Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT
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Navegando Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT por Autor "Dias, Patrícia Mascarenhas"
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Item Critérios essenciais para depósito dos trabalhos de conclusão de curso em repositório institucional(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-25) Sousa, Crislene Silva de; Dias, Thiago Magela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4687858846001290; http://lattes.cnpq.br/5776644154825082; Dias, Thiago Magela Rodrigues; Costa, Emerson de Sousa; Dias, Patrícia MascarenhasAs instituições de ensino são locais de pesquisa e destas emergem produções acadêmicas e novos conhecimentos despertados neste campo. Nesse contexto, existem ferramentas tecnológicas a serviço da educação, às quais podemos fazer uso para garantia da qualidade do ensino. Assim, os repositórios institucionais destacam-se por serem sistemas capazes de propulsionar as produções acadêmicas, contribuir com a democratização da informação e ampliar a visibilidade e divulgação das produções acadêmicas, técnicas e científicas. Sabemos que a qualidade na elaboração dos trabalhos para depósito em repositórios institucionais é uma preocupação que vai além de bancas de conclusão de curso. Atualmente se exige cada vez mais o depósito e uso de ferramentas de disseminação das produções, até mesmo para servir à comunidade, publicando assim de forma transparente as produções que são geradas principalmente em instituições públicas de ensino. Nesse aspecto, o presente trabalho fruto do Programa de Mestrado do ProfEPT, objetivou investigar as regras recomendadas nos cursos técnicos da Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal, e assim delinear critérios/requisitos básicos de elaboração de trabalhos de conclusão de curso para disponibilização no repositório institucional da UFV, critérios esses que influem na excelência de um repositório institucional. Foram utilizadas a metodologia de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, a técnica de observação participante e aplicação de questionário estruturado. Todo material foi averiguado em suas características enquanto fatores que acrescentam qualidade aos repositórios. Agrupamos então tais informações, criamos o produto educacional que nomeamos de Guia: critérios essenciais para depósito dos trabalhos de conclusão de curso técnicos e profissionalizantes no repositório institucional, requisitos únicos para nortear todos os trabalhos dos cursos técnicos. Este foi o principal objeto deste estudo, valorizando as produções acadêmicas da educação profissional e tecnológica.Item Estágio supervisionado no Cefet-MG Campus Divinópolis: percepções, demandas e apontamentos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-05-15) Moreira, Hélder Antônio; Dias, Thiago Magela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4687858846001290; http://lattes.cnpq.br/0724016285842016; Dias, Thiago Magela Rodrigues; Dias, Patrícia Mascarenhas; Costa, Emerson de SousaO estágio supervisionado é um dos componentes curriculares obrigatórios nos cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do CEFET-MG. A lei de estágio em vigor (Lei nº 11.6788/2008) define que estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo dos educandos e proporciona aos estudantes uma formação prática a partir do contato deles com as empresas. Além disso, a lei traz ainda outras formas de cumprimento do estágio, inclusive, podendo ser cumprido na própria instituição de ensino. Esta dissertação intitula-se Estágio Supervisionado no CEFET-MG Campus Divinópolis: percepções, demandas e apontamentos. Logo, este estudo realizou uma análise do panorama atual do estágio supervisionado dos cursos técnicos da citada unidade da instituição. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental sobre estágio supervisionado na Educação Profissional e Tecnológica. Foi realizado um estudo de caso, sendo o Campus Divinópolis do CEFET-MG o lócus de pesquisa. Foi identificado o quantitativo de estudantes dos cursos técnicos da unidade que poderiam realizar o estágio supervisionado obrigatório, bem como aqueles que já o concluíram; e, com base nos dados dos últimos 5 seminários de conclusão destes cursos técnicos (2019 a 2023), identificou-se o quantitativo de concluintes que realizaram estágio em empresas, os que fizeram aproveitamento de emprego formal substituindo o estágio, e ainda os estudantes que concluíram seu curso, por meio de outras formas internas previstas na instituição, identificando quais são elas. Após a finalização da análise, foi proposto um produto educacional que levou em consideração os apontamentos e percepções dos alunos concluintes e que responderam ao questionário do seminário de conclusão, o qual foi compilado em uma cartilha contendo as boas práticas no estágio supervisionado.Item Uso de jogos educacionais digitais como ferramenta de auxílio no ensino e aprendizagem de lógica de programação na educação profissional e tecnológica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-08-25) Oliveira, Eduardo Henrique da Silva; Costa, Emerson de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9306302347633373; Costa, Emerson de Sousa; Dias, Patrícia Mascarenhas; Dias, Thiago Magela RodriguesA disciplina de lógica de programação é de suma importância para os cursos técnicos na área de informática, porém, muitos estudantes enfrentam dificuldades iniciais para compreendê-la, resultando em frustração e dificuldades em resolver problemas computacionais específicos. Com o objetivo de promover o aprendizado dos alunos e superar esses obstáculos, os docentes têm recorrido cada vez mais ao uso de jogos educacionais digitais como recursos auxiliares. Nesse contexto, o presente projeto visa pesquisar a aplicação de jogos digitais como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem em cursos técnicos de informática. A dissertação busca avaliar o impacto do uso de um jogo educacional digital, o CodeCombat, como meio de facilitar o aprendizado dos conceitos fundamentais de lógica de programação em uma oficina de estudos destinada a estudantes do 1º ano do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas na Proz Educação Profissional, unidade Divinópolis. Através da coleta de dados e técnicas de avaliação, pretende-se investigar a eficácia do emprego de jogos educacionais digitais no aprimoramento da aprendizagem dos estudantes, fornecendo assim compreensões que aprimoraram o uso dessa abordagem metodológica nas práticas educacionais futuras.