Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional
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Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional por Autor "Giarola, Flávio Raimundo"
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Item Consolidação das políticas de ação afirmativa para a população negra: um estudo junto a técnicos administrativos de uma escola da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-07-15) Silva, Marciana Liberata da; Santos, Rodrigo Alves dos; Giarola, Flávio Raimundo; http://lattes.cnpq.br/9650497831359209; http://lattes.cnpq.br/1621484388800232; http://lattes.cnpq.br/3503091418359340; Santos, Rodrigo Alves dos; Giarola, Flávio Raimundo; Matias, Vandeir Robson da SilvaA presente pesquisa tem como tema a legislação que regula os novos parâmetros escolares de inserção e valorização das relações étnico-raciais e ação afirmativa na educação regular brasileira. O objetivo geral do estudo foi avaliar o nível de conhecimento que técnicos administrativos de diferentes setores de uma escola da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possuíam da legislação que regula os novos parâmetros escolares das relações étnico-raciais e ação afirmativa voltados para as pessoas negras na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), para, com os dados coletados, implementar um curso de formação continuada de curta duração voltado para esse público-alvo, relacionado à temática em questão. As justificativas para a realização do estudo foram de três naturezas: pessoal, social e acadêmica. Nestes termos, o trabalho adotou uma abordagem qualitativa e se valeu de um estudo de caso que recorreu, inicialmente, a uma pesquisa bibliográfica e documental para, posteriormente, realizar uma pesquisa de campo que utilizou como instrumento um questionário online para a obtenção dos dados. Com a aplicação do instrumento de coleta de dados, as informações retornadas apontaram para temas que foram abordados no minicurso – produto educacional desta pesquisa – que, uma vez executado, também foi objeto de avaliação e reflexão na dissertação que resultou de todo o processo acima descrito. Todo esse processo permitiu constatar que muitos dos técnicos administrativos em educação da Instituição pesquisada sentem dificuldade na compreensão de certos conceitos, concepções e protocolos de intervenção relativos aos parâmetros escolares vigentes das relações étnico-raciais e ações afirmativas voltados para as pessoas negras no contexto investigado. Nestes termos, a partir da aplicação e avaliação do Produto Educacional elaborado a partir da investigação realizada, pode ser observado que os sujeitos de pesquisa reconhecem haver demanda de extensão/ampliação do trabalho de formação em serviço sobre a temática, indicando a necessidade de replicar o nosso produto educacional em outros contextos, bem como ampliar o escopo da investigação em novos estudos. Resulta, ainda, de todo o percurso acima descrito, a constatação de que as instituições de EPT, por terem um amplo quadro multidisciplinar de técnicos administrativos em pleno exercício, têm negligenciado esses profissionais como agentes educacionais potentes para a consolidação da inserção e valorização da pessoa negra no ambiente escolar e para a construção de um ambiente democrático sólido no âmbito da EPT.Item Inclusão escolar e transtorno do espectro autista: práticas educativas no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-28) Reis, Jane Bernardes dos; Teodoro, Luiz Cláudio de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5534942849132160; http://lattes.cnpq.br/0126240649806244; Teodoro, Luiz Cláudio de Almeida; Brandão, Viviane Bernadeth GandRa; Giarola, Flávio RaimundoO presente trabalho tem como tema o Transtorno do Espectro Autista. O objetivo da pesquisa foi analisar como acontece a inserção dos alunos com Transtorno do Espectro Autista no CEFET-MG Campus Divinópolis. Além disso, o estudo visou se aprofundar em informações e conhecimentos sobre o tema. Inicialmente, foi feita uma pesquisa bibliográfica, na qual se realizou um estudo teórico considerando os aspectos históricos e normativos, o contexto atual da inclusão e do autismo. Sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, adotaram-se como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e documental e a coleta de dados por meio de entrevista individual com roteiro semiestruturado. Por meio das entrevistas, foram analisadas as experiências e o conhecimento dos docentes sobre o assunto. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise do conteúdo de Bardin (2020). Como resultado da pesquisa, identificou-se que os professores não possuíam formação suficiente sobre o autismo e anseiam por mais conhecimento e orientações para lidar com os autistas em sala de aula. Neste contexto, foi desenvolvido um produto educacional que é uma cartilha intitulada Autismo: Aprender para incluir, com o intuito de ampliar os conhecimentos sobre a temática e práticas educativas adequadas para lidar com os estudantes com TEA. A avaliação feita pelos participantes indicou que o material contribuiu significativamente para enriquecer seus conhecimentos sobre TEA e para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Portanto, espera-se que os resultados obtidos nessa pesquisa possam favorecer o processo de inclusão de alunos autistas na instituição investigada e fomentar novos estudos na área, para que se possa ter uma Educação Profissional e Tecnológica mais inclusiva, voltada para a diversidade e equidade.Item Tarquínio de Souza Filho e a educação profissional durante o Brasil império(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-05-16) Corrêa, Érika Aparecida; Giarola, Flávio Raimundo; http://lattes.cnpq.br/9650497831359209; http://lattes.cnpq.br/9066021163176615; Giarola, Flávio Raimundo; Santos, Raphael Freitas; Silva, Kellen CristinaEste trabalho trata-se de uma pesquisa histórica que investigou as considerações a respeito da educação profissional descritas por Tarquínio de Souza Filho em seu livro “O Ensino Technico no Brazil”, publicado em 1887. O estudo inicial ocorreu pelo período imperial, época em que o autor viveu e escreveu sua obra, objetivando contextualizar o trabalho do mesmo, compreendendo o pensamento de Tarquínio S.F. sobre o ensino profissional. O tema foi “Tarquínio de Souza Filho e a Educação Profissional durante o Brasil Império”. Foi criado como produto, uma série de podcasts, para divulgação da História da Educação Profissional no país. O trabalho foi desenvolvido no Macroprojeto “História e memórias no contexto da Educação Profissional e Tecnológica”, inserido na linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT. Nosso interesse em pesquisar o autor e sua obra se deu pelo fato de Tarquínio S.F. ter feito uma ampla discussão a respeito da educação profissional durante o Brasil Império, em seu livro “O Ensino Technico no Brazil”. Ressalta-se que encontramos pouca menção ou citação a respeito do autor, ou de sua importância na tratativa do assunto no Brasil. Assim, esta pesquisa se justificou pelos poucos trabalhos publicados a respeito do autor e pela necessidade de divulgação da história da EPTNM (Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio) para a comunidade desta modalidade de ensino. Nosso objetivo foi divulgar através do manuscrito “O Ensino Technico no Brasil” escrito em 1887 no Brasil por Tarquínio de Souza Filho, o modelo de Educação Profissional defendido pelo autor à época.