Trabalhos de Conclusão de Curso (Especialização)
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Aqui estão disponíveis os trabalhos de conclusão de curso produzidos pelos alunos dos cursos de especialização (Pós Graduação Lato Sensu). Estes trabalhos aprofundam temas específicos, contribuindo para o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas.
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (Especialização) por Autor "Estevão, Ana Cecília"
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Item Desafios e fatores histórico-sociais no ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-30) Rodrigues, Maria Dirce da Silva; Silva, Adriano Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/8210963934060506; http://lattes.cnpq.br/4238379645191459; Silva, Adriano Gonçalves da; Estevão, Ana Cecília; Silva, Jaqueline Maria da Silveira eEste trabalho apresenta um estudo sobre a aplicação da Lei 10639/03, que, apesar de ter completado mais de 20 anos de promulgada, ainda se depara com o contexto da educação brasileira que é uma educação ligada às bases coloniais que relega corpos negros a uma condição histórica de subalternidade em que os povos de matriz africana foram subjugados, escravizados e desumanizados. O objetivo deste estudo foi entender como os fatores histórico-sociais perpassam a efetivação do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no ensino fundamental e médio. Para tanto foram examinados aspectos como: o contexto histórico do desenvolvimento do conceito de raça; a matriz curricular brasileira e seus impactos e como a trajetória de corpos negros; e como os professores do ensino fundamental e médio lidam com a efetivação do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário a professores atuantes no município de Curvelo. Os resultados permitem compreender que as estratégias docentes para efetivação da Lei 10639/03 vão ao encontro com a perspectiva de que a educação precisa caminhar ao lado da história real da humanidade. A colonização impôs papéis de comportamento onde a perspectiva eurocêntrica atribuiu todas as formas de conhecimento e ancestralidade potente às pessoas brancas. A prática do ensino de história afro-brasileira e africana é antes de tudo uma escolha política, que será desenvolvida por educadores e educadoras que entendem a necessidade de uma reflexão nas práticas pedagógicas afim de alcançar a decolonialidade na educação buscando a construção de uma sociedade mais equânime, democrática, justa e menos violenta. Entretanto, apesar dos avanços, algumas questões têm sido desafiadoras para a efetivação da Lei, como a formação inicial e continuada de professores e a produção de material didático. Ainda que não seja simples é necessário apresentar possibilidades de didatização das relações étnico-raciais no ambiente escolar, partindo do princípio da potencialização da história e cultura negra e das subjetividades dos estudantes brasileiros.Item Estratégias de aprendizagem ativa nas aulas de língua inglesa do ensino médio público: práticas de sala de aula(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-23) Pereira, Roberto Oleandro Lopes; Estevão, Ana Cecília; http://lattes.cnpq.br/3229731861390460; http://lattes.cnpq.br/7456566948629450; Estevão, Ana Cecília; Silva, Adriano Gonçalves da; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira LovonAs metodologias de aprendizagem ativa no campo escolar são práticas, técnicas e procedimentos que situam os alunos como protagonistas de sua aprendizagem, através de atividades que contribuam para a aquisição real e significativa do que é ensinado, dessa forma desenvolvendo a criticidade. Nessa perspectiva, no contexto de aula de língua inglesa do ensino médio em escolas públicas brasileiras, tais metodologias se mostram bastante significativas. Este trabalho de conclusão de curso (TCC) objetivou investigar estratégias metodológicas adequadas ao ensino de LI em escolas públicas do EM que contribuam para a aprendizagem significativa. A metodologia da pesquisa realizada teve abordagem qualitativa; quanto aos objetivos foi exploratória e descritiva, sendo adotada como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica em dois momentos distintos. No primeiro momento, foi realizado um resgate histórico da língua inglesa em instituições públicas do Brasil desde o século XIX até os dias de hoje, caracterizados os sujeitos do ensino médio atual, apresentado o conceito de inglês global, de crenças que afetam de forma negativa o ensino de língua inglesa na escola pública e algumas metodologias de aprendizagem ativa que podem auxiliar o professor durante as aulas . No segundo momento foram pesquisados e analisados quatro trabalhos de práticas de salas de aulas em redes de ensino público em que o uso de metodologias de aprendizagem ativa contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. Conclui-se que as metodologias de aprendizagem ativa são ferramentas de grande utilidade quando bem aplicadas e nas aulas de LI das escolas públicas brasileiras podem representar importante papel desde que encontrem ambiente físico e humano favoráveis.