Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT
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Item Uso de jogos educacionais digitais como ferramenta de auxílio no ensino e aprendizagem de lógica de programação na educação profissional e tecnológica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-08-25) Oliveira, Eduardo Henrique da Silva; Costa, Emerson de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9306302347633373; Costa, Emerson de Sousa; Dias, Patrícia Mascarenhas; Dias, Thiago Magela RodriguesA disciplina de lógica de programação é de suma importância para os cursos técnicos na área de informática, porém, muitos estudantes enfrentam dificuldades iniciais para compreendê-la, resultando em frustração e dificuldades em resolver problemas computacionais específicos. Com o objetivo de promover o aprendizado dos alunos e superar esses obstáculos, os docentes têm recorrido cada vez mais ao uso de jogos educacionais digitais como recursos auxiliares. Nesse contexto, o presente projeto visa pesquisar a aplicação de jogos digitais como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem em cursos técnicos de informática. A dissertação busca avaliar o impacto do uso de um jogo educacional digital, o CodeCombat, como meio de facilitar o aprendizado dos conceitos fundamentais de lógica de programação em uma oficina de estudos destinada a estudantes do 1º ano do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas na Proz Educação Profissional, unidade Divinópolis. Através da coleta de dados e técnicas de avaliação, pretende-se investigar a eficácia do emprego de jogos educacionais digitais no aprimoramento da aprendizagem dos estudantes, fornecendo assim compreensões que aprimoraram o uso dessa abordagem metodológica nas práticas educacionais futuras.Item Gestão inclusiva em educação profissional e tecnológica: uma análise do processo de gerenciamento dos núcleos de acessibilidade e apoio à inclusão no CEFET-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-26) Almeida, Wagner Ferreira de; Souza, Josimar dos Reis de ; http://lattes.cnpq.br/9559716097881234; http://lattes.cnpq.br/7367264603832999; Souza, Josimar dos Reis de ; Lima, Claudio Pereira; Costa, Célia Souza daNo âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFETMG), o Núcleo de Acessibilidade e Apoio à Inclusão (NAAPI) tem como finalidade promover as condições fundamentais para o acesso, permanência, participação, desenvolvimento da aprendizagem, eliminação de barreiras e a inclusão plena de estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas. Nesse sentido, analisar esses núcleos à luz da Teoria Geral da Administração (TGA) contribui para que seus objetivos organizacionais sejam alcançados de maneira mais eficaz. Com base no contexto apresentado, este estudo teve como objetivo principal analisar o processo de implantação e gerenciamento das ações executadas pelos Núcleos de Acessibilidade (NA) nas Escolas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), com foco no NAAPI do CEFET-MG, considerando todos os seus campi. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados aplicados a coordenadores e servidores que compõem as comissões do NAAPI. A análise dos dados revelou desafios significativos enfrentados pelo núcleo, incluindo a falta de infraestrutura adequada, insuficiência de recursos humanos e ausência de métricas claras de avaliação. Os participantes também destacaram dificuldades na formação continuada dos servidores e na articulação com gestores e professores para promover uma cultura institucional inclusiva. Por outro lado, ações como a implementação de atendimentos individualizados e adaptações curriculares foram identificadas como avanços importantes no processo de inclusão. Essas descobertas evidenciaram a necessidade de uma gestão mais estruturada e de maior apoio institucional para potencializar o impacto das ações do núcleo. Como principal contribuição, este estudo apresenta uma cartilha destinada aos gestores e membros do NAAPI, oferecendo recomendações práticas para melhorar o gerenciamento das ações de acessibilidade e inclusão no CEFET-MG, fortalecendo o papel do núcleo como agente estratégico na promoção da equidade educacional.