Navegando por Autor "Viana, Maria Isabel Rios de Carvalho"
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Item A memória em movimento: Dancing at Lughnasa no teatro e no cinema(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-05-31) Viana, Maria Isabel Rios de Carvalho; Menezes, Roniere Silva; http://lattes.cnpq.br/6078711231130970; http://lattes.cnpq.br/4276256422569031; Menezes, Roniere Silva; Tolentino, Magda Velloso Fernandes de; Souza, Eneida Maria de; Alves, Mírian Sousa; Maia, Cláudia CristinaRESUMO: É característica marcante da obra do dramaturgo irlandês Brian Friel a encenação da memória no palco. Dancing at Lughnasa é uma de suas peças classificada pelos críticos como uma ?peça de memória? por apresentar, assim como a peça The Glass Menagerie de Tennessee Williams, um narrador-personagem que narra eventos retirados de suas lembranças. A peça é também uma autoficção de Friel e apresenta traços autobiográficos do dramaturgo. Porém, a relação de Dancing at Lughnasa com a memória vai muito além da temática e passa a ser o procedimento e a forma do dramaturgo de fazer teatro à memória do próprio teatro, recuperando suas origens nos rituais e na tragédia e relendo elementos marcantes da fundação do Teatro Literário Irlandês. Dancing at Lughnasa não é apenas uma peça de memória, mas também diz respeito ao teatro que também é memória e dessa forma, pode ser considerado um texto metateatral na medida em que possibilita discussões sobre o gênero dramático, suas técnicas e seu funcionamento. Fazendo uma análise das noções de tempo, espaço e corpo na peça, elementos essenciais tanto para o teatro quanto para a memória, este trabalho pretende delinear a concepção de memória trazida por Friel e de que forma ela se relaciona com o teatro, dialogando com a tradição e ao mesmo tempo corroborando para uma ideia de comunidade diferente da imaginada pelos membros do Teatro Literário Irlandês. Como um texto dramático apresentado pela primeira vez nos anos 1990 com o objetivo de abrir o caminho do teatro Irlandês para o contexto internacional, pretendese também levar em consideração sua adaptação, oito anos depois, dirigida por Pat O'Connor, para o cinema hollywoodiano e o tratamento dado à memória local nesse suporte midiático que possibilita sua globalização. Da vida para a escrita, da escrita para o palco, do palco para o cinema, a memória enquanto repetição na diferença está em constante movimento e em processo contínuo de ressignificação no tempo e no espaço de acordo com os corpos e as comunidades envolvidas.Item Análise de ambientes de acessibilidade disponibilizados a pessoas surdas usuárias da língua brasileira de sinais (libras) no site institucional de uma escola de eptnm(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-11-29) Souto, Layse Moura Barboza Giannecchini; Santos, Rodrigo Alves dos; http://lattes.cnpq.br/1621484388800232; http://lattes.cnpq.br/2049388652835892; Santos, Rodrigo Alves dos; Morais, Regina Aparecida de; Viana, Maria Isabel Rios de CarvalhoOs sites de instituições de ensino desempenham um papel fundamental na comunicação com a sociedade. No entanto, a acessibilidade desses para pessoas surdas nesses ambientes ainda é um desafio. Tendo em vista a franca demanda pela implementação de legislações, políticas públicas de inclusão e ações de melhoria da acessibilidade na comunicação institucional realizada no Brasil recente, em particular no contexto pós-pandemia de COVID-19, a presente pesquisa surgiu a partir da seguinte indagação: como vem se dando o processo de comunicação em ambiente web voltado para pessoas surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais - Libras no site institucional de escolas de EPTNM? Para responder nossa indagação, este trabalho analisou como o site institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Reitoria promovia a comunicação com usuários surdos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ancorada por uma pesquisa documental em diversas legislações sobre a acessibilidade, em particular para surdos, foram construídas categorias analíticas que, uma vez aplicadas, permitiram identificar avanços e desafios na acessibilidade digital para o público em questão. Embora o site utilize recursos como o VLibras e tenha uma seção dedicada à acessibilidade, foram encontradas limitações em relação à disponibilidade de vídeos sinalizados por profissionais TILS, legendas precisas e conteúdos em formatos acessíveis. Com base nos resultados da pesquisa, foi desenvolvido um recurso educacional na forma de uma checklist para auxiliar na criação de sites institucionais mais acessíveis. Denominado “Conteúdos que Conectam: checklist para verificação do nível de acessibilidade da comunicação digital institucional com surdos”, o recurso educacional almeja, assim, ser uma ferramenta que contribua para a adoção de práticas que tornem os sites institucionais das escolas de EPT mais inclusivos, possibilitando uma comunicação efetiva com pessoas surdas.Item Visão de mundo e projetos de vida de estudantes de classe média que cursaram a Educação Profissional Técnica de Nível Médio na RFEPCT(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-08-31) Alvim, Liege Aparecida Costa; Pedrosa, José Geraldo; http://lattes.cnpq.br/7103107947957772; http://lattes.cnpq.br/3376290856588994; Pedrosa, José Geraldo; Silva, Elaine Kendall Santana; Viana, Maria Isabel Rios de CarvalhoEsta dissertação é sobre projetos de vida e visões de mundo de estudantes de classe média e oriundos de escolas privadas que cursaram a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), nos anos de 2017 a 2019, modalidade integrada no CEFET-MG. Para tanto, fez-se uma vinculação ao trabalho de Simões (2019), que desenvolveu pesquisa semelhante, mas voltada a alunos que estudaram em escolas públicas e que foram beneficiados pela Lei de Cotas. A presente pesquisa tem como objetivo compreender, a partir das narrativas desses jovens, a experiência vivida por eles no ambiente da EPTNM, da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT), além de entender como esse ambiente afetou suas visões de mundo e seus projetos de vida. Nesse sentido, realizou-se um estudo de natureza qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com seis estudantes egressos do CEFET, com faixa etária entre 20 e 21 anos. Quanto à base teórica que fundamentou esta investigação, destacam-se os estudos de Simões (2019) e Velho (1999) acerca de projetos de vida e de visão de mundo. Dessa forma, identificaram-se os projetos e as visões de mundo dos alunos, bem como a maneira com que estes o enxergam. Com o desenvolvimento deste estudo, constatou-se que as experiências na EPTNM, na RFEPCT, são extensas, intensas e integram múltiplas vivências e convivências, capazes de despertar mudanças no horizonte, na autonomia e na maturidade dos sujeitos. Tais mudanças permitiram ampliar, expandir, repensar e refazer os modos de ver, viver e agir dos jovens no mundo. Destaca-se entre essas o interesse dos participantes por temas relacionados à política e à sociedade. Nota-se, ainda, que, embora façam parte de realidades socioeconômicas privilegiadas, os jovens de classe média demonstram inquietude em relação à condição de pobreza de parte da sociedade, ou seja, é notório como o ensino oferecido no CEFET-MG contribuiu para a aquisição de uma consciência social. Diante disso, atividades que despertam a ampliação de horizonte dos jovens são importantes mecanismos para o desenvolvimento da habilidade de pensar criticamente sobre os problemas que fazem parte da sociedade.