Programa de Pós Graduação em Modelagem Matemática e Computacional - PPGMMC
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Navegando Programa de Pós Graduação em Modelagem Matemática e Computacional - PPGMMC por Assunto "Cientistas"
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Item Êxodo científico brasileiro: uma análise do processo de migração para capacitação(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-08-04) Mascarenhas, Higor Alexandre Duarte; Dias, Thiago Magela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8723936697065308; Dias, Thiago Magela Rodrigues; Gouveia, Fábio Castro; Carvalho Segundo, Washington Ribeiro de; Menezes, Gustavo Campos; Costa, Emerson de SouzaO êxodo de indivíduos por diversos motivos ou circunstâncias vem ao longo dos últimos anos aumentando de forma significativa no cenário brasileiro e mundial. Um dos motivos identificados para esse fluxo migratório é a formação acadêmica desses indivíduos, que buscam se capacitar em instituições de ensino de melhor qualidade. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar como ocorre o êxodo científico no Brasil, em que indivíduos de diversas localidades do país migram em busca de uma melhor formação acadêmica. Logo, neste estudo, foi analisado como ocorre o êxodo científico brasileiro. Para isso foi necessária a extração dos dados de formação acadêmica, a partir dos currí- culos de indivíduos cadastrados na Plataforma Lattes. Assim sendo, selecionou-se todos os indivíduos com doutorado concluído, agregando 308.317 currículos. A escolha deste grupo se justifica por se tratar do conjunto de mais alto nível de formação acadêmica concluída, e que detém como característica, possuírem dados recentemente atualizados em seus currículos. Inicialmente, filtrou-se os dados, selecionando os atributos relevantes à pesquisa, e finalmente, efetuou-se o tratamento dos dados com o intuito de encontrar a localização geográfica das instituições em que os indivíduos se capacitaram. Como resultados iniciais, foi possível efetuar uma caracterização dos dados coletados na Plataforma Lattes, mensurando distâncias percorridas pelos indivíduos ao longo de sua formação acadêmica, bem como, fluxos percorridos pelos doutores a nível estadual e uma análise sobre o processo de internacionalização dos doutores brasileiros. Foram efetuadas redes de vínculos demonstrando as principais localizações ocupadas pelos doutores durante a formação acadêmica, bem como as conexões entre estas localizações. Posteriormente foram extraídos e analisados possíveis indicadores buscando justificativas pela escolha dos indivíduos migrarem para as localizações durante a capacitação, tal como, uma correlação entre os resultados encontrados e alguns indicadores extraídos de repositórios de dados em acesso aberto, como a população e cursos de graduação e pós-graduação. Sendo assim, foi possível apresentar um retrato inédito sobre como ocorre o êxodo científico brasileiro.