Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo)
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Item A imitação da rosa, amor e laços de família narrativas de existência e identidade na literatura de Clarice Lispector(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024) Raspor, Mary Márcia Borba; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; http://lattes.cnpq.br/0404567835426303; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Leite, Marina Gonçalves; Guida, Mariana PereiraA monografia investiga a obra de Clarice Lispector, com foco na coletânea de contos Laços de Família, explorando temas como identidade, afeto e a complexidade das relações humanas. O estudo destaca três contos: “A Imitação da Rosa”, “Amor” e “Laços de Família”, visando compreender como Lispector aborda a psique feminina e as dinâmicas afetivas em suas personagens. A análise busca evidenciar as técnicas narrativas que a autora utiliza para expressar questões existenciais e emocionais, além de discutir o contexto histórico e cultural que influencia sua obra. Através de uma revisão bibliográfica, o trabalho também propõe uma discussão sobre a relevância de Lispector no cenário literário brasileiro e internacional, sua contribuição para debates contemporâneos sobre subjetividade e gênero, e como suas narrativas refletem e problematizam as normas sociais da época. A monografia reconhece Clarice Lispector como uma das principais vozes da literatura modernista, consolidando sua importância na análise literária e cultural, especialmente no que tange a representação da condição feminina e as complexas emoções de suas protagonistas.Item A poesia como facilitadora no ensino e aprendizagem na educação infantil: um relato de experiência(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-22) Morato, Luciana Gomes; Vecchio, Pollyanna de Mattos Moura; http://lattes.cnpq.br/6126068549062032; http://lattes.cnpq.br/3367175834526446; Vecchio, Pollyanna de Mattos Moura; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Gonçalves, Marina LeiteEste estudo traz um relato de experiência sobre o uso da poesia como ferramenta pedagógica na Educação Infantil, destacando seu papel na formação de leitores. A poesia, quando explorada de forma lúdica e significativa, estimula a imaginação, a reflexão e a expressão oral e escrita das crianças, tornando-se um recurso valioso no processo de alfabetização. O objetivo principal da pesquisa foi analisar metodologias eficazes para a aplicação da poesia nas séries iniciais e seus impactos na formação de leitores e fazer um relato de experiência da pesquisadora durante sua prática docente com crianças do segundo período da Educação Infantil em uma escola pública municipal da cidade de Curvelo-MG. Para isso, utilizou-se primeiro a revisão bibliográfica, analisando artigos acadêmicos que abordam práticas pedagógicas relacionadas à poesia na escola. Por fim, o relato de experiência demonstrou que a poesia pode ser muito eficaz no ensino aprendizagem na Educação Infantil e a revisão bibliográfica reforçou o que foi visto na prática.Item A Escola Municipal João Batista, em Cobú, zona rural de Curvelo, através das memórias de professoras e suas representações(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-09) Sousa, Laís Aparecida Cruz de; Barbosa, Gustavo Henrique; http://lattes.cnpq.br/4919502424470096; http://lattes.cnpq.br/0730177129101087; Barbosa, Gustavo Henrique; Resende, Adriano Valério; Silva, Jaqueline Maria da Silveira eO presente trabalho tem como objetivo, contar a história da Escola Municipal João Batista, situada na comunidade de Cobú, zona rural da cidade de Curvelo em Minas Gerais, através das narrativas de memórias de 3 professoras que lecionam na instituição. Além disso, buscou-se registrar e compreender as memórias narradas pelas professoras a partir dos lugares de fala que elas ocupam e construir registros através da oralidade utilizando a metodologia de história oral temática. Foram abordadas as teorias sobre história oral, memória e Educação do campo e descrita de maneira breve a história da escola que é ponto de partida para a pesquisa. Ao final são apresentadas as análises das entrevistas realizadas seguindo três categorias: a história de vida do colaborador em sua relação com a docência; as memórias e percepções sobre a relação entre a escola e a comunidade; as práticas político-pedagógicas da escola, além da conclusão, com os principais aspectos de cada etapa do texto e das narrativas.Item A implementação de tablets nas escolas municipais de Curvelo: uma análise do programa municipal de tecnologia na educação(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-15) Dias, Renata Rocha Ramos; Araujo, Sinay Santos Silva de; http://lattes.cnpq.br/1026947809187936; Araujo, Sinay Santos Silva de; Silva, Jaqueline Maria da Silveira e; Almeida, Regina Márcia Oliveira deEste estudo teve como objetivo analisar o uso das tecnologias digitais na educação, a implementação de tablets nas Escolas Municipais de Curvelo, investigando a percepção dos professores sobre o uso dessa ferramenta e seus impactos na prática pedagógica. Através de um questionário aplicado aos professores da Escola Municipal Lúcio Cardoso, observou-se que a maioria utiliza os tablets em suas aulas para auxiliarem no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicam que os professores percebem os tablets como uma ferramenta valiosa para personalizar o ensino e estimular o engajamento dos alunos. No entanto, foram identificadas dificuldades relacionadas à falta de capacitação e à instabilidade da internet, que limitam o potencial da ferramenta. A pesquisa destaca a importância da formação continuada dos professores para o uso eficaz dos tablets. Ao oferecer cursos e workshops, as escolas podem auxiliar os docentes a explorar as diversas possibilidades pedagógicas oferecidas por essa tecnologia. Além disso, é fundamental garantir a infraestrutura adequada, com acesso à internet de qualidade e suporte técnico, para que os tablets possam ser utilizados de forma eficiente em sala de aula. A integração de tablets na educação é um processo complexo que exige um planejamento cuidadoso e a participação de todos os envolvidos. Ao analisar a experiência da Escola Municipal Lúcio Cardoso, este estudo contribui para a discussão sobre a implementação de tecnologias digitais na educação e pode servir como referência para outras escolas que buscam incorporar essas ferramentas em suas práticas pedagógicas.Item O papel da escola no enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes em Minas Gerais(2025-04-15) Almeida, Clara Felisbina Alves Martins de Brito; Silva, Juliana de Paula Sales; http://lattes.cnpq.br/7852612225879909; Silva, Juliana de Paula Sales; Silva, Adriano Gonçalves da; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira LovonEsta monografia analisa o papel da escola no enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes em Minas Gerais, destacando sua importância como espaço de proteção integral. A violência doméstica, um grave problema de direitos humanos, compromete o desenvolvimento físico, psicológico e social das vítimas. Em 2024, o Disque 100 registrou 289,4 mil denúncias de violações contra crianças e adolescentes no Brasil, sendo que Minas Gerais figurou entre os estados com os maiores índices de notificações. A escola, por seu contato diário com os alunos, é estratégica para identificar sinais de abuso e articular ações com a rede de proteção, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Por meio de uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e documental, o estudo examina legislações, dados oficiais e práticas escolares. Os resultados apontam desafios como a falta de formação docente, ausência de protocolos claros e fragilidades na articulação intersetorial. Propõe-se a criação de protocolos escolares, formação continuada de educadores, ações pedagógicas preventivas, fortalecimento da rede de proteção e oferta de apoio psicossocial. Conclui-se que a escola, quando capacitada e integrada, é essencial para romper ciclos de violência, promovendo uma cultura de paz e proteção. O trabalho reforça a urgência de políticas públicas que fortaleçam o papel educacional na construção de uma sociedade mais justa.Item Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental e a possibilidade de uma escola sustentável(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-22) Santos, Iramila Soares dos; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; http://lattes.cnpq.br/0404567835426303; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Gonçalves, Marina Leite; Araujo, Sinay Santos Silva deEste trabalho, que aborda a Educação Ambiental sob a ótica de uma instituição sustentável, visa a examinar de que maneira essa temática pode ser integrada a Educação Infantil e quais práticas podem ser implementadas nas aulas durante o ano de 2025. O objetivo é desenvolver novas sugestões de atividades relacionadas à Educação Ambiental voltadas para a Sustentabilidade, buscando aplicar uma metodologia inovadora com a finalidade de educar cidadãos conscientes que possam atuar de forma proativa na construção de um futuro mais sustentável. Assim, esta pesquisa propõe uma análise do processo educacional formal, a partir de uma breve revisão ou investigação na literatura existente. A questão principal que orienta a pesquisa é: O que é necessário para que uma escola se torne sustentável? Quais práticas fortalecem a sustentabilidade escolar? Quais benefícios uma escola sustentável pode proporcionar à comunidade educacional? As sociedades estão constantemente transformando sua percepção e comportamento em relação à realidade, adotando uma cultura característica do ambiente urbano. O quadro teórico que fundamenta a pesquisa será construído com base nas literaturas sobre meio ambiente, Educação Ambiental e Sustentabilidade. Quanto à abordagem metodológica, a pesquisa se enquadra no tipo revisão bibliográfica, possibilitando a reflexão sobre a relevância e o impacto das práticas de Educação Ambiental na perspectiva de uma escola sustentável.Item Estratégias de aprendizagem ativa nas aulas de língua inglesa do ensino médio público: práticas de sala de aula(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-23) Pereira, Roberto Oleandro Lopes; Estevão, Ana Cecília; http://lattes.cnpq.br/3229731861390460; http://lattes.cnpq.br/7456566948629450; Estevão, Ana Cecília; Silva, Adriano Gonçalves da; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira LovonAs metodologias de aprendizagem ativa no campo escolar são práticas, técnicas e procedimentos que situam os alunos como protagonistas de sua aprendizagem, através de atividades que contribuam para a aquisição real e significativa do que é ensinado, dessa forma desenvolvendo a criticidade. Nessa perspectiva, no contexto de aula de língua inglesa do ensino médio em escolas públicas brasileiras, tais metodologias se mostram bastante significativas. Este trabalho de conclusão de curso (TCC) objetivou investigar estratégias metodológicas adequadas ao ensino de LI em escolas públicas do EM que contribuam para a aprendizagem significativa. A metodologia da pesquisa realizada teve abordagem qualitativa; quanto aos objetivos foi exploratória e descritiva, sendo adotada como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica em dois momentos distintos. No primeiro momento, foi realizado um resgate histórico da língua inglesa em instituições públicas do Brasil desde o século XIX até os dias de hoje, caracterizados os sujeitos do ensino médio atual, apresentado o conceito de inglês global, de crenças que afetam de forma negativa o ensino de língua inglesa na escola pública e algumas metodologias de aprendizagem ativa que podem auxiliar o professor durante as aulas . No segundo momento foram pesquisados e analisados quatro trabalhos de práticas de salas de aulas em redes de ensino público em que o uso de metodologias de aprendizagem ativa contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. Conclui-se que as metodologias de aprendizagem ativa são ferramentas de grande utilidade quando bem aplicadas e nas aulas de LI das escolas públicas brasileiras podem representar importante papel desde que encontrem ambiente físico e humano favoráveis.Item A influência das histórias em quadrinhos dos clássicos literários na formação de leitores no ensino fundamental II: uma vivência em sala de aula(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-24) Gonçalves, Tatiane Corrêa; Gonçalves, Marina Leite; http://lattes.cnpq.br/4910918320204632; Gonçalves, Marina Leite; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Araujo, Sinay Santos Silva deO foco do presente estudo é a influência das histórias em quadrinhos dos clássicos literários na formação de leitores no ensino fundamental II: uma vivência em sala de aula; e as possibilidades de incentivo de sua leitura. Entende-se que nas aulas de Língua Portuguesa, muito além de estudos linguísticos, os alunos do ensino fundamental básico devem aprender a ler, interpretar, produzir e reconhecer textos literários. Porém, em muitos casos, são exigidas leituras cansativas ou incompreensíveis, segundo os alunos. Para incitar a leitura, a imaginação e ampliar o conhecimento dos estudantes, várias obras clássicas têm sido republicadas em forma de quadrinhos ou reescritas com uma linguagem atual. É o caso do romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, que foi publicado como história em quadrinhos por Rodrigo Rosa e Ivan Jaf; de A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, que virou versão adaptada em quadrinhos e foi publicada por Maria Sônia Barbosa e Sebastião Seabra; bem como de Dom Quixote de Miguel de Cervantes, que foi adaptado por Philippe Chanoinat e Dijan, David Pellet, dentre várias outras obras adaptadas. A escolha do tema se deu pelo interesse em descobrir como os alunos e professores podem se relacionar com esses novos clássicos e como o professor de língua portuguesa pode utilizá-los em sua prática com os objetivos de motivar, instigar, ampliar o conhecimento dos alunos e fazê-los conhecer os clássicos de forma atrativa, atual e divertida. A pesquisa tem caráter bibliográfico, qualitativo e exploratório, resultante de um levantamento de projeto de leitura que utilizou os quadrinhos na formação de leitores e objetiva refletir sobre a prática de leitura no ensino fundamental II, utilizando as Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso pedagógico no processo de formação do leitor. Essa pesquisa confirma a hipótese de que a história em quadrinhos é um recurso muito eficiente como incentivo à leitura, além de um importante auxiliar no ensino, contribuindo para a formação de leitores mais competentes e críticos. Por se tratar de um tema importante para o desenvolvimento dos estudantes e também professores, foi essencial analisar as teorias de alguns estudiosos em relação a prática de utilização das HQs na unidade de ensino, principalmente, o modo como é utilizada, visto que o trabalho com gêneros textuais, em especial o gênero Histórias em Quadrinhos, pode auxiliar os docentes, direcionando as práticas pedagógicas com vistas à formação de leitores mais críticos, autônomos e mais proficientes.Item Desafios e potencialidades do uso de metodologias de aprendizagem ativa direcionadas a pessoas com transtorno do espectro autista(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-25) Rodrigues, Rúbia Jacqueline Lopes; Silva, Juliana de Paula Sales; http://lattes.cnpq.br/7852612225879909; http://lattes.cnpq.br/2490678209095559; Silva, Juliana de Paula Sales; Silva, Adriano Gonçalves da; Silva, Jaqueline Maria da Silveira eEsta monografia investiga os desafios e as potencialidades do uso de metodologias de aprendizagem ativa na inclusão escolar de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa destacou a relevância de práticas pedagógicas inovadoras que promovem o protagonismo do aluno, superando as limitações do ensino tradicional e atendendo às necessidades específicas do TEA, como dificuldades na interação social e dificuldades por rotinas estruturadas. Baseado em revisão bibliográfica e na Filosofia da Educação de Cipriano Carlos Luckesi, explora estratégias como Aprendizagem Baseada em Projetos, Gamificação e tecnologias assistivas, evidenciando seu potencial para fomentar autonomia, engajamento e habilidades socioemocionais. No entanto, aponta barreiras como a falta de capacitação docente, infraestrutura tecnológica e resistência institucional à inclusão efetiva. O estudo enfatiza que a inclusão transcende a matrícula, exigindo ambientes acolhedores, formação contínua de professores e colaboração entre escola, família e comunidade. Os resultados sugerem que, com suporte adequado, as metodologias ativas podem transformar a experiência educacional de alunos com TEA, promovendo equidade e desenvolvimento integral. A pesquisa contribui para o debate sobre educação inclusiva, oferecendo subsídios teóricos e práticos para educadores e gestores, e reforça a necessidade de políticas públicas que priorizem a diversidade e a humanização do ensino, fomentando uma sociedade mais justa e empática. Assim, propõe um repensar das práticas pedagógicas para que se tornem ferramentas de aprendizagem expressiva e transformadora.Item Contação de história na educação infantil: analisando as contribuições na prática pedagógica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-28) Santos, Daniela Simone Gil dos; Araujo, Sinay Santos Silva de; http://lattes.cnpq.br/1026947809187936; Araujo, Sinay Santos Silva de; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Gonçalves, Marina LeiteA contação de histórias na Educação Infantil é uma prática pedagógica essencial que contribui para o desenvolvimento integral das crianças. Este trabalho investiga como essa prática pode promover habilidades cognitivas, emocionais e sociais. A pesquisa abrange a importância histórica da narrativa oral, as metodologias de contação e os aspectos cognitivos e socioemocionais envolvidos. A contação de histórias não apenas enriquece o vocabulário e a compreensão linguística, mas também estimula a imaginação e a empatia, proporcionando um espaço seguro para a exploração emocional das crianças. Além disso, as histórias podem ser integradas de forma criativa ao currículo, facilitando a aprendizagem de diversas disciplinas. A formação contínua dos educadores é fundamental para a implementação eficaz dessa prática. Conclui-se que a contação de histórias deve ser uma prioridade nas práticas educativas, fortalecendo a formação de cidadãos críticos e conscientes, ao mesmo tempo que enriquece o ambiente escolar e promove uma cultura de leitura.Item Os desafios da docência na escola do campo: entre o debate teórico e a experiência docente(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-30) Carvalho, Denise Silva de; Gonçalves, Marina Leite; http://lattes.cnpq.br/4910918320204632; Gonçalves, Marina Leite; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Araujo, Sinay Santos Silva deEste trabalho intitulado “Os Desafios da Docência na Escola do Campo: Entre o Debate Teórico e a Experiência Docente” tem como objetivo dar visibilidade aos desafios e às conquistas da educação para o campo, combatendo o preconceito e a invisibilidade que muitas vezes afetam esses povos, e contribuir na defesa dos direitos à educação de qualidade para eles, ajudando a direcionar políticas públicas que garantam o acesso, a permanência e o sucesso escolar desses estudantes. Em primeiro momento o “Referencial Teórico, buscou dar embasamento, bem como auxiliar na contextualização de conceitos, percursos e desafios enfrentados, na busca de direito a Educação Escolar no Campo e para o Campo”. Entre estes desafios uma atenção especial ao processo de alfabetização e letramento, buscando compreender as formas de letramento nas práticas pedagógicas em prol das Escolas para o Campo; para finalizar o “Relato de Experiência” da professora “autora” desta pesquisa com intuito de contribuir com a construção de um projeto educacional que valorize a realidade, a cultura e os desafios dos povos do campo, e para uma educação mais justa e igualitária. A temática abordada parte das inquietações e experiências docentes da pesquisadora em uma escola do campo, no Município de Curvelo, região central, de Minas Gerais. Justifica-se também o desenvolvimento desta temática pelo desejo e necessidade da pesquisadora em conhecer melhor as questões sobre a Educação do Campo por meio de teorias críticas científicas. Para metodologia deste trabalho a técnica utilizada na pesquisa bibliográfica buscou um conhecimento mais aprofundado dos temas da Educação do Campo e dos Letramentos. Desse modo, especialistas na Educação do Campo como Caldart (2008/2009), Bezerra Neto (2016), Ribeiro (2000), Sá e Mesquita (2012), além de especialistas no assunto do Letramento, como Cosson (2014/2022), Soares (1998), Kleiman (1998) e Rojo (2009) foram fortes referenciais teóricos para este estudo. A visita à literatura destes autores deu embasamento para a pesquisa bibliográfica e contribuiu para escrita do relato de experiência da autora, devido ao fato de ter sido o processo de imersão da mesma nesse percurso da docência. Sendo assim, o presente texto reflete acerca do processo educativo das Escolas do Campo, destacando seu percurso e desafios, além de dar contribuições sobre os processos de letramento e alfabetização do Campo. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com os estudos sobre a essa modalidade de ensino colaborando com a valorização da identidade e a cultura desses povos, promovendo a justiça social e o desenvolvimento sustentável do campo.