Trabalhos de Conclusão de Curso (Especialização)
URI Permanente desta comunidade
Aqui estão disponíveis os trabalhos de conclusão de curso produzidos pelos alunos dos cursos de especialização (Pós Graduação Lato Sensu). Estes trabalhos aprofundam temas específicos, contribuindo para o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas.
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (Especialização) por Assunto "Histórias em quadrinhos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A influência das histórias em quadrinhos dos clássicos literários na formação de leitores no ensino fundamental II: uma vivência em sala de aula(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-24) Gonçalves, Tatiane Corrêa; Gonçalves, Marina Leite; http://lattes.cnpq.br/4910918320204632; Gonçalves, Marina Leite; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Araujo, Sinay Santos Silva deO foco do presente estudo é a influência das histórias em quadrinhos dos clássicos literários na formação de leitores no ensino fundamental II: uma vivência em sala de aula; e as possibilidades de incentivo de sua leitura. Entende-se que nas aulas de Língua Portuguesa, muito além de estudos linguísticos, os alunos do ensino fundamental básico devem aprender a ler, interpretar, produzir e reconhecer textos literários. Porém, em muitos casos, são exigidas leituras cansativas ou incompreensíveis, segundo os alunos. Para incitar a leitura, a imaginação e ampliar o conhecimento dos estudantes, várias obras clássicas têm sido republicadas em forma de quadrinhos ou reescritas com uma linguagem atual. É o caso do romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, que foi publicado como história em quadrinhos por Rodrigo Rosa e Ivan Jaf; de A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, que virou versão adaptada em quadrinhos e foi publicada por Maria Sônia Barbosa e Sebastião Seabra; bem como de Dom Quixote de Miguel de Cervantes, que foi adaptado por Philippe Chanoinat e Dijan, David Pellet, dentre várias outras obras adaptadas. A escolha do tema se deu pelo interesse em descobrir como os alunos e professores podem se relacionar com esses novos clássicos e como o professor de língua portuguesa pode utilizá-los em sua prática com os objetivos de motivar, instigar, ampliar o conhecimento dos alunos e fazê-los conhecer os clássicos de forma atrativa, atual e divertida. A pesquisa tem caráter bibliográfico, qualitativo e exploratório, resultante de um levantamento de projeto de leitura que utilizou os quadrinhos na formação de leitores e objetiva refletir sobre a prática de leitura no ensino fundamental II, utilizando as Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso pedagógico no processo de formação do leitor. Essa pesquisa confirma a hipótese de que a história em quadrinhos é um recurso muito eficiente como incentivo à leitura, além de um importante auxiliar no ensino, contribuindo para a formação de leitores mais competentes e críticos. Por se tratar de um tema importante para o desenvolvimento dos estudantes e também professores, foi essencial analisar as teorias de alguns estudiosos em relação a prática de utilização das HQs na unidade de ensino, principalmente, o modo como é utilizada, visto que o trabalho com gêneros textuais, em especial o gênero Histórias em Quadrinhos, pode auxiliar os docentes, direcionando as práticas pedagógicas com vistas à formação de leitores mais críticos, autônomos e mais proficientes.