Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional
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Navegando Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional por Assunto "Aprendizado computacional"
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Item Aprendizado por reforço baseado em agrupamentos para recomendação na ausência de informação prévia(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-08-02) Rodrigues, Otávio Augusto Malheiros; Lacerda, Anísio Mendes; Pádua, Flávio Luis Cardeal; http://lattes.cnpq.br/6545115051079964; http://lattes.cnpq.br/2034607422210997; http://lattes.cnpq.br/2125546646444157; Lacerda, Anísio Mendes; Pádua, Flávio Luis Cardeal; Bax, Marcelo Peixoto; Pereira, Adriano César MachadoAtualmente, com a popularização e aumento da quantidade de páginas Web, o volume de informação compartilhada tem crescido, ampliando cada vez mais a quantidade de conteúdo disponível para os usuários dessa rede. Assim, surge a necessidade de ferramentas capazes de identificar conteúdo relevante a partir desse grande volume de informação disponível. Os sistemas de recomendação são ferramentas computacionais que possuem este objetivo, ou seja, esses sistemas focam em auxiliar os usuários a encontrar informação relacionada às suas preferências de forma personalizada. As técnicas estado-da-arte na literatura de sistemas de recomendação são baseadas no histórico de interação dos usuários com os itens disponíveis no sistema. Assim, estas técnicas são limitadas no cenário de ausência de informação prévia sobre as preferências dos usuários. Este é um problema bem conhecido na literatura de sistemas de recomendação, chamado cold-start de usuários e é o foco desta dissertação. Mais especificamente,aborda-se o problema de recomendar itens para usuários de forma contínua (i.e.,online) por meio de algoritmos baseados em aprendizado por reforço. A classe de algoritmos na qual baseia-se este trabalho é Multi-Armed Bandits (MAB) e refere-se a algoritmos de tomada de decisão sequencial com retro-alimentação. Neste trabalho, modelamos a recomendação no cenário de cold-start como um algoritmo MAB de dois passos. Assumimos que os itens podem ser agrupados considerando sua descrição textual, o que leva a agrupamentos de itens semanticamente semelhantes. Primeiramente, seleciona-se o agrupamento de itens mais relevante para o usuário-alvo da recomendação. A seguir, dado o agrupamento previamente selecionado, escolhe-se o item mais relevante dentro desse agrupamento, o qual é sugerido para o usuário-alvo. Para avaliar a qualidade do algoritmo proposto, o seu desempenho foi mensurado utilizando um conjunto de dados real. A avaliação experimental mostra que o algoritmo proposto produz melhorias significativas em termos de qualidade de recomendação em relação aos algoritmos MAB estado-da-arte.Item Previsão de resultados no futebol por meio de técnicas de aprendizado de máquina(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-02-19) Fernandes, Felipe Augusto Pereira; Martins, Flávio Vinicius Cruzeiro; Lacerda, Anísio Mendes; http://lattes.cnpq.br/2034607422210997; http://lattes.cnpq.br/3199420233273400; http://lattes.cnpq.br/4848497784026775; Martins, Flávio Vinícius Cruzeiro; Lacerda, Anísio Mendes; Dalip, Dnaiel Hasan; Almeida, Paulo Eduardo Maciel deFutebol é considerado o esporte mais popular do mundo. Por isso, existe um grande interesse em saber quem será o vencedor de uma partida com impactos sociais e econômicos ao redor do mundo. A partir de dados básicos de desempenho, extraídos dos placares dos jogos, este trabalho tem o objetivo de estudar o desempenho dos algoritmos de aprendizado de máquina aplicados à predição de jogos de futebol: vitória do mandante, empate ou vitória do visitante. Propusemos um modelo de dados para predição de jogos de futebol e investigamos os modelos de aprendizado com tarefas de regressão e classificação aplicando técnicas de redução de dimensão. Os algoritmos utilizados para regressão foram: Regressão Linear (RegLin), K vizinhos mais próximos (KNN), Random Forest (RF) e Gradient Boosting (GB). Para classificação: Regressão Logística (RegLog), Random Forest (RF), Gradient Boosting (GB), Naive Bayes (NB) e K vizinhos mais próximos. Para os algoritmos de regressão, o valor referência passou a ser o saldo de gols, pois é um número inteiro que varia num intervalo . O melhor algoritmo, em relação ao F1-score, foi o GB aplicado a tarefa de regressão utilizando o modelo proposto neste estudo com K igual a 0.25. Este modelo apresentou um F1-score de 0.509 e uma acurácia de 52.78%. Aplicando esse modelo em apostas esportivas, ele se mostrou robusto em relação a lucratividade, com rentabilidade superior a índices de referência como IBOV e a taxa básica de juros do Brasil, a taxa SELIC.Item Um arcabouço de recomendação multimodal de imagens baseado em fatores latentes de baixa dimensionalidade.(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-08-04) Anício, Anna Claudia Almeida; Lacerda, Anísio Mendes; Pádua, Flávio Luis Cardeal; http://lattes.cnpq.br/6545115051079964; http://lattes.cnpq.br/2034607422210997; http://lattes.cnpq.br/8461592367063314; Lacerda, Anísio Mendes; Pádua, Flávio Luis Cardeal; Pereira Júnior, Álvaro Rodrigues; Rodrigues, Thiago de SouzaA popularização de dispositivos fotográficos, como smartphones e câmeras digitais, tem levado as pessoas ao hábito de registrar momentos por meio de fotos. Assim, todos os dias, uma grande quantidade de imagens são disponibilizadas em redes sociais de compartilhamento de fotos, como Flickr, Pinterest e Instagram. Esta dissertação propõe um arcabouço de recomendação de imagens, que visa ajudar os usuários a lidar com a enorme quantidade de informação disponível, por meio de uma experiência personalizada. Sistemas de Recomendação são ferramentas computacionais que auxiliam usuários a encontrar informação relevante (por exemplo: imagens, músicas, filmes) de acordo com seus interesses. Tradicionalmente, esses sistemas utilizam informação colaborativa das preferências dos usuários para sugerir itens. Porém, nem sempre essa informação está disponível. Por exemplo, quando novos itens são inseridos no sistema não existe informação de preferência dos usuários sobre eles, fato que leva à necessidade de explorar o conteúdo desses itens. Neste trabalho, o foco é explorar informação de natureza multimodal para recomendação de imagens, sendo essas representadas por meio de características (i) visuais e (ii) textuais. As características visuais são extraídas da própria imagem (ex., cor e textura), utilizando técnicas de Visão Computacional e Processamento de Imagens. Por outro lado, as características textuais são extraídas de metadados das imagens (ex., do título e da descrição), utilizando técnicas de Recuperação de Informação. Dessa forma, é possível descrever uma imagem sob diferentes dimensões. Os sistemas de recomendação estado-da-arte são baseados em informação colaborativa e descrição dos itens. Esses sistemas sofrem do problema da "maldição da dimensionalidade". As características de alta dimensão dos itens dificulta a identificação de itens similares, dado que a distribuição dos dados originais é extremamente esparsa. A fim de aliviar esse problema, propõe-se projetar a representação dos itens de alta dimensão em um espaço de fatores latentes de dimensão inferior. O arcabouço de recomendação proposto é baseado no algoritmo Sparse Linear Methods with Side Information (SSLIM) que, por sua vez, consiste na construção de matrizes de (i) relação entre usuários e itens e de (ii) relação entre itens. O trabalho proposto é avaliado em uma base de dados real coletada do Flickr; e comparado com técnicas do estado-da-arte. Conforme demonstrado nos experimentos, o arcabouço proposto apresenta melhora na qualidade das recomendações e fornece ganhos de 15% a 17% em termos de taxa de acertos em relação aos métodos de referência.