Navegando por Autor "Silva, Jaqueline Maria da Silveira e"
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Item História da instituição que educa para o comércio: de Lyceu Mineiro (1927) a Colégio Padre Curvelo (1957)(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-27) Silva, Jaqueline Maria da Silveira e; Gonçalves, Irlen Antônio; http://lattes.cnpq.br/0156197892875545; Irlen Antônio Gonçalves; José Geraldo Pedrosa; Vera Lúcia NogueiraEsta dissertação traz uma pesquisa histórica que se encontra inserida no âmbito da História da Educação Profissional, que é um subcampo da História da Educação. Trata-se de um relatório de pesquisa sobre o ensino comercial, entendido como uma expressão da modernidade, cujo foco é a história de uma instituição educativa denominada, em 1927, de Lyceu Mineiro, tendo seu nome modificado em 1957 para Colégio Padre Curvelo. O objetivo geral da pesquisa foi produzir a história da instituição que educa para o comércio - Lyceu Mineiro, no período entre os anos 1927 e 1957, destacando permanências e mudanças ocorridas ao longo de seu ciclo de vida, que caracterizaram seu desenvolvimento e sua identidade histórica, a partir da pergunta: “por que uma escola de comércio para Curvelo, e como se constituiu naquela localidade?” A partir dos pressupostos do conhecimento historiográfico segundo o historiador Justino de Magalhães, buscou-se a institucionalização e reinstitucionalização que caracterizaram o ciclo de vida e desenvolvimento da instituição, produzindo sua identidade histórica. A pesquisa é bibliográfica e documental, e ocorre nas fontes públicas do arquivo da escola, no museu da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo - FAC e nos jornais que circulavam na época e que estão no Centro de Referência do Museu da Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo – FACIC, além de fontes iconográficas encontradas nesses ambientes, tendo por contorno a legislação do Ensino Comercial. O conhecimento historiográfico da instituição educativa revelou que a associação do ato de educar encontra-se “profundamente marcado pela sua inscrição na conjuntura histórica local”, atrelando-se ao desenvolvimento da cidade e da formação pedagógica e política dos sujeitos que permeiam a atividade educativa, construindo a memória e a unicidade da cultura escolar. Afinal, cada instituição escolar ou educativa integra um todo mais amplo que é o sistema educativo, mas constitui-se um todo em si mesma a partir da construção de uma cultura escolar única e determinante do fazer escolar.