individual. Para a realização desta pesquisa, nos apoiamos nas teorias relacionadas ao ensino de língua materna na BNCC (BRASIL, 2018); nas ideias sobre letramentos, novos letramentos e multiletramentos (NEW LONDOW GROUP, 1996; RIBEIRO, 2016; ROJO & MOURA, 2019; LEU, COIRO, et al., 2017); na visão de linguagem baseada em gênero textual (LEFFA, 2016; MARTIN; ROSE, 2000; 2007; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006); na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF); nas ideias sobre multimodalidade (HALLIDAY; HASAN, 1996; 2004; KRESS, 2003; 2010; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; JEWITT, 2005) e nos desdobramentos da LSF por meio da Pedagogia de Gêneros (MARTIN & ROSE, 2006; 2007; 2012; ROSE, 2010; 2012) e na Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). A metodologia utilizada foi a pesquisa participante (BORTONI-RICARDO, 2008) e são analisados dados advindos do diário de pesquisa da professora pesquisadora, das conversas em grupos focais constituídos por alguns alunos envolvidos e das fotorreportagens iniciais, coletivas e finais produzidas pelos alunos participantes. Como resultados, destacamos que a proposta de ensino elaborada conforme o ciclo de aprendizagem adaptado contribuiu para o desenvolvimento da competência específica nº 10, na medida em que os alunos mobilizaram diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais nos processos de leitura e produção de textos autorais. As análises das produções dos alunos apontam para a eficácia da adaptação do ciclo de aprendizagem da Pedagogia de Gêneros para a leitura e produção de textos. Também a análise das conversas nos grupos focais e do diário de pesquisa reforçam a necessidade de pensar propostas de ensino que visem ao tratamento da imagem como parte integrante do texto, essencial para a produção de significado. As conclusões deste estudo indicam que as teorias elencadas são eficazes nos processos de leitura e produção de textos, desenvolvendo, assim, competências da BNCC.
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    Visão de mundo e projetos de vida de estudantes de classe média que cursaram a Educação Profissional Técnica de Nível Médio na RFEPCT
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-08-31) Alvim, Liege Aparecida Costa; Pedrosa, José Geraldo; http://lattes.cnpq.br/7103107947957772; http://lattes.cnpq.br/3376290856588994; Pedrosa, José Geraldo; Silva, Elaine Kendall Santana; Viana, Maria Isabel Rios de Carvalho
    Esta dissertação é sobre projetos de vida e visões de mundo de estudantes de classe média e oriundos de escolas privadas que cursaram a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), nos anos de 2017 a 2019, modalidade integrada no CEFET-MG. Para tanto, fez-se uma vinculação ao trabalho de Simões (2019), que desenvolveu pesquisa semelhante, mas voltada a alunos que estudaram em escolas públicas e que foram beneficiados pela Lei de Cotas. A presente pesquisa tem como objetivo compreender, a partir das narrativas desses jovens, a experiência vivida por eles no ambiente da EPTNM, da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT), além de entender como esse ambiente afetou suas visões de mundo e seus projetos de vida. Nesse sentido, realizou-se um estudo de natureza qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com seis estudantes egressos do CEFET, com faixa etária entre 20 e 21 anos. Quanto à base teórica que fundamentou esta investigação, destacam-se os estudos de Simões (2019) e Velho (1999) acerca de projetos de vida e de visão de mundo. Dessa forma, identificaram-se os projetos e as visões de mundo dos alunos, bem como a maneira com que estes o enxergam. Com o desenvolvimento deste estudo, constatou-se que as experiências na EPTNM, na RFEPCT, são extensas, intensas e integram múltiplas vivências e convivências, capazes de despertar mudanças no horizonte, na autonomia e na maturidade dos sujeitos. Tais mudanças permitiram ampliar, expandir, repensar e refazer os modos de ver, viver e agir dos jovens no mundo. Destaca-se entre essas o interesse dos participantes por temas relacionados à política e à sociedade. Nota-se, ainda, que, embora façam parte de realidades socioeconômicas privilegiadas, os jovens de classe média demonstram inquietude em relação à condição de pobreza de parte da sociedade, ou seja, é notório como o ensino oferecido no CEFET-MG contribuiu para a aquisição de uma consciência social. Diante disso, atividades que despertam a ampliação de horizonte dos jovens são importantes mecanismos para o desenvolvimento da habilidade de pensar criticamente sobre os problemas que fazem parte da sociedade.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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