Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT
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Navegando Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT por Autor "Dias, Thiago Magela Rodrigues"
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Item Critérios essenciais para depósito dos trabalhos de conclusão de curso em repositório institucional(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-25) Sousa, Crislene Silva de; Dias, Thiago Magela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4687858846001290; http://lattes.cnpq.br/5776644154825082; Dias, Thiago Magela Rodrigues; Costa, Emerson de Sousa; Dias, Patrícia MascarenhasAs instituições de ensino são locais de pesquisa e destas emergem produções acadêmicas e novos conhecimentos despertados neste campo. Nesse contexto, existem ferramentas tecnológicas a serviço da educação, às quais podemos fazer uso para garantia da qualidade do ensino. Assim, os repositórios institucionais destacam-se por serem sistemas capazes de propulsionar as produções acadêmicas, contribuir com a democratização da informação e ampliar a visibilidade e divulgação das produções acadêmicas, técnicas e científicas. Sabemos que a qualidade na elaboração dos trabalhos para depósito em repositórios institucionais é uma preocupação que vai além de bancas de conclusão de curso. Atualmente se exige cada vez mais o depósito e uso de ferramentas de disseminação das produções, até mesmo para servir à comunidade, publicando assim de forma transparente as produções que são geradas principalmente em instituições públicas de ensino. Nesse aspecto, o presente trabalho fruto do Programa de Mestrado do ProfEPT, objetivou investigar as regras recomendadas nos cursos técnicos da Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal, e assim delinear critérios/requisitos básicos de elaboração de trabalhos de conclusão de curso para disponibilização no repositório institucional da UFV, critérios esses que influem na excelência de um repositório institucional. Foram utilizadas a metodologia de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, a técnica de observação participante e aplicação de questionário estruturado. Todo material foi averiguado em suas características enquanto fatores que acrescentam qualidade aos repositórios. Agrupamos então tais informações, criamos o produto educacional que nomeamos de Guia: critérios essenciais para depósito dos trabalhos de conclusão de curso técnicos e profissionalizantes no repositório institucional, requisitos únicos para nortear todos os trabalhos dos cursos técnicos. Este foi o principal objeto deste estudo, valorizando as produções acadêmicas da educação profissional e tecnológica.Item Estágio supervisionado no Cefet-MG Campus Divinópolis: percepções, demandas e apontamentos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-05-15) Moreira, Hélder Antônio; Dias, Thiago Magela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4687858846001290; http://lattes.cnpq.br/0724016285842016; Dias, Thiago Magela Rodrigues; Dias, Patrícia Mascarenhas; Costa, Emerson de SousaO estágio supervisionado é um dos componentes curriculares obrigatórios nos cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do CEFET-MG. A lei de estágio em vigor (Lei nº 11.6788/2008) define que estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo dos educandos e proporciona aos estudantes uma formação prática a partir do contato deles com as empresas. Além disso, a lei traz ainda outras formas de cumprimento do estágio, inclusive, podendo ser cumprido na própria instituição de ensino. Esta dissertação intitula-se Estágio Supervisionado no CEFET-MG Campus Divinópolis: percepções, demandas e apontamentos. Logo, este estudo realizou uma análise do panorama atual do estágio supervisionado dos cursos técnicos da citada unidade da instituição. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental sobre estágio supervisionado na Educação Profissional e Tecnológica. Foi realizado um estudo de caso, sendo o Campus Divinópolis do CEFET-MG o lócus de pesquisa. Foi identificado o quantitativo de estudantes dos cursos técnicos da unidade que poderiam realizar o estágio supervisionado obrigatório, bem como aqueles que já o concluíram; e, com base nos dados dos últimos 5 seminários de conclusão destes cursos técnicos (2019 a 2023), identificou-se o quantitativo de concluintes que realizaram estágio em empresas, os que fizeram aproveitamento de emprego formal substituindo o estágio, e ainda os estudantes que concluíram seu curso, por meio de outras formas internas previstas na instituição, identificando quais são elas. Após a finalização da análise, foi proposto um produto educacional que levou em consideração os apontamentos e percepções dos alunos concluintes e que responderam ao questionário do seminário de conclusão, o qual foi compilado em uma cartilha contendo as boas práticas no estágio supervisionado.Item O lugar da normalização dos trabalhos acadêmicos na formação de estudantes da educação profissional técnica de nível médio(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-13) Cardoso, Maria de Lourdes; Santos, Rodrigo Alves dos; http://lattes.cnpq.br/1621484388800232; Santos, Rodrigo Alves dos; Dias, Thiago Magela Rodrigues; Duarte, Ronaldo AlvesA presente pesquisa tem como tema a normalização dos trabalhos acadêmicos e seu conhecimento por alunos dos cursos técnicos de nível médio. O objetivo geral do estudo foi identificar o nível de conhecimento e/ou de domínio de aplicabilidade que concluintes dos cursos técnicos nível médio na modalidade integrada tinham sobre as Normas Brasileiras (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para elaboração de trabalhos acadêmicos, para, com os dados coletados, desenvolver um jogo que pudesse ser utilizado como ferramenta educacional no processo de aprendizagem dessas normas. Nestes termos, o trabalho adotou uma abordagem qualitativa e se valeu de um estudo de caso que recorreu, inicialmente, a uma pesquisa bibliográfica e documental para, posteriormente, realizar uma pesquisa de campo que utilizou como instrumento um questionário online para a obtenção dos dados. As informações retornadas apontaram temas que foram abordados na análise dos dados e considerados na construção do produto educacional proposto. Todo esse processo permitiu constatar que os estudantes dos cursos técnicos de nível médio possuem um nível de conhecimento considerado mediano sobre as NBR da ABNT de informação e documentação. A percepção dos estudantes sobre o uso e aplicação das normas apontou para uma preocupação com o emprego correto e com a aplicabilidade das NBR nos trabalhos acadêmicos produzidos durante o curso. A maioria indicou a importância do uso das NBR para a apresentação dos trabalhos acadêmicos, bem como para garantia dos direitos autorais e para evitar o plágio na elaboração das citações e referências, e ainda para a padronização dos trabalhos acadêmicos e para a divulgação nos meios de divulgação. A partir da aplicação e avaliação do Produto Educacional elaborado com os dados da investigação realizada, pode ser observado que os sujeitos da pesquisa demandam por recursos e estratégias pedagógicas de concretização de novas aprendizagens significativas sobre as NBR da ABNT na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) por meio de um ensino-aprendizagem dinâmico, interativo e aplicado sobre o tema aqui proposto.Item Uso de jogos educacionais digitais como ferramenta de auxílio no ensino e aprendizagem de lógica de programação na educação profissional e tecnológica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-08-25) Oliveira, Eduardo Henrique da Silva; Costa, Emerson de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9306302347633373; Costa, Emerson de Sousa; Dias, Patrícia Mascarenhas; Dias, Thiago Magela RodriguesA disciplina de lógica de programação é de suma importância para os cursos técnicos na área de informática, porém, muitos estudantes enfrentam dificuldades iniciais para compreendê-la, resultando em frustração e dificuldades em resolver problemas computacionais específicos. Com o objetivo de promover o aprendizado dos alunos e superar esses obstáculos, os docentes têm recorrido cada vez mais ao uso de jogos educacionais digitais como recursos auxiliares. Nesse contexto, o presente projeto visa pesquisar a aplicação de jogos digitais como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem em cursos técnicos de informática. A dissertação busca avaliar o impacto do uso de um jogo educacional digital, o CodeCombat, como meio de facilitar o aprendizado dos conceitos fundamentais de lógica de programação em uma oficina de estudos destinada a estudantes do 1º ano do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas na Proz Educação Profissional, unidade Divinópolis. Através da coleta de dados e técnicas de avaliação, pretende-se investigar a eficácia do emprego de jogos educacionais digitais no aprimoramento da aprendizagem dos estudantes, fornecendo assim compreensões que aprimoraram o uso dessa abordagem metodológica nas práticas educacionais futuras.