Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT
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Navegando Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT por Autor "Brandão, Viviane Bernadeth GandRa"
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Item Inclusão escolar e transtorno do espectro autista: práticas educativas no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-28) Reis, Jane Bernardes dos; Teodoro, Luiz Cláudio de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5534942849132160; http://lattes.cnpq.br/0126240649806244; Teodoro, Luiz Cláudio de Almeida; Brandão, Viviane Bernadeth GandRa; Giarola, Flávio RaimundoO presente trabalho tem como tema o Transtorno do Espectro Autista. O objetivo da pesquisa foi analisar como acontece a inserção dos alunos com Transtorno do Espectro Autista no CEFET-MG Campus Divinópolis. Além disso, o estudo visou se aprofundar em informações e conhecimentos sobre o tema. Inicialmente, foi feita uma pesquisa bibliográfica, na qual se realizou um estudo teórico considerando os aspectos históricos e normativos, o contexto atual da inclusão e do autismo. Sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, adotaram-se como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e documental e a coleta de dados por meio de entrevista individual com roteiro semiestruturado. Por meio das entrevistas, foram analisadas as experiências e o conhecimento dos docentes sobre o assunto. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise do conteúdo de Bardin (2020). Como resultado da pesquisa, identificou-se que os professores não possuíam formação suficiente sobre o autismo e anseiam por mais conhecimento e orientações para lidar com os autistas em sala de aula. Neste contexto, foi desenvolvido um produto educacional que é uma cartilha intitulada Autismo: Aprender para incluir, com o intuito de ampliar os conhecimentos sobre a temática e práticas educativas adequadas para lidar com os estudantes com TEA. A avaliação feita pelos participantes indicou que o material contribuiu significativamente para enriquecer seus conhecimentos sobre TEA e para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Portanto, espera-se que os resultados obtidos nessa pesquisa possam favorecer o processo de inclusão de alunos autistas na instituição investigada e fomentar novos estudos na área, para que se possa ter uma Educação Profissional e Tecnológica mais inclusiva, voltada para a diversidade e equidade.