Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Alanna Cristina Landim"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A formação profissional docente e a prática de metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-11-27) Souza, Alanna Cristina Landim; Costa, Maria Adélia da; http://lattes.cnpq.br/9187464228520381; http://lattes.cnpq.br/8263365096802284; Costa, Maria Adélia da; Ribeiro, Andréa Lourdes; Coutinho, Eduardo Henrique Lacerda
    Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa vinculada à Linha II - Processos Formativos em Educação Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. O tema é a formação profissional docente e a prática de metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica, em que se objetivou identificar, na formação de docentes do CEFET-MG, como ocorreu essa formação, as contribuições ou não da instituição de ensino e as percepções sobre práticas pedagógicas com estratégias de ensino que proporcionem o protagonismo do aluno. A pesquisa apresenta um embasamento teórico e histórico sobre os temas de formação de professores na educação profissional e tecnológica e sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem. A pesquisa empírica ocorreu com a entrevista de um representante da coordenação pedagógica e de três docentes de cursos técnicos do campus II de Belo Horizonte para atender aos objetivos específicos e, posteriormente, houve a análise dos dados por meio do método de análise de conteúdo. As entrevistas apresentaram reflexões sobre a prática docente, a importância da coordenação pedagógica, os desafios enfrentados para a formação de docentes e a atualização profissional, no contexto singular da educação profissional e tecnológica. Como resultados expressivos, deve-se destacar que os docentes entrevistados, apesar de não apresentarem formação semelhante, entendem que a própria educação profissional propicia práticas inovadoras de ensino. Assemelham-se em relação à busca autônoma de capacitação em sua área de atuação e ao entendimento de que a prática profissional auxilia as aulas; concordam que as metodologias ativas favorecem o aprendizado dos alunos, mas há isolamento e falta de integração entre os departamentos do campus; acreditam na importância e na necessidade da formação continuada de professores, mas esta precisa ser planejada de forma diferente do que habitualmente é realizado.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão