Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional
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Item O papel da coordenação pedagógica na educação profissional e tecnológica: desafios e possibilidades para uma formação humana integral(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-03) Vilela, Wilson Afonso; Silva, Sabina Maura; http://lattes.cnpq.br/3871655013250129; http://lattes.cnpq.br/5838909535626092; Silva, Sabina Maura; Costa, Maria Adélia da; Alves, Antônio José LopesO presente trabalho tem como objeto de estudo a coordenação pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio – EPTNM na forma integrada. O problema de investigação que orienta a pesquisa sintetiza-se na seguinte questão: qual é o papel a ser desempenhado pela coordenação pedagógica no processo de integração curricular? A finalidade deste estudo é subsidiar a prática dos pedagogos/técnicos administrativos em educação - TAE que atuam na Educação Profissional e Tecnológica, oferecendo-lhes material de apoio que propicie a articulação do trabalho da equipe, visando a efetivação do currículo integrado. O campo empírico da pesquisa foi o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. A fundamentação teórica baseou-se na discussão feita por autores da área acerca dos aspectos históricos e legais da supervisão escolar, na atuação do coordenador pedagógico no contexto escolar, com foco na importância desse profissional para o trabalho escolar, no currículo integrado. O percurso metodológico constitui-se de uma revisão bibliográfica e análise documental, de abordagem qualitativa e descritiva, bem como de uma pesquisa de campo, realizada a partir da aplicação de questionários e entrevistas no contexto do CEFET-MG, com vistas a identificar os desafios e possibilidades do trabalho dos pedagogos/TAEs para a integração curricular, resultando, assim, na construção do produto educacional em formato de cartilha, intitulada Gestão Pedagógica Integrada na EPT. Os resultados nos mostram que o trabalho desenvolvido pelo pedagogo/TAE é considerado relevante pelos sujeitos da pesquisa e que a formação continuada dos profissionais é um dos principais caminhos possíveis para a promoção da integração curricular. Os resultados ainda nos apontam recursos pedagógicos que podem oferecer a integração curricular na EPTNM do CEFET-MG, com destaque para a formação continuada em serviço. Para isso, elaboramos a Cartilha Gestão Pedagógica Integrada na EPTNM, produto educacional da pesquisa, construído em formato textual, o qual traz orientações essenciais para legitimação do trabalho do pedagogo/TAE no CEFET – MG, tendo em vista à integração curricular.Item Estudo de viabilidade para implementação de curso preparatório na modalidade EAD para os processos seletivos da educação técnica de nível médio na forma integrada, em instituições de educação profissional e tecnológica de belo horizonte(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-07-12) Silva, Henry Barros da; Santos, Raphael Freitas; http://lattes.cnpq.br/6686089989154375; http://lattes.cnpq.br/3221165429154740; Santos, Raphael Freitas; Oliveira, Pablo Menezes e; Chagas, Raquel de Castro SalomãoA referida pesquisa analisou o desempenho de alunos de um curso preparatório para acesso às Instituições Federais de Ensino da cidade de Belo Horizonte, verificando índices de aprovação/reprovação; a historicidade desse curso preparatório; a realização de um estudo de viabilidade para implantação de um curso preparatório na modalidade educação a distância (EaD). Como eixo norteador dessa proposta, trabalhamos com a concepção de fortalecimento do papel da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no desenvolvimento nacional e nas políticas de inclusão social, uma vez que o fortalecimento do caráter público da EPT necessita de articulação com políticas de desenvolvimento nacional e regional. As pesquisas e diagnósticos são cruciais para apontar demandas sociais que darão início à adoção de políticas públicas efetivas. O princípio educativo e de formação humana torna-se base desse trabalho, que tem como objetivo geral apresentar um estudo de viabilidade para implementação de um curso preparatório na modalidade EaD para os processos seletivos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma integrada, em instituições de Educação Profissional e Tecnológica, para os alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Belo Horizonte. Para a coleta de dados neste trabalho, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de questionário direcionado a alguns setores da instituição, que, após reunidos, foram analisados, dando base à pesquisa. Como os resultados das análises, foi possível construir um produto educacional direcionado ao processo de ensino e aprendizagem, capaz de auxiliar o acesso às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), de modo a enfatizar a democratização da oferta da EPT e a adoção de políticas diferenciadas garantindo o acesso à educação.Item Consolidação das políticas de ação afirmativa para a população negra: um estudo junto a técnicos administrativos de uma escola da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-07-15) Silva, Marciana Liberata da; Santos, Rodrigo Alves dos; Giarola, Flávio Raimundo; http://lattes.cnpq.br/9650497831359209; http://lattes.cnpq.br/1621484388800232; http://lattes.cnpq.br/3503091418359340; Santos, Rodrigo Alves dos; Giarola, Flávio Raimundo; Matias, Vandeir Robson da SilvaA presente pesquisa tem como tema a legislação que regula os novos parâmetros escolares de inserção e valorização das relações étnico-raciais e ação afirmativa na educação regular brasileira. O objetivo geral do estudo foi avaliar o nível de conhecimento que técnicos administrativos de diferentes setores de uma escola da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possuíam da legislação que regula os novos parâmetros escolares das relações étnico-raciais e ação afirmativa voltados para as pessoas negras na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), para, com os dados coletados, implementar um curso de formação continuada de curta duração voltado para esse público-alvo, relacionado à temática em questão. As justificativas para a realização do estudo foram de três naturezas: pessoal, social e acadêmica. Nestes termos, o trabalho adotou uma abordagem qualitativa e se valeu de um estudo de caso que recorreu, inicialmente, a uma pesquisa bibliográfica e documental para, posteriormente, realizar uma pesquisa de campo que utilizou como instrumento um questionário online para a obtenção dos dados. Com a aplicação do instrumento de coleta de dados, as informações retornadas apontaram para temas que foram abordados no minicurso – produto educacional desta pesquisa – que, uma vez executado, também foi objeto de avaliação e reflexão na dissertação que resultou de todo o processo acima descrito. Todo esse processo permitiu constatar que muitos dos técnicos administrativos em educação da Instituição pesquisada sentem dificuldade na compreensão de certos conceitos, concepções e protocolos de intervenção relativos aos parâmetros escolares vigentes das relações étnico-raciais e ações afirmativas voltados para as pessoas negras no contexto investigado. Nestes termos, a partir da aplicação e avaliação do Produto Educacional elaborado a partir da investigação realizada, pode ser observado que os sujeitos de pesquisa reconhecem haver demanda de extensão/ampliação do trabalho de formação em serviço sobre a temática, indicando a necessidade de replicar o nosso produto educacional em outros contextos, bem como ampliar o escopo da investigação em novos estudos. Resulta, ainda, de todo o percurso acima descrito, a constatação de que as instituições de EPT, por terem um amplo quadro multidisciplinar de técnicos administrativos em pleno exercício, têm negligenciado esses profissionais como agentes educacionais potentes para a consolidação da inserção e valorização da pessoa negra no ambiente escolar e para a construção de um ambiente democrático sólido no âmbito da EPT.Item A inclusão na educação profissional e tecnológica: avaliação do conhecimento dos docentes da Cedaf sobre as políticas e as práticas inclusivas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-09-16) Gonçalves, Vânia Maria Duarte; Duarte, Matusalém de Brito; http://lattes.cnpq.br/1470945463113756; http://lattes.cnpq.br/0698648079084539; Duarte, Matusalém de Brito; Matias, Vandeir Robson da Silva; Cadete, Matilde Meire MirandaO objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento dos docentes da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal sobre as políticas e as práticas de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais, visando ao aprimoramento institucional sob a perspectiva da educação inclusiva como política pública e direito. Para alcançar esse objetivo, realizou-se um estudo teórico sobre os aspectos históricos, normativos e o contexto da inclusão na atualidade, em seguida analisou-se o processo de inclusão na referida instituição, por meio da investigação sobre os conhecimentos e as experiências vividas pelos docentes no âmbito da educação profissional e tecnológica. Para tanto, baseou-se, quanto à abordagem, em pesquisa qualitativa, tendo como procedimentos de coleta de dados, revisão bibliográfica, aplicação de questionários e entrevista individual semiestruturada, e, no que se refere à análise dos dados, fez uso da técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados da pesquisa, identificou-se que os docentes participantes não possuem formação sobre a temática inclusão e anseiam por informações e orientações sobre como agir ao receber estudantes com necessidades educacionais especiais em suas turmas. Após o estudo dos resultados elaborou-se como produto educacional uma cartilha, que foi enviada aos docentes em formato digital, contendo informações relevantes e essenciais sobre inclusão. De acordo com a avaliação dos participantes dessa fase, a cartilha contribuiu para ampliar os conhecimentos deles sobre a educação inclusiva, assim como para o aprimoramento de suas práticas de atendimento aos estudantes com necessidades educacionais especiais. Portanto, espera-se que os resultados obtidos neste trabalho além de favorecer o processo de inclusão na instituição pesquisada, contribuam para novos estudos desenvolvidos na área, elucidando outras questões que envolvam a inclusão na educação profissional e tecnológica.Item Uso de jogos educacionais digitais como ferramenta de auxílio no ensino e aprendizagem de lógica de programação na educação profissional e tecnológica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-08-25) Oliveira, Eduardo Henrique da Silva; Costa, Emerson de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9306302347633373; Costa, Emerson de Sousa; Dias, Patrícia Mascarenhas; Dias, Thiago Magela RodriguesA disciplina de lógica de programação é de suma importância para os cursos técnicos na área de informática, porém, muitos estudantes enfrentam dificuldades iniciais para compreendê-la, resultando em frustração e dificuldades em resolver problemas computacionais específicos. Com o objetivo de promover o aprendizado dos alunos e superar esses obstáculos, os docentes têm recorrido cada vez mais ao uso de jogos educacionais digitais como recursos auxiliares. Nesse contexto, o presente projeto visa pesquisar a aplicação de jogos digitais como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem em cursos técnicos de informática. A dissertação busca avaliar o impacto do uso de um jogo educacional digital, o CodeCombat, como meio de facilitar o aprendizado dos conceitos fundamentais de lógica de programação em uma oficina de estudos destinada a estudantes do 1º ano do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas na Proz Educação Profissional, unidade Divinópolis. Através da coleta de dados e técnicas de avaliação, pretende-se investigar a eficácia do emprego de jogos educacionais digitais no aprimoramento da aprendizagem dos estudantes, fornecendo assim compreensões que aprimoraram o uso dessa abordagem metodológica nas práticas educacionais futuras.Item O lugar da normalização dos trabalhos acadêmicos na formação de estudantes da educação profissional técnica de nível médio(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-13) Cardoso, Maria de Lourdes; Santos, Rodrigo Alves dos; http://lattes.cnpq.br/1621484388800232; Santos, Rodrigo Alves dos; Dias, Thiago Magela Rodrigues; Duarte, Ronaldo AlvesA presente pesquisa tem como tema a normalização dos trabalhos acadêmicos e seu conhecimento por alunos dos cursos técnicos de nível médio. O objetivo geral do estudo foi identificar o nível de conhecimento e/ou de domínio de aplicabilidade que concluintes dos cursos técnicos nível médio na modalidade integrada tinham sobre as Normas Brasileiras (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para elaboração de trabalhos acadêmicos, para, com os dados coletados, desenvolver um jogo que pudesse ser utilizado como ferramenta educacional no processo de aprendizagem dessas normas. Nestes termos, o trabalho adotou uma abordagem qualitativa e se valeu de um estudo de caso que recorreu, inicialmente, a uma pesquisa bibliográfica e documental para, posteriormente, realizar uma pesquisa de campo que utilizou como instrumento um questionário online para a obtenção dos dados. As informações retornadas apontaram temas que foram abordados na análise dos dados e considerados na construção do produto educacional proposto. Todo esse processo permitiu constatar que os estudantes dos cursos técnicos de nível médio possuem um nível de conhecimento considerado mediano sobre as NBR da ABNT de informação e documentação. A percepção dos estudantes sobre o uso e aplicação das normas apontou para uma preocupação com o emprego correto e com a aplicabilidade das NBR nos trabalhos acadêmicos produzidos durante o curso. A maioria indicou a importância do uso das NBR para a apresentação dos trabalhos acadêmicos, bem como para garantia dos direitos autorais e para evitar o plágio na elaboração das citações e referências, e ainda para a padronização dos trabalhos acadêmicos e para a divulgação nos meios de divulgação. A partir da aplicação e avaliação do Produto Educacional elaborado com os dados da investigação realizada, pode ser observado que os sujeitos da pesquisa demandam por recursos e estratégias pedagógicas de concretização de novas aprendizagens significativas sobre as NBR da ABNT na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) por meio de um ensino-aprendizagem dinâmico, interativo e aplicado sobre o tema aqui proposto.Item Contribuições freirianas para a curricularização da extensão como comunicação no Cefet-mg(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-19) Rodrigues, Andréa Cristina de Carvalho; Duarte, Matusalém de Brito; http://lattes.cnpq.br/1470945463113756; http://lattes.cnpq.br/0827626579341963; Duarte, Matusalém de Brito; Matias, Vandeir Robson da Silva; Passos, Alexandra do NascimentoA extensão traz, na sua essência, uma preocupação em manter um vínculo com a sociedade. No momento em que a política pública propõe a obrigatoriedade de inserir 10% das ações extensionistas nos currículos dos cursos de graduação das instituições superiores, emergem espaços para debater acerca das concepções das práticas extensionistas até então vigentes – estariam elas a serviço de um assistencialismo, de um mercantilismo, ou alinhadas às demandas da sociedade? Paulo Freire propôs refletir sobre tais ações, cunhando o termo comunicação como sendo troca de saberes entre os sujeitos, ao ecoar para fora dos muros escolares o que lá se faz, assim como ao trazer para dentro os outros saberes populares. O objetivo desta pesquisa é, por meio de investigação, avaliar o conhecimento e o engajamento dos docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, que atuam na Educação Profissional Tecnológica (EPT), sobre a extensão, a partir de sua concepção como comunicação e da proposta de educação popular freiriana. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, usando como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada em profundidade. A análise delas foi feita com base nas premissas da Análise de Conteúdo por temáticas, definidas depois de realizadas as entrevistas com cinco coordenadores e dez professores dos cursos de graduação do campus I do CEFET-MG. Os resultados mostram que os coordenadores e docentes compreendem a extensão como sendo um dos tripés da educação, que leva para a sociedade o conhecimento do que é produzido na academia, porém, parcela dos entrevistados percebe a extensão como assistencialista e voltada para o mercado. Alguns docentes se manifestaram alinhados à proposta freiriana, acerca da troca de saberes entre sociedade e academia, como forma de estabelecer diálogo entre elas. Esta pesquisa pretendeu contribuir para o debate sobre o tema da curricularização da extensão, no âmbito do CEFET-MG, e, assim foi apresentado um almanaque, como produto educacional, cujo intuito é inspirar os sujeitos diversos na produção de projetos pertinentes à concepção freiriana. Como conclusão, sugere-se ações extensionistas críticas, pautadas na comunicação, no diálogo e na troca de saberes entre academia e comunidade.Item Critérios essenciais para depósito dos trabalhos de conclusão de curso em repositório institucional(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-25) Sousa, Crislene Silva de; Dias, Thiago Magela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4687858846001290; http://lattes.cnpq.br/5776644154825082; Dias, Thiago Magela Rodrigues; Costa, Emerson de Sousa; Dias, Patrícia MascarenhasAs instituições de ensino são locais de pesquisa e destas emergem produções acadêmicas e novos conhecimentos despertados neste campo. Nesse contexto, existem ferramentas tecnológicas a serviço da educação, às quais podemos fazer uso para garantia da qualidade do ensino. Assim, os repositórios institucionais destacam-se por serem sistemas capazes de propulsionar as produções acadêmicas, contribuir com a democratização da informação e ampliar a visibilidade e divulgação das produções acadêmicas, técnicas e científicas. Sabemos que a qualidade na elaboração dos trabalhos para depósito em repositórios institucionais é uma preocupação que vai além de bancas de conclusão de curso. Atualmente se exige cada vez mais o depósito e uso de ferramentas de disseminação das produções, até mesmo para servir à comunidade, publicando assim de forma transparente as produções que são geradas principalmente em instituições públicas de ensino. Nesse aspecto, o presente trabalho fruto do Programa de Mestrado do ProfEPT, objetivou investigar as regras recomendadas nos cursos técnicos da Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal, e assim delinear critérios/requisitos básicos de elaboração de trabalhos de conclusão de curso para disponibilização no repositório institucional da UFV, critérios esses que influem na excelência de um repositório institucional. Foram utilizadas a metodologia de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, a técnica de observação participante e aplicação de questionário estruturado. Todo material foi averiguado em suas características enquanto fatores que acrescentam qualidade aos repositórios. Agrupamos então tais informações, criamos o produto educacional que nomeamos de Guia: critérios essenciais para depósito dos trabalhos de conclusão de curso técnicos e profissionalizantes no repositório institucional, requisitos únicos para nortear todos os trabalhos dos cursos técnicos. Este foi o principal objeto deste estudo, valorizando as produções acadêmicas da educação profissional e tecnológica.Item Conhecimentos de servidores do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Formiga sobre o transtorno do espectro do autismo(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-26) Veloso, Arlem Douglas; Duarte, Matusalém de Brito; http://lattes.cnpq.br/1470945463113756; http://lattes.cnpq.br/1138602194456558; Duarte, Matusalém de Brito; Matias, Vandeir Robson da Silva; Passos, Alexandra do NascimentoO presente estudo concentra-se no conhecimento dos servidores sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em uma instituição de educação profissional e tecnológica (EPT). A pesquisa foi impulsionada pela importância de se promover a inclusão efetiva de alunos com TEA na EPT. O objetivo principal foi avaliar o conhecimento de técnicos administrativos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga - sobre a inclusão desses alunos, visando à criação de um produto para aprimorar o trabalho. Isso envolve objetivos específicos, como entender a inclusão escolar e sua aplicação na EPT, além de explorar a legislação e diretrizes relacionadas ao TEA e à inclusão na instituição. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo de Bardin, incluindo entrevistas semiestruturadas com os servidores do Campus Formiga para avaliar seu conhecimento sobre o autismo. A análise revelou conhecimento limitado sobre o TEA, indicando a necessidade de mais divulgação. Recomendam-se cursos, palestras e seminários para capacitar os servidores no entendimento do autismo e de como lidar com os alunos com TEA de forma adequada. Os resultados destacaram a importância da inclusão escolar no Campus Formiga, demonstrando compromisso com a diversidade e igualdade. No entanto, um dos principais desafios identificados foi a falta de um profissional especializado para trabalhar em sala de aula com os alunos com TEA. O suporte especializado foi essencial para promover o pleno desenvolvimento dos alunos com TEA em um ambiente educacional inclusivo. Em resumo, o estudo destaca a importância de se aprimorar o conhecimento dos servidores sobre o TEA e a inclusão, bem como investir em recursos e profissionais especializados para garantir a inclusão efetiva desses alunos na EPT. Como sugestão de produto educacional, propomos um curso de aperfeiçoamento sobre autismo na EPT, com módulos oferecendo contribuições para melhorar a demanda que surgiram nos resultados da análise das entrevistas. O conhecimento adquirido no curso refletirá comprometimento real com ambientes educacionais mais inclusivos e sustentáveis, impulsionando um impacto positivo duradouro.Item Tarquínio de Souza Filho e a educação profissional durante o Brasil império(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-05-16) Corrêa, Érika Aparecida; Giarola, Flávio Raimundo; http://lattes.cnpq.br/9650497831359209; http://lattes.cnpq.br/9066021163176615; Giarola, Flávio Raimundo; Santos, Raphael Freitas; Silva, Kellen CristinaEste trabalho trata-se de uma pesquisa histórica que investigou as considerações a respeito da educação profissional descritas por Tarquínio de Souza Filho em seu livro “O Ensino Technico no Brazil”, publicado em 1887. O estudo inicial ocorreu pelo período imperial, época em que o autor viveu e escreveu sua obra, objetivando contextualizar o trabalho do mesmo, compreendendo o pensamento de Tarquínio S.F. sobre o ensino profissional. O tema foi “Tarquínio de Souza Filho e a Educação Profissional durante o Brasil Império”. Foi criado como produto, uma série de podcasts, para divulgação da História da Educação Profissional no país. O trabalho foi desenvolvido no Macroprojeto “História e memórias no contexto da Educação Profissional e Tecnológica”, inserido na linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT. Nosso interesse em pesquisar o autor e sua obra se deu pelo fato de Tarquínio S.F. ter feito uma ampla discussão a respeito da educação profissional durante o Brasil Império, em seu livro “O Ensino Technico no Brazil”. Ressalta-se que encontramos pouca menção ou citação a respeito do autor, ou de sua importância na tratativa do assunto no Brasil. Assim, esta pesquisa se justificou pelos poucos trabalhos publicados a respeito do autor e pela necessidade de divulgação da história da EPTNM (Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio) para a comunidade desta modalidade de ensino. Nosso objetivo foi divulgar através do manuscrito “O Ensino Technico no Brasil” escrito em 1887 no Brasil por Tarquínio de Souza Filho, o modelo de Educação Profissional defendido pelo autor à época.Item Análise de ambientes de acessibilidade disponibilizados a pessoas surdas usuárias da língua brasileira de sinais (libras) no site institucional de uma escola de eptnm(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-11-29) Souto, Layse Moura Barboza Giannecchini; Santos, Rodrigo Alves dos; http://lattes.cnpq.br/1621484388800232; http://lattes.cnpq.br/2049388652835892; Santos, Rodrigo Alves dos; Morais, Regina Aparecida de; Viana, Maria Isabel Rios de CarvalhoOs sites de instituições de ensino desempenham um papel fundamental na comunicação com a sociedade. No entanto, a acessibilidade desses para pessoas surdas nesses ambientes ainda é um desafio. Tendo em vista a franca demanda pela implementação de legislações, políticas públicas de inclusão e ações de melhoria da acessibilidade na comunicação institucional realizada no Brasil recente, em particular no contexto pós-pandemia de COVID-19, a presente pesquisa surgiu a partir da seguinte indagação: como vem se dando o processo de comunicação em ambiente web voltado para pessoas surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais - Libras no site institucional de escolas de EPTNM? Para responder nossa indagação, este trabalho analisou como o site institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Reitoria promovia a comunicação com usuários surdos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ancorada por uma pesquisa documental em diversas legislações sobre a acessibilidade, em particular para surdos, foram construídas categorias analíticas que, uma vez aplicadas, permitiram identificar avanços e desafios na acessibilidade digital para o público em questão. Embora o site utilize recursos como o VLibras e tenha uma seção dedicada à acessibilidade, foram encontradas limitações em relação à disponibilidade de vídeos sinalizados por profissionais TILS, legendas precisas e conteúdos em formatos acessíveis. Com base nos resultados da pesquisa, foi desenvolvido um recurso educacional na forma de uma checklist para auxiliar na criação de sites institucionais mais acessíveis. Denominado “Conteúdos que Conectam: checklist para verificação do nível de acessibilidade da comunicação digital institucional com surdos”, o recurso educacional almeja, assim, ser uma ferramenta que contribua para a adoção de práticas que tornem os sites institucionais das escolas de EPT mais inclusivos, possibilitando uma comunicação efetiva com pessoas surdas.Item Gestão inclusiva em educação profissional e tecnológica: uma análise do processo de gerenciamento dos núcleos de acessibilidade e apoio à inclusão no CEFET-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-26) Almeida, Wagner Ferreira de; Souza, Josimar dos Reis de ; http://lattes.cnpq.br/9559716097881234; http://lattes.cnpq.br/7367264603832999; Souza, Josimar dos Reis de ; Lima, Claudio Pereira; Costa, Célia Souza daNo âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFETMG), o Núcleo de Acessibilidade e Apoio à Inclusão (NAAPI) tem como finalidade promover as condições fundamentais para o acesso, permanência, participação, desenvolvimento da aprendizagem, eliminação de barreiras e a inclusão plena de estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas. Nesse sentido, analisar esses núcleos à luz da Teoria Geral da Administração (TGA) contribui para que seus objetivos organizacionais sejam alcançados de maneira mais eficaz. Com base no contexto apresentado, este estudo teve como objetivo principal analisar o processo de implantação e gerenciamento das ações executadas pelos Núcleos de Acessibilidade (NA) nas Escolas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), com foco no NAAPI do CEFET-MG, considerando todos os seus campi. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados aplicados a coordenadores e servidores que compõem as comissões do NAAPI. A análise dos dados revelou desafios significativos enfrentados pelo núcleo, incluindo a falta de infraestrutura adequada, insuficiência de recursos humanos e ausência de métricas claras de avaliação. Os participantes também destacaram dificuldades na formação continuada dos servidores e na articulação com gestores e professores para promover uma cultura institucional inclusiva. Por outro lado, ações como a implementação de atendimentos individualizados e adaptações curriculares foram identificadas como avanços importantes no processo de inclusão. Essas descobertas evidenciaram a necessidade de uma gestão mais estruturada e de maior apoio institucional para potencializar o impacto das ações do núcleo. Como principal contribuição, este estudo apresenta uma cartilha destinada aos gestores e membros do NAAPI, oferecendo recomendações práticas para melhorar o gerenciamento das ações de acessibilidade e inclusão no CEFET-MG, fortalecendo o papel do núcleo como agente estratégico na promoção da equidade educacional.Item Inclusão escolar e transtorno do espectro autista: práticas educativas no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-28) Reis, Jane Bernardes dos; Teodoro, Luiz Cláudio de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5534942849132160; http://lattes.cnpq.br/0126240649806244; Teodoro, Luiz Cláudio de Almeida; Brandão, Viviane Bernadeth GandRa; Giarola, Flávio RaimundoO presente trabalho tem como tema o Transtorno do Espectro Autista. O objetivo da pesquisa foi analisar como acontece a inserção dos alunos com Transtorno do Espectro Autista no CEFET-MG Campus Divinópolis. Além disso, o estudo visou se aprofundar em informações e conhecimentos sobre o tema. Inicialmente, foi feita uma pesquisa bibliográfica, na qual se realizou um estudo teórico considerando os aspectos históricos e normativos, o contexto atual da inclusão e do autismo. Sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, adotaram-se como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e documental e a coleta de dados por meio de entrevista individual com roteiro semiestruturado. Por meio das entrevistas, foram analisadas as experiências e o conhecimento dos docentes sobre o assunto. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise do conteúdo de Bardin (2020). Como resultado da pesquisa, identificou-se que os professores não possuíam formação suficiente sobre o autismo e anseiam por mais conhecimento e orientações para lidar com os autistas em sala de aula. Neste contexto, foi desenvolvido um produto educacional que é uma cartilha intitulada Autismo: Aprender para incluir, com o intuito de ampliar os conhecimentos sobre a temática e práticas educativas adequadas para lidar com os estudantes com TEA. A avaliação feita pelos participantes indicou que o material contribuiu significativamente para enriquecer seus conhecimentos sobre TEA e para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Portanto, espera-se que os resultados obtidos nessa pesquisa possam favorecer o processo de inclusão de alunos autistas na instituição investigada e fomentar novos estudos na área, para que se possa ter uma Educação Profissional e Tecnológica mais inclusiva, voltada para a diversidade e equidade.Item Estágio supervisionado no Cefet-MG Campus Divinópolis: percepções, demandas e apontamentos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-05-15) Moreira, Hélder Antônio; Dias, Thiago Magela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4687858846001290; http://lattes.cnpq.br/0724016285842016; Dias, Thiago Magela Rodrigues; Dias, Patrícia Mascarenhas; Costa, Emerson de SousaO estágio supervisionado é um dos componentes curriculares obrigatórios nos cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do CEFET-MG. A lei de estágio em vigor (Lei nº 11.6788/2008) define que estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo dos educandos e proporciona aos estudantes uma formação prática a partir do contato deles com as empresas. Além disso, a lei traz ainda outras formas de cumprimento do estágio, inclusive, podendo ser cumprido na própria instituição de ensino. Esta dissertação intitula-se Estágio Supervisionado no CEFET-MG Campus Divinópolis: percepções, demandas e apontamentos. Logo, este estudo realizou uma análise do panorama atual do estágio supervisionado dos cursos técnicos da citada unidade da instituição. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental sobre estágio supervisionado na Educação Profissional e Tecnológica. Foi realizado um estudo de caso, sendo o Campus Divinópolis do CEFET-MG o lócus de pesquisa. Foi identificado o quantitativo de estudantes dos cursos técnicos da unidade que poderiam realizar o estágio supervisionado obrigatório, bem como aqueles que já o concluíram; e, com base nos dados dos últimos 5 seminários de conclusão destes cursos técnicos (2019 a 2023), identificou-se o quantitativo de concluintes que realizaram estágio em empresas, os que fizeram aproveitamento de emprego formal substituindo o estágio, e ainda os estudantes que concluíram seu curso, por meio de outras formas internas previstas na instituição, identificando quais são elas. Após a finalização da análise, foi proposto um produto educacional que levou em consideração os apontamentos e percepções dos alunos concluintes e que responderam ao questionário do seminário de conclusão, o qual foi compilado em uma cartilha contendo as boas práticas no estágio supervisionado.