Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica
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Navegando Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica por Assunto "Analogia"
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Item Análise da sistematicidade de analogias em contextos de ensino e de pesquisa na educação em ciências(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-22) Barbosa, Wilbert Viana; Ferry, Alexandre da Silva; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; Alexandre da Silva Ferry; Mariana de Lourdes Almeida Vieira; Helder de Figueirêdo e Paula; Gilmar Pereira de SouzaA presente dissertação é fruto de uma pesquisa de mestrado em Educação Tecnológica conduzida no campo de estudos sobre o papel das analogias na Educação em Ciências, no contexto de uma linha de pesquisa sobre Práticas Educativas em Ciência e Tecnologia. O seu objeto de investigação é a sistematicidade das analogias enquanto aspecto estrutural relacionado à forma como os conjuntos de relações mapeadas em cada domínio comparado encontram-se semelhantemente interconectados, de modo que o conhecimento sobre um domínio familiar possa ser projetado, inferencialmente, sobre um domínio desconhecido ou pouco conhecido. A sistematicidade, portanto, manifesta-se nas analogias através de um sistema de relações mutuamente conectadas em correspondência entre os dois domínios. Nesse contexto, essa investigação foi orientada a partir da seguinte questão de pesquisa: como a sistematicidade de uma analogia pode ser caracterizada a fim de nos permitir usá-la como parâmetro de análise de sua adequação em contextos de ensino e de pesquisa na Educação em Ciências? Diante disso, em acordo com Teoria do Mapeamento de Estruturas (TME), as analogias podem ser compreendidas como comparações entre dois domínios, um base (o familiar) e um alvo (o domínio a ser explicado/compreendido), nas quais privilegiam-se as relações entre elementos e seus atributos, e as relações de ordem superior, de forma a conferirem consistência estrutural, foco relacional e sistematicidade às analogias. Assim, o percurso metodológico deste trabalho desdobrou-se em duas sequências paralelas e complementares: (i) a teórica, conduzida em torno dos significados atribuídos ao conceito da sistematicidade no contexto da TME, que permitiu o desenvolvimento de um algoritmo capaz de estimar fatores de sistematicidade para cada correspondência a ser mapeada nas análises estruturais, que foi incorporado a um sistema web, denominado Sistema para Mapeamento Estrutural de Analogias (Sistema MAPES), concebido nesta pesquisa a partir de um conjunto de orientações metodológicas e notações simbólicas para a representação de correspondências durante o mapeamento estrutural de analogias; e (ii) a empírica, que, após o desenvolvimento do algoritmo, culminou na análise estrutural de cinco comparações tomadas como analogias para o ensino da dinâmica das reações em equilíbrio químico, e na análise de conteúdo das transcrições de discussões promovidas em dois grupos focais constituídos por professores de Química, que permitiram levantar suas opiniões, ideias e percepções sobre o uso de analogias no ensino de Ciências, em geral, e sobre as cinco comparações para o ensino de Equilíbrio Químico, em particular. Os resultados da investigação permitiram a caracterização da sistematicidade enquanto aspecto estrutural capaz de influenciar as escolhas de professores por analogias ricas e abrangentes a serem empregadas em situações de ensino, bem como parâmetro de análise para investigações sobre as implicações do uso de analogias na Educação em Ciências.Item Análise estrutural de analogias em livros didáticos de química(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-04) Alvarenga, Gilson Rodrigues de; Nagem, Ronaldo Luiz; Vieira, Mariana de Lourdes Almeida; http://lattes.cnpq.br/0601704331729175; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; http://lattes.cnpq.br/7429829913409294; Ronaldo Luiz Nagem; Mariana de Lourdes Almeida VieiraEste trabalho teve como motivação o problema de pesquisa; quais características nos permitem conceber comparações presentes em livros didáticos de Ciências como sendo analogias adequadamente enriquecidas e apropriadas para o ensino de modelos, conceitos ou teorias científicas na Educação Básica?. Essa pesquisa refere-se ao modo como as comparações analógicas são apresentadas, estabelecidas ou construídas para mediar o ensino de conceitos. Esse problema gerou outras questões que nortearam o desenvolvimento da metodologia adotada no presente trabalho, a saber: (i) como distinguir as formas pelas quais autores de livros didáticos estabelecem comparações?; (ii) quais são os aspectos estruturais dessas comparações?; (iii) com quais níveis de enriquecimento autores de livros didáticos de Química têm construído analogias para abordar conceitos, modelos ou teorias científicas na educação básica?. A busca pelas respostas nos conduziu a leitura integral de capítulos e seções sobre o tema estrutura atômica nos livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o triênio 2015, 2016 e 2017 (PNLD 2015), e analisamos estruturalmente comparações identificadas nesses capítulos. Como referencial teórico metodológico usamos duas teorias desenvolvidas no campo da Psicologia Cognitiva: a Teoria do Mapeamento Estrutural (Structure mapping theory) de Gentner (1983) e seus colaboradores, e a Teoria das Múltiplas Restrições (Multiconstraint theory) de Holyoak & Thagard (1989). A análise das comparações encontradas evidenciaram: (i) para uma mesma comparação em obras diferentes existem níveis diferentes de enriquecimento, (ii) comparações que o mesmo DB e DA apresentam aspecto contextual diferente para uma mesma obra e entre obras diferentes, (iii) na maior parte das comparações encontradas (7), os autores tiveram como proposito descrever aspectos estruturais.Item Análise estrutural de analogias em livros didáticos de química da década de 1990 e contemporâneos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-13) Ferreira, Helton Luiz Dias; Ferry, Alexandre da Silva; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; Alexandre da Silva Ferry; Ivo de Jesus Ramos; Ívina Paula de Souza; Leila Saddi OrtegaA presente pesquisa, inserida entre os estudos sobre o uso de analogias na Educação em Ciências, trata de comparações tomadas, a princípio, como analogias para o ensino de Química, empregadas por autores de livros didáticos da década de 1990 e contemporâneos. Tais comparações foram extraídas dos livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o triênio de 2018 a 2020, e de livros analisados no trabalho de Monteiro & Justi. Nesse contexto, o trabalho foi desenvolvido a partir da seguinte questão: como as comparações empregadas por autores de livros didáticos de Química contemporâneos, tomadas, como analogias para o ensino de conceitos científicos, se diferenciam de comparações empregadas em livros didáticos mais antigos com a mesma finalidade? Esse questionamento vai ao encontro da nossa linha de pesquisa, Práticas Educativas em Ciência e Tecnologia, na qual entendemos que o livro didático tem papel fundamental na construção e divulgação do conhecimento científico perante o aluno. Para análise das comparações potencialmente analógicas, o trabalho se baseou na Teoria do Mapeamento Estrutural (TME – em inglês, Structure Mapping Theory) Gentner & Markman e na Teoria das Múltiplas Restrições (TMR – em inglês, Multiconstraint Theory) de Holyoak & Thagard. Como referencial metodológico, a investigação se baseou nos trabalhos de Ferry sobre análise estrutural de analogias na Educação em Ciências. Nossa análise evidenciou: (i) para quais subtópicos do conteúdo de Cinética Química o emprego de analogias tem sido mais comum; (ii) quais têm sido os domínios base e alvo mais frequentes no estabelecimento de comparações no contexto da Cinética Química; (iii) para quais propósitos essas comparações têm sido empregadas; (iv) de que forma autores de livros didáticos de Química empregam comparações como recurso de mediação; (v) quais foram as principais contribuições ou recomendações dadas por pesquisadores que se dedicaram a investigar o modo como analogias são empregadas em livros didáticos de Ciências; (vi) em que medida o emprego de analogias em livros didáticos mais recentes se diferencia da forma de abordagem desse recurso didático em livros antigos. Em síntese, nossa análise nos permitiu compreender como os autores apresentam as suas comparações, como discutem as suas limitações e, com o auxílio do mapeamento estrutural, identificamos se as comparações propostas são analogias.Item Analogia e arquitetura: uma proposta de intervenção didática no processo de ensino e de aprendizagem de projeto(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-01-30) Mascarenhas, Taís Tavares; Nagem, Ronaldo Luiz; Araújo, Siane Paula de; http://lattes.cnpq.br/7585761656458342; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; Ronaldo Luiz Nagem; Siane Paula de Araújo; Cláudia Maria Arcipreste; Pablo Alonso HerraizA presente dissertação é fruto de uma pesquisa de mestrado em Educação Tecnológica sobre o uso de analogias nos processos de ensino e aprendizagem de projeto em arquitetura, desenvolvida no contexto de uma linha de pesquisa sobre Práticas Educativas em Ciência e Tecnologia, com o objetivo de compreender como as analogias podem contribuir para a construção da autonomia crítica e criativa dos estudantes de projeto de edifícios. Apresentam-se discussões sobre o uso de analogias em arquitetura e estudos de obras análogas nas práticas educativas. Parte-se do pressuposto que o uso de analogias, como recurso didático de construção do conhecimento e de geração de novas ideias, desde que trabalhadas de forma sistematizada, podem suscitar novas possibilidades de aprendizagem e de criatividade. Utilizou-se uma metodologia de ensino com analogias como instrumento de coleta de dados para estruturar uma intervenção didática. Os dados foram coletados no segundo semestre do ano de 2019 em uma instituição privada de ensino superior em Belo Horizonte por meio de observações, gravações de áudios e vídeos, além de questionários e um grupo focal, junto a estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Os resultados obtidos sugerem que o uso de analogias pode ser incorporado como instrumento de correspondência, apropriação de conhecimentos e concepção criativa no processo de aprendizagem de projetos arquitetônicos. Considera-se que esse uso tem caráter complementar aos estudos de obras análogas de arquitetura. Dessa forma, a pesquisa nos leva a considerar que a analogia, empregada como recurso didático no ensino e concepção de projeto em arquitetura, contribui para a ampliação das possibilidades projetuais. Além disso, possibilita a compreensão da complexidade sistemática dos elementos envolvidos na elaboração de um projeto, bem como permite a expressividade criativa dos estudantes.Item Analogias em livros de dinâmicas e jogos vivenciais: um recurso de aprendizagem na formação profissional de tecnólogos em recursos humanos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-09-14) Coelho, Cristiane Ribeiro; Gonçalves, Raquel Quirino; Nagem, Ronaldo Luiz; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; http://lattes.cnpq.br/3286747885641896; Raquel Quirino Gonçalves; Ronaldo Luiz Nagem; Sérgio RafachoAs dinâmicas e jogos vivenciais abordam situações análogas do cotidiano do trabalho, e se apresentam como procedimentos que podem contribuir na mudança de comportamento e formação de indivíduos, por meio de sessões de treinamento e desenvolvimento profissional. Contemplam, também, com o levantamento das necessidades da organização empresarial em busca de soluções e desenvolvimento do potencial criativo do indivíduo. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições que o análogo utilizado nas práticas de dinâmica de grupo e jogos vivenciais oferece para potencializar a formação profissional dos estudantes do curso Tecnólogo em Recursos Humanos. Para atingir o objetivo proposto foram traçadas cinco etapas: (1ª) levantamento no site do e-MEC sobre os cursos Tecnólogos em Recursos Humanos ofertados pelas Faculdades/Universidades no estado de Minas Gerais; (2ª) verificação no site das Instituições de Ensino que ofertam o curso Tecnólogo em Recursos Humanos, se as mesmas disponibilizam de forma online o PPC que contenham em sua matriz curricular a disciplina de Dinâmicas e Jogos Vivenciais e/ou equivalentes; (3ª) seleção da bibliografia de base comumente utilizada pelas Instituições de Ensino para a disciplina de Dinâmicas e Jogos Vivenciais e/ou equivalentes; (4ª) identificação das analogias presentes nas dinâmicas/jogos vivenciais selecionados; (5ª) análise das analogias identificadas nas dinâmicas/jogos vivenciais selecionados por meio da Metodologia de Ensino com Analogias (MECA). Em síntese, por meio dos resultados obtidos foi possível evidenciar que as analogias presentes nas práticas de dinâmicas e jogos vivenciais podem contribuir para a formação profissional dos Tecnólogos em Recursos Humanos, ao propiciar situações análogas do ambiente organizacional. Além disso, as analogias quando empregadas em dinâmicas de grupo/jogos vivenciais permitem o desenvolvimento de habilidades e competências requeridos nas organizações, e os dados sinalizam que a MECA favorece a aprendizagem em situações de treinamento e desenvolvimento profissional.Item Possibilidades pedagógicas de uma comparação do corpo humano com uma orquestra musical: o que pensam professores de biologia?(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-04-25) Portela, Érica Dinorá; Nagem, Ronaldo Luiz; Ortega, Leila Saddi; http://lattes.cnpq.br/7255421890955428; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; Ronaldo Luiz Nagem; Leila Saddi Ortega; Andréa Silva Gino; Fátima de Cássia Oliveira Gomes; Ivo de Jesus RamosEsta pesquisa teve por objetivo contribuir para a melhoria do ensino de Biologia no que diz respeito ao funcionamento e organização do corpo humano, mediados pelo uso de analogias como ferramenta didática. Analisamos as reflexões de professores de Ciências e Biologia sobre uma comparação entre o funcionamento e organização de uma orquestra musical com o funcionamento e organização do corpo humano. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa em três etapas: i) teste piloto, cujo objetivo principal foi realizar uma sondagem inicial sobre essa comparação percebida pelos professores; ii) análise de livros de Biologia, especificamente os capítulos referentes à Fisiologia Humana, sobre as expressões analógicas estabelecidas sobre o corpo humano; iii) aplicação de questionário e entrevistas por grupo focal, objetivando um aprofundamento sobre a percepção pelos professores acerca da comparação proposta. Os resultados apontam que: a) as percepções dos professores têm uma variação devido à apropriação que eles fazem sobre o tema, ou seja, está relacionada aos conhecimentos e experiências prévias distintas; b) as expressões analógicas analisadas em livros didáticos, na maioria das vezes, são simples e com poucas comparações enriquecidas; c) a comparação sobre a orquestra musical com o corpo humano é uma analogia com um potencial didático considerável que, se aplicada por meio de metodologias apropriadas que visem ao uso de analogias como recurso didático, pode contribuir sobremaneira para o ensino sobre o corpo humano.