Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Sousa, Crislene Silva de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Critérios essenciais para depósito dos trabalhos de conclusão de curso em repositório institucional
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-25) Sousa, Crislene Silva de; Dias, Thiago Magela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4687858846001290; http://lattes.cnpq.br/5776644154825082; Dias, Thiago Magela Rodrigues; Costa, Emerson de Sousa; Dias, Patrícia Mascarenhas
    As instituições de ensino são locais de pesquisa e destas emergem produções acadêmicas e novos conhecimentos despertados neste campo. Nesse contexto, existem ferramentas tecnológicas a serviço da educação, às quais podemos fazer uso para garantia da qualidade do ensino. Assim, os repositórios institucionais destacam-se por serem sistemas capazes de propulsionar as produções acadêmicas, contribuir com a democratização da informação e ampliar a visibilidade e divulgação das produções acadêmicas, técnicas e científicas. Sabemos que a qualidade na elaboração dos trabalhos para depósito em repositórios institucionais é uma preocupação que vai além de bancas de conclusão de curso. Atualmente se exige cada vez mais o depósito e uso de ferramentas de disseminação das produções, até mesmo para servir à comunidade, publicando assim de forma transparente as produções que são geradas principalmente em instituições públicas de ensino. Nesse aspecto, o presente trabalho fruto do Programa de Mestrado do ProfEPT, objetivou investigar as regras recomendadas nos cursos técnicos da Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal, e assim delinear critérios/requisitos básicos de elaboração de trabalhos de conclusão de curso para disponibilização no repositório institucional da UFV, critérios esses que influem na excelência de um repositório institucional. Foram utilizadas a metodologia de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, a técnica de observação participante e aplicação de questionário estruturado. Todo material foi averiguado em suas características enquanto fatores que acrescentam qualidade aos repositórios. Agrupamos então tais informações, criamos o produto educacional que nomeamos de Guia: critérios essenciais para depósito dos trabalhos de conclusão de curso técnicos e profissionalizantes no repositório institucional, requisitos únicos para nortear todos os trabalhos dos cursos técnicos. Este foi o principal objeto deste estudo, valorizando as produções acadêmicas da educação profissional e tecnológica.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão