Trabalhos de Conclusão de Curso (Especialização)
URI Permanente desta comunidade
Aqui estão disponíveis os trabalhos de conclusão de curso produzidos pelos alunos dos cursos de especialização (Pós Graduação Lato Sensu). Estes trabalhos aprofundam temas específicos, contribuindo para o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas.
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (Especialização) por Assunto "Escola de Ensino Fundamental"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A educação e o serviço social atrelados para a transformação social(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-05-15) Macedo, Camila Silveira; Resende, Adriano Valério; http://lattes.cnpq.br/2251985181990578; Resende, Adriano Valério; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Almeida, Regina Márcia Oliveira deO presente trabalho tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da discussão sobre a presença do Serviço Social na Educação, enquanto demanda crescente para os profissionais dessa área. Assim, a atuação dos assistentes sociais nas escolas tem produzindo significativos e desafiadores avanços, principalmente no que se refere à sua forma de inserção na Política Social da Educação. A partir de pesquisa bibliográfica, foi traçado um breve histórico do Serviço Social; sendo apresentadas as atribuições e competências conferidas ao profissional que deseja trabalhar na área e feito um resgate histórico explanando sobre a educação brasileira e a atuação do assistente social, especialmente no âmbito escolar. Concluiu-se pela importância do trabalho do assistente social junto aos alunos, à escola, à família e à comunidade visando buscar soluções que promovam a inclusão e a equidade nos âmbitos sociais e escolares.Item Psicologia e saúde mental na escola(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-23) Castro, Rafael Junio Faustino de; Resende, Adriano Valério; http://lattes.cnpq.br/2251985181990578; http://lattes.cnpq.br/0542672454785157; Resende, Adriano Valério; Barbosa, Gustavo Henrique; Silva, Jaqueline Maria da Silveira eDos vários temas que são discutidos e abordados atualmente, um dos mais desafiadores é a fragilidade da saúde mental em crianças e adolescentes. A adolescência é um período transitório, entre a infância e a vida adulta. Por outro lado, podemos entendê-la como um estágio dentro de um processo contínuo de desenvolvimento. Portanto, falar sobre saúde mental na escola parece ser algo fundamental na contemporaneidade. A principal questão suscitada, e com pretensão de ser respondida, foi como podemos correlacionar fenômenos aparentemente separados, saúde mental e educação, e, além disso, compreendermos como a escola pode ser vista como um espaço de manifestações de adoecimento mental, e paralelamente, poder ser um fator protetivo para as crianças e adolescentes que estejam apresentando algum sintoma de adoecimento mental. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica, consultando sites, artigos, dissertações e teses que abordaram diretamente o tema ou que trouxeram alguma perspectiva transversal. Desta feita, diante das inúmeras possibilidades de objetos de estudo a partir desse tema, objetivamos por delimitar, inicialmente, a relação histórica entre psicologia e educação. Posteriormente, apontamos como se dá a relação entre educação e a noção de saúde mental. E, por fim, especificamos dois tipos de transtornos mentais, quais sejam, ansiedade e depressão, e como eles podem ser compreendidos no ambiente escolar. Conclui-se, a partir da pesquisa, que ainda que tanto a psicologia educacional quanto o próprio campo da educação tenham passado por aperfeiçoamentos e melhoramentos, esses campos ainda apresentam contradições, ambiguidades e defasagens.