Navegando por Autor "Teixeira, Marcella Barbosa Miranda"
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Item Professoras-gestoras na universidade: reflexões a partir das trajetórias de vida de Maria Carmem e Gaia(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-03) Teixeira, Marcella Barbosa Miranda; Lopes, Fernanda Tarabal; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; http://lattes.cnpq.br/9362750447304024; Lopes, Fernanda Tarabal; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; Assis, Lilian Bambirra de; Teixeira, Juliana CristinaEste estudo propõe refletir sobre a condição de mulheres como professoras-gestoras na Universidade, por meio das histórias de Maria Carmem e Gaia, duas professoras com cargo de gestão em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Verifica-se que os estudos sobre a ocupação por mulheres de cargos de gestão da alta administração dessas instituições são marginais e também que há um pequeno número de mulheres que ocupam esses cargos nas Universidades. O referencial teórico constituiu-se dos seguintes temas: gênero, feminismo, patriarcado, mulheres e trabalho, mulheres e trabalho gerencial. Além disso, trata-se da gestão universitária e as professoras-gestoras nas IFES. Esta investigação orientou-se pela seguinte pesquisa em questão: Qual a condição de mulheres que são professoras e gestoras em uma universidade? Na busca por respostas à problemática, realizou-se um estudo qualitativo, baseado no método história de vida, tendo como contexto da pesquisa uma IFES. Os dados foram coletados por meio de entrevistas de trajetória de vida e da pesquisa documental de dados secundários fornecidos pelas entrevistadas e pela IFES estudada. As entrevistas foram realizadas com duas professoras-gestoras que ocupam os cargos de reitora e diretora na Universidade estudada. Como resultado, verificou-se que ambas as professoras-gestoras viveram e vivem o preconceito e a discriminação por serem mulheres na ocupação de cargos na alta administração da Universidade estudada. Porém, evidencia-se a resistência dessas mulheres em galgarem e conquistarem cargos de alto nível hierárquico. Longe de esgotar as discussões, este trabalho reafirma o entendimento de que as IFES ainda são espaços amplamente dominados pelo masculino e que são muitos os desafios a serem enfrentados pelas mulheres para alcançarem cargos de gestão.