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Navegando por Autor "Vasconcelos, Luiz Felipe de Almeida Martins de"

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    Formação continuada à professores da rede pública de ensino: impactos no ensino e na autonomia pedagógica
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-05-22) Vasconcelos, Luiz Felipe de Almeida Martins de; Almeida, Regina Márcia Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4523100251151590; http://lattes.cnpq.br/5786659928949304; Almeida, Regina Márcia Oliveira de; Resende, Adriano Valério; Barbosa, Gustavo Henrique
    Este presente trabalho, intitulado como “Formação Continuada à professores da Rede Pública de Ensino: impactos no ensino e na autonomia pedagógica”, pretende discutir a importância e o impacto da educação continuada à professores do ensino público, quanto a maior autonomia e, por consequência, melhore o desempenho do processo de ensino e aprendizagem. As informações foram adquiridas por meio de pesquisa bibliográfica a partir de artigos, revistas, dissertações, teses, leis, diretrizes e programas federais. Com a pesquisa, foi possível compreender que a educação continuada, quanto voltada para uma formação crítica e reflexiva, tende a contribuir para maior autonomia dos professores, gerando maior eficácia no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, é de suma importância, no processo de formação continuada e nas atividades do dia a dia, a troca de informações entre profissionais e conhecer bem a realidade do território e a comunidade em que o profissional atua. Também foram encontradas ações governamentais para a promoção da melhoria da formação inicial e permanente na educação.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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