Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Sousa, Denisse Aparecida dos Santos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O lugar da educação profissional e tecnológica nos projetos político-pedagógicos de cursos de pedagogia de instituições públicas federais brasileiras
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-17) Sousa, Denisse Aparecida dos Santos; Guimarães, Ailton Vitor; http://lattes.cnpq.br/0614048325379729; http://lattes.cnpq.br/7572278369156077; Guimarães, Ailton Vitor; Pedrosa, José Geraldo; Paulo, Jacks Richard de
    Esta pesquisa teve como objetivo situar o lugar da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos projetos pedagógicos de cursos de Pedagogia de instituições públicas no Brasil considerados de alta qualidade pela avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2017. Assim, foram examinados 14 Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) no que diz respeito ao lugar da EPT. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental descritiva; no tratamento dos dados obtidos, considerou-se parte da perspectiva da análise do conteúdo, de modo que foram utilizadas as seguintes categorias de análise, identificadas a partir dos documentos: estrutura curricular e ementas das disciplinas; projetos de extensão; projetos de iniciação científica; interdisciplinaridade; estágios; perfil do egresso. Encontramos como resultados: dois PPCs com a temática EPT em maior evidência; nos demais PPCs, a EPT aparece de forma inexpressiva ou não aparece. Concluímos que há necessidade de discussões continuadas a respeito da formação inicial do pedagogo a fim de repensar sua estrutura e capacidade de proporcionar a egressas(os) formação adequada e de qualidade, principalmente, no que se refere à atuação na EPT.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão