Navegando por Autor "Vasconcelos, Luiz Felipe de Almeida Martins de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Formação continuada à professores da rede pública de ensino: impactos no ensino e na autonomia pedagógica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-05-22) Vasconcelos, Luiz Felipe de Almeida Martins de; Almeida, Regina Márcia Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4523100251151590; http://lattes.cnpq.br/5786659928949304; Almeida, Regina Márcia Oliveira de; Resende, Adriano Valério; Barbosa, Gustavo HenriqueEste presente trabalho, intitulado como “Formação Continuada à professores da Rede Pública de Ensino: impactos no ensino e na autonomia pedagógica”, pretende discutir a importância e o impacto da educação continuada à professores do ensino público, quanto a maior autonomia e, por consequência, melhore o desempenho do processo de ensino e aprendizagem. As informações foram adquiridas por meio de pesquisa bibliográfica a partir de artigos, revistas, dissertações, teses, leis, diretrizes e programas federais. Com a pesquisa, foi possível compreender que a educação continuada, quanto voltada para uma formação crítica e reflexiva, tende a contribuir para maior autonomia dos professores, gerando maior eficácia no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, é de suma importância, no processo de formação continuada e nas atividades do dia a dia, a troca de informações entre profissionais e conhecer bem a realidade do território e a comunidade em que o profissional atua. Também foram encontradas ações governamentais para a promoção da melhoria da formação inicial e permanente na educação.