Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT
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Navegando Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT por Autor "Costa, Maria Adélia da"
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Item O papel da coordenação pedagógica na educação profissional e tecnológica: desafios e possibilidades para uma formação humana integral(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-03) Vilela, Wilson Afonso; Silva, Sabina Maura; http://lattes.cnpq.br/3871655013250129; http://lattes.cnpq.br/5838909535626092; Silva, Sabina Maura; Costa, Maria Adélia da; Alves, Antônio José LopesO presente trabalho tem como objeto de estudo a coordenação pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio – EPTNM na forma integrada. O problema de investigação que orienta a pesquisa sintetiza-se na seguinte questão: qual é o papel a ser desempenhado pela coordenação pedagógica no processo de integração curricular? A finalidade deste estudo é subsidiar a prática dos pedagogos/técnicos administrativos em educação - TAE que atuam na Educação Profissional e Tecnológica, oferecendo-lhes material de apoio que propicie a articulação do trabalho da equipe, visando a efetivação do currículo integrado. O campo empírico da pesquisa foi o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. A fundamentação teórica baseou-se na discussão feita por autores da área acerca dos aspectos históricos e legais da supervisão escolar, na atuação do coordenador pedagógico no contexto escolar, com foco na importância desse profissional para o trabalho escolar, no currículo integrado. O percurso metodológico constitui-se de uma revisão bibliográfica e análise documental, de abordagem qualitativa e descritiva, bem como de uma pesquisa de campo, realizada a partir da aplicação de questionários e entrevistas no contexto do CEFET-MG, com vistas a identificar os desafios e possibilidades do trabalho dos pedagogos/TAEs para a integração curricular, resultando, assim, na construção do produto educacional em formato de cartilha, intitulada Gestão Pedagógica Integrada na EPT. Os resultados nos mostram que o trabalho desenvolvido pelo pedagogo/TAE é considerado relevante pelos sujeitos da pesquisa e que a formação continuada dos profissionais é um dos principais caminhos possíveis para a promoção da integração curricular. Os resultados ainda nos apontam recursos pedagógicos que podem oferecer a integração curricular na EPTNM do CEFET-MG, com destaque para a formação continuada em serviço. Para isso, elaboramos a Cartilha Gestão Pedagógica Integrada na EPTNM, produto educacional da pesquisa, construído em formato textual, o qual traz orientações essenciais para legitimação do trabalho do pedagogo/TAE no CEFET – MG, tendo em vista à integração curricular.