Programa de Pós Graduação em Automação e Sistemas - PPGAS
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Navegando Programa de Pós Graduação em Automação e Sistemas - PPGAS por Autor "Dias, Thiago Magela Rodrigues"
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Item Modelo neural fracamente supervisionado de busca de especialistas em repositório de dados científicos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-08-31) Sousa, Sérgio José de; Dias, Thiago Magela Rodrigues; Pinto, Adilson Luiz; http://lattes.cnpq.br/4767432940301118; http://lattes.cnpq.br/4687858846001290; http://lattes.cnpq.br/1639967799540564; Dias, Thiago Magela Rodrigues; Pinto, Adilson Luiz; Carvalho Segundo, Washington Luis Roberto de; Rodrigues, Thiago de SouzaCom o crescente volume de dados produzidos nos dias atuais, percebe-se cada vez mais usuários utilizando de diversos tipos de sistemas, como, por exemplo, sistemas de armazenamento de dados profissionais e acadêmicos. Dada a grande quantidade de dados armazenados, é notável a dificuldade de se encontrar candidatos com perfis apropriados a uma determinada atividade. Neste contexto, para tentar solucionar esse problema surge a recuperação ou busca de especialistas, um ramo da recuperação de informações, que consiste em, dada uma consulta, documentos são recuperados e são relacionados como unidades indiretas de informações das especialidades dos candidatos, com isso, alguma técnica é usada para agregar esses documentos gerando um escore. Possuindo um número menor de pesquisas relacionadas, a busca de especialistas na área acadêmica com modelos neurais se mostra um desafio ainda maior devido à complexidade desses modelos e à necessidade de grandes volumes de dados com julgamentos de relevância ou rótulos para seu treinamento. Diante disso, este trabalho propõe uma técnica de expansão e geração de dados fracamente supervisionados onde os julgamentos de relevância são criados com técnicas heurísticas, tornando possível utilizar modelos que exigem grandes volumes de dados. Além disso, é proposto uma técnica utilizando autoencoder profundo para selecionar documentos negativos ou julgamentos de irrelevância e por fim um modelo de ranqueamento baseado em redes recorrentes denominado Dual Embedding LSTM que foi capaz de superar todos os baselines comparados.Item Técnicas inteligentes na previsão de demanda em sistemas de compartilhamento de bicicletas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-01-30) Campos, Natália da Mata; Silva, Alisson Marques da; http://lattes.cnpq.br/3856358583630209; http://lattes.cnpq.br/8144676319993082; Dias, Thiago Magela Rodrigues; Menezes, Gustavo Campos; Ribeiro Júnior, José Geraldo; Silva, Alisson Marques daNos últimos anos, os sistemas de bicicletas compartilhadas evoluíram significativamente, desde iniciativas com bicicletas gratuitas para uso comum, passando por estações onde o aluguel era gerenciado presencialmente por atendentes, até os sistemas tecnologicamente avançados que predominam nas cidades atualmente. Apesar dessas inovações, o objetivo principal dos sistemas de compartilhamento de bicicletas permanece inalterado: facilitar que os usuários retirem uma bicicleta em um local desejado e a devolvam em outro, tornando esse meio de transporte mais prático e acessível. Com o crescimento da demanda, um problema recorrente se torna evidente: o desequilíbrio entre a procura dos usuários e a oferta de bicicletas. A indisponibilidade do serviço em determinadas estações leva os usuários a buscarem alternativas de transporte, o que pode comprometer o sucesso e a expansão desses sistemas. Por outro lado, investimentos em infraestrutura e novas bicicletas podem não ser financeiramente vantajosos se a operação não atender à demanda de forma eficiente. Além disso, a má redistribuição de bicicletas e ineficiência operacional podem aumentar as emissões de carbono, já que os usuários recorrem a meios de transporte motorizados. Esse cenário destaca a importância de desenvolver técnicas que minimizem a discrepância entre a procura e a disponibilidade de bicicletas. Nesse contexto, o presente trabalho propõe uma nova abordagem para prever a demanda de usuários por bicicletas utilizando dados históricos de deslocamentos e informações meteorológicas. Para selecionar os atributos mais relevantes, é empregada a técnica de Eliminação Recursiva de Atributos (RFE). A previsão da demanda é realizada por modelos tradicionais, como Rede Neural Artificial, Random Forest, Support Vector Machine, Árvore de Decisão e Regressão Linear, e também por modelos evolutivos, como ALMMo, eNFN, eFCE e eFLS. Os experimentos computacionais realizados permitiram comparar o desempenho das abordagens propostas. Os resultados obtidos indicam que a abordagem apresentada é uma alternativa viável eficaz para prever a demanda de bicicletas em sistemas de compartilhamento.