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Navegando por Autor "Veloso, Arlem Douglas"

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    Conhecimentos de servidores do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Formiga sobre o transtorno do espectro do autismo
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-26) Veloso, Arlem Douglas; Duarte, Matusalém de Brito; http://lattes.cnpq.br/1470945463113756; http://lattes.cnpq.br/1138602194456558; Duarte, Matusalém de Brito; Matias, Vandeir Robson da Silva; Passos, Alexandra do Nascimento
    O presente estudo concentra-se no conhecimento dos servidores sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em uma instituição de educação profissional e tecnológica (EPT). A pesquisa foi impulsionada pela importância de se promover a inclusão efetiva de alunos com TEA na EPT. O objetivo principal foi avaliar o conhecimento de técnicos administrativos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga - sobre a inclusão desses alunos, visando à criação de um produto para aprimorar o trabalho. Isso envolve objetivos específicos, como entender a inclusão escolar e sua aplicação na EPT, além de explorar a legislação e diretrizes relacionadas ao TEA e à inclusão na instituição. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo de Bardin, incluindo entrevistas semiestruturadas com os servidores do Campus Formiga para avaliar seu conhecimento sobre o autismo. A análise revelou conhecimento limitado sobre o TEA, indicando a necessidade de mais divulgação. Recomendam-se cursos, palestras e seminários para capacitar os servidores no entendimento do autismo e de como lidar com os alunos com TEA de forma adequada. Os resultados destacaram a importância da inclusão escolar no Campus Formiga, demonstrando compromisso com a diversidade e igualdade. No entanto, um dos principais desafios identificados foi a falta de um profissional especializado para trabalhar em sala de aula com os alunos com TEA. O suporte especializado foi essencial para promover o pleno desenvolvimento dos alunos com TEA em um ambiente educacional inclusivo. Em resumo, o estudo destaca a importância de se aprimorar o conhecimento dos servidores sobre o TEA e a inclusão, bem como investir em recursos e profissionais especializados para garantir a inclusão efetiva desses alunos na EPT. Como sugestão de produto educacional, propomos um curso de aperfeiçoamento sobre autismo na EPT, com módulos oferecendo contribuições para melhorar a demanda que surgiram nos resultados da análise das entrevistas. O conhecimento adquirido no curso refletirá comprometimento real com ambientes educacionais mais inclusivos e sustentáveis, impulsionando um impacto positivo duradouro.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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