Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT
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Navegando Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT por Autor "Duarte, Matusalém de Brito"
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Item A inclusão na educação profissional e tecnológica: avaliação do conhecimento dos docentes da Cedaf sobre as políticas e as práticas inclusivas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-09-16) Gonçalves, Vânia Maria Duarte; Duarte, Matusalém de Brito; http://lattes.cnpq.br/1470945463113756; http://lattes.cnpq.br/0698648079084539; Duarte, Matusalém de Brito; Matias, Vandeir Robson da Silva; Cadete, Matilde Meire MirandaO objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento dos docentes da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal sobre as políticas e as práticas de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais, visando ao aprimoramento institucional sob a perspectiva da educação inclusiva como política pública e direito. Para alcançar esse objetivo, realizou-se um estudo teórico sobre os aspectos históricos, normativos e o contexto da inclusão na atualidade, em seguida analisou-se o processo de inclusão na referida instituição, por meio da investigação sobre os conhecimentos e as experiências vividas pelos docentes no âmbito da educação profissional e tecnológica. Para tanto, baseou-se, quanto à abordagem, em pesquisa qualitativa, tendo como procedimentos de coleta de dados, revisão bibliográfica, aplicação de questionários e entrevista individual semiestruturada, e, no que se refere à análise dos dados, fez uso da técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados da pesquisa, identificou-se que os docentes participantes não possuem formação sobre a temática inclusão e anseiam por informações e orientações sobre como agir ao receber estudantes com necessidades educacionais especiais em suas turmas. Após o estudo dos resultados elaborou-se como produto educacional uma cartilha, que foi enviada aos docentes em formato digital, contendo informações relevantes e essenciais sobre inclusão. De acordo com a avaliação dos participantes dessa fase, a cartilha contribuiu para ampliar os conhecimentos deles sobre a educação inclusiva, assim como para o aprimoramento de suas práticas de atendimento aos estudantes com necessidades educacionais especiais. Portanto, espera-se que os resultados obtidos neste trabalho além de favorecer o processo de inclusão na instituição pesquisada, contribuam para novos estudos desenvolvidos na área, elucidando outras questões que envolvam a inclusão na educação profissional e tecnológica.Item Conhecimentos de servidores do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Formiga sobre o transtorno do espectro do autismo(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-26) Veloso, Arlem Douglas; Duarte, Matusalém de Brito; http://lattes.cnpq.br/1470945463113756; http://lattes.cnpq.br/1138602194456558; Duarte, Matusalém de Brito; Matias, Vandeir Robson da Silva; Passos, Alexandra do NascimentoO presente estudo concentra-se no conhecimento dos servidores sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em uma instituição de educação profissional e tecnológica (EPT). A pesquisa foi impulsionada pela importância de se promover a inclusão efetiva de alunos com TEA na EPT. O objetivo principal foi avaliar o conhecimento de técnicos administrativos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga - sobre a inclusão desses alunos, visando à criação de um produto para aprimorar o trabalho. Isso envolve objetivos específicos, como entender a inclusão escolar e sua aplicação na EPT, além de explorar a legislação e diretrizes relacionadas ao TEA e à inclusão na instituição. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo de Bardin, incluindo entrevistas semiestruturadas com os servidores do Campus Formiga para avaliar seu conhecimento sobre o autismo. A análise revelou conhecimento limitado sobre o TEA, indicando a necessidade de mais divulgação. Recomendam-se cursos, palestras e seminários para capacitar os servidores no entendimento do autismo e de como lidar com os alunos com TEA de forma adequada. Os resultados destacaram a importância da inclusão escolar no Campus Formiga, demonstrando compromisso com a diversidade e igualdade. No entanto, um dos principais desafios identificados foi a falta de um profissional especializado para trabalhar em sala de aula com os alunos com TEA. O suporte especializado foi essencial para promover o pleno desenvolvimento dos alunos com TEA em um ambiente educacional inclusivo. Em resumo, o estudo destaca a importância de se aprimorar o conhecimento dos servidores sobre o TEA e a inclusão, bem como investir em recursos e profissionais especializados para garantir a inclusão efetiva desses alunos na EPT. Como sugestão de produto educacional, propomos um curso de aperfeiçoamento sobre autismo na EPT, com módulos oferecendo contribuições para melhorar a demanda que surgiram nos resultados da análise das entrevistas. O conhecimento adquirido no curso refletirá comprometimento real com ambientes educacionais mais inclusivos e sustentáveis, impulsionando um impacto positivo duradouro.Item Contribuições freirianas para a curricularização da extensão como comunicação no Cefet-mg(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-19) Rodrigues, Andréa Cristina de Carvalho; Duarte, Matusalém de Brito; http://lattes.cnpq.br/1470945463113756; http://lattes.cnpq.br/0827626579341963; Duarte, Matusalém de Brito; Matias, Vandeir Robson da Silva; Passos, Alexandra do NascimentoA extensão traz, na sua essência, uma preocupação em manter um vínculo com a sociedade. No momento em que a política pública propõe a obrigatoriedade de inserir 10% das ações extensionistas nos currículos dos cursos de graduação das instituições superiores, emergem espaços para debater acerca das concepções das práticas extensionistas até então vigentes – estariam elas a serviço de um assistencialismo, de um mercantilismo, ou alinhadas às demandas da sociedade? Paulo Freire propôs refletir sobre tais ações, cunhando o termo comunicação como sendo troca de saberes entre os sujeitos, ao ecoar para fora dos muros escolares o que lá se faz, assim como ao trazer para dentro os outros saberes populares. O objetivo desta pesquisa é, por meio de investigação, avaliar o conhecimento e o engajamento dos docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, que atuam na Educação Profissional Tecnológica (EPT), sobre a extensão, a partir de sua concepção como comunicação e da proposta de educação popular freiriana. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, usando como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada em profundidade. A análise delas foi feita com base nas premissas da Análise de Conteúdo por temáticas, definidas depois de realizadas as entrevistas com cinco coordenadores e dez professores dos cursos de graduação do campus I do CEFET-MG. Os resultados mostram que os coordenadores e docentes compreendem a extensão como sendo um dos tripés da educação, que leva para a sociedade o conhecimento do que é produzido na academia, porém, parcela dos entrevistados percebe a extensão como assistencialista e voltada para o mercado. Alguns docentes se manifestaram alinhados à proposta freiriana, acerca da troca de saberes entre sociedade e academia, como forma de estabelecer diálogo entre elas. Esta pesquisa pretendeu contribuir para o debate sobre o tema da curricularização da extensão, no âmbito do CEFET-MG, e, assim foi apresentado um almanaque, como produto educacional, cujo intuito é inspirar os sujeitos diversos na produção de projetos pertinentes à concepção freiriana. Como conclusão, sugere-se ações extensionistas críticas, pautadas na comunicação, no diálogo e na troca de saberes entre academia e comunidade.