Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica
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Navegando Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica por Assunto "Ambiente escolar"
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Item Educação e formação profissional de surdos: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (1907-1930)(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-06-28) Braga, Ana Lícia Santos; Gonçalves, Irlen Antônio; http://lattes.cnpq.br/0156197892875545; http://lattes.cnpq.br/4712955439453193; Irlen Antônio Gonçalves; Vera Lúcia Nogueira; José Geraldo PedrosaInserida na Linha de Pesquisa ―Ciência, tecnologia e trabalho: abordagens filosóficas, históricas e sociológicas‖ do Mestrado em Educação Tecnológica/CEFET-MG, esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) enquanto instituição escolar. Para tal, busca-se investigar, a partir de diversos documentos disponíveis no Acervo Histórico da própria instituição e em documentos da Biblioteca Nacional, o processo instituinte de um espaço escolar destinado à formação, educacional e profissional, das crianças surdas nos primórdios da República, contribuindo, assim, para a interpretação da história, da memória e da identidade dessa instituição de ensino. O período estudado é o da Gestão de Custódio Ferreira Martins, diretor da instituição de 1907 a 1930, uma época conturbada no plano político que se reflete na administração da instituição estudada. A pesquisa é documental, sendo adotadas as categorias de análise da História das Instituições Educativas, concebidas por Justino Magalhães e Décio Gatti, a fim de que sejam verificados o tempo, espaço, programa de ensino, modelo pedagógico, regulamentos e sujeitos da instituição escolar.