Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo)
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Navegando Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo) por Autor "Almeida, Regina Márcia Oliveira de"
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Item A educação e o serviço social atrelados para a transformação social(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-05-15) Macedo, Camila Silveira; Resende, Adriano Valério; http://lattes.cnpq.br/2251985181990578; Resende, Adriano Valério; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Almeida, Regina Márcia Oliveira deO presente trabalho tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da discussão sobre a presença do Serviço Social na Educação, enquanto demanda crescente para os profissionais dessa área. Assim, a atuação dos assistentes sociais nas escolas tem produzindo significativos e desafiadores avanços, principalmente no que se refere à sua forma de inserção na Política Social da Educação. A partir de pesquisa bibliográfica, foi traçado um breve histórico do Serviço Social; sendo apresentadas as atribuições e competências conferidas ao profissional que deseja trabalhar na área e feito um resgate histórico explanando sobre a educação brasileira e a atuação do assistente social, especialmente no âmbito escolar. Concluiu-se pela importância do trabalho do assistente social junto aos alunos, à escola, à família e à comunidade visando buscar soluções que promovam a inclusão e a equidade nos âmbitos sociais e escolares.Item A implementação de tablets nas escolas municipais de Curvelo: uma análise do programa municipal de tecnologia na educação(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-15) Dias, Renata Rocha Ramos; Araujo, Sinay Santos Silva de; http://lattes.cnpq.br/1026947809187936; Araujo, Sinay Santos Silva de; Silva, Jaqueline Maria da Silveira e; Almeida, Regina Márcia Oliveira deEste estudo teve como objetivo analisar o uso das tecnologias digitais na educação, a implementação de tablets nas Escolas Municipais de Curvelo, investigando a percepção dos professores sobre o uso dessa ferramenta e seus impactos na prática pedagógica. Através de um questionário aplicado aos professores da Escola Municipal Lúcio Cardoso, observou-se que a maioria utiliza os tablets em suas aulas para auxiliarem no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicam que os professores percebem os tablets como uma ferramenta valiosa para personalizar o ensino e estimular o engajamento dos alunos. No entanto, foram identificadas dificuldades relacionadas à falta de capacitação e à instabilidade da internet, que limitam o potencial da ferramenta. A pesquisa destaca a importância da formação continuada dos professores para o uso eficaz dos tablets. Ao oferecer cursos e workshops, as escolas podem auxiliar os docentes a explorar as diversas possibilidades pedagógicas oferecidas por essa tecnologia. Além disso, é fundamental garantir a infraestrutura adequada, com acesso à internet de qualidade e suporte técnico, para que os tablets possam ser utilizados de forma eficiente em sala de aula. A integração de tablets na educação é um processo complexo que exige um planejamento cuidadoso e a participação de todos os envolvidos. Ao analisar a experiência da Escola Municipal Lúcio Cardoso, este estudo contribui para a discussão sobre a implementação de tecnologias digitais na educação e pode servir como referência para outras escolas que buscam incorporar essas ferramentas em suas práticas pedagógicas.Item Formação continuada à professores da rede pública de ensino: impactos no ensino e na autonomia pedagógica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-05-22) Vasconcelos, Luiz Felipe de Almeida Martins de; Almeida, Regina Márcia Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4523100251151590; http://lattes.cnpq.br/5786659928949304; Almeida, Regina Márcia Oliveira de; Resende, Adriano Valério; Barbosa, Gustavo HenriqueEste presente trabalho, intitulado como “Formação Continuada à professores da Rede Pública de Ensino: impactos no ensino e na autonomia pedagógica”, pretende discutir a importância e o impacto da educação continuada à professores do ensino público, quanto a maior autonomia e, por consequência, melhore o desempenho do processo de ensino e aprendizagem. As informações foram adquiridas por meio de pesquisa bibliográfica a partir de artigos, revistas, dissertações, teses, leis, diretrizes e programas federais. Com a pesquisa, foi possível compreender que a educação continuada, quanto voltada para uma formação crítica e reflexiva, tende a contribuir para maior autonomia dos professores, gerando maior eficácia no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, é de suma importância, no processo de formação continuada e nas atividades do dia a dia, a troca de informações entre profissionais e conhecer bem a realidade do território e a comunidade em que o profissional atua. Também foram encontradas ações governamentais para a promoção da melhoria da formação inicial e permanente na educação.