Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica
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Navegando Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica por Assunto "Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação"
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Item Utilização das novas mídias no teatro e suas contribuições para a educação profissional e tecnológica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-03-22) Costa, Mara Fernandes; Ferreira, Débora Pazetto; http://lattes.cnpq.br/8292039196009295; http://lattes.cnpq.br/9526244340871319; Débora Pazetto Ferreira; Luiz Henrique Lacerda Abrahão; Cláudia Gomes FrançaEsta pesquisa objetivou realizar uma análise da utilização das novas mídias no teatro, tendo como principal base bibliográfica o livro Performance Digital: a história das novas mídias no teatro, dança, performance artística e instalação, de autoria de Steven Dixon. A pesquisa amparou-se ainda em outros teóricos contemporâneos que desenvolveram concepções acerca da utilização das novas mídias nessa modalidade artística, como Izabela Pluta (2016) e Julia Gorayeb Zambonni (2013). Buscou-se nos autores mencionados, com o auxílio da metodologia pesquisa bibliográfica, traçar um percurso de análise e compreensão que envolveu principalmente os aspectos históricos e exemplos práticos ligados às novas mídias, de forma que fosse possível elaborar diálogos com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no CEFET-MG. Dessa forma, ao relacionar às experiências práticas e as teorias, proporcionamos um processo de aprendizagem interdisciplinar aos estudantes, destacando, o projeto de extensão do CEFET-MG, denominado como Trincabotz: projeto de extensão vinculado ao Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte (LACTEA), com o objetivo de construir robôs para combate. Para realizarmos a pesquisa no Trincabotz, optamos pelo método de pesquisa documental, amparados pela bibliografia de Antonio Carlos Gil (2008). Portanto, a utilização das novas mídias como objeto de estudo permitiu, segundo a definição de Dixon (2007), pensar a intersecção do teatro e da tecnologia, trazendo visibilidade para a interdisciplinaridade que perpassam a EPT.