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Navegando por Autor "Souza, Gustavo Carvalho"

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    Desflexibilização da jornada de trabalho: vivências de servidores em uma instituição federal de ensino
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-07-28) Souza, Gustavo Carvalho; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; La Falce, Jefferson Lopes; http://lattes.cnpq.br/6293113259634794; http://lattes.cnpq.br/4199368575128934; http://lattes.cnpq.br/6596698860482155; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; La Falce, Jefferson Lopes; Oltramari, Andrea Poleto; Sant'Anna, Anderson de Souza; Lopes, Fernanda Tarabal
    Nas últimas décadas, o processo de reestruturação produtiva tem reorganizado os sistemas de produção e gestão das organizações do trabalho, priorizando a institucionalização de relações flexíveis no ambiente laboral, para atender às demandas voláteis do neoliberalismo. Uma pauta importante desse cenário que vem ganhando espaço nos instrumentos legais globais, bem como na literatura acadêmica, é a flexibilização da jornada de trabalho. Pesquisas científicas sobre os impactos de jornadas flexíveis na saúde do trabalhador têm direcionado para diferentes resultados, que trazem evidências tanto sobre os ganhos significativos de qualidade de vida, como sobre formas elaboradas de exploração e precarização do trabalho. No entanto, não foram encontrados estudos empíricos que tratem do inverso, ou seja, do processo de “desflexibilização” da jornada de trabalho. Considerando essa lacuna de trabalhos científicos, a presente pesquisa objetiva compreender as vivências dos servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs) de uma Instituição Federal de Ensino (IFE) no contexto de desflexibilização de jornada de trabalho. O processo de desflexibilização – compreendido aqui como um retorno à jornada de trabalho que uma vez fora flexibilizada – finalizou-se em 2017 na IFE pesquisada. Como norte teórico, foi utilizada a abordagem teórica da Psicodinâmica do Trabalho, de Christophe Dejours, tendo em vista seu avançado entendimento sobre a centralidade do trabalho, assim como sobre o papel da organização do trabalho na promoção da saúde do trabalhador. Metodologicamente, recorreu-se ao uso da triangulação de métodos, em uma abordagem quanti-qualitativa, dada a complexidade do cenário da pesquisa. Optou-se pela aplicação do Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento (MENDES; FERREIRA, 2007) para se compreender o cenário geral da instituição e, posteriormente, constituiu-se um grupo focal no intuito de aprofundar e explicar os resultados encontrados. Para análise dos dados quantitativos, utilizou-se a estatística descritiva, e, para os dados qualitativos, a análise de conteúdo. Como um dos resultados finais, foi possível confirmar empiricamente a proposição de que as vivências de sofrimento patogênico têm se estabelecido no trabalho efetivo dos TAEs da IFE, e que o processo de desflexibilização contribuiu para o prejuízo das vivências de prazer dos servidores.

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