Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo)
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Navegando Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo) por Autor "Barbosa, Gustavo Henrique"
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Item A Escola Municipal João Batista, em Cobú, zona rural de Curvelo, através das memórias de professoras e suas representações(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-09) Sousa, Laís Aparecida Cruz de; Barbosa, Gustavo Henrique; http://lattes.cnpq.br/4919502424470096; http://lattes.cnpq.br/0730177129101087; Barbosa, Gustavo Henrique; Resende, Adriano Valério; Silva, Jaqueline Maria da Silveira eO presente trabalho tem como objetivo, contar a história da Escola Municipal João Batista, situada na comunidade de Cobú, zona rural da cidade de Curvelo em Minas Gerais, através das narrativas de memórias de 3 professoras que lecionam na instituição. Além disso, buscou-se registrar e compreender as memórias narradas pelas professoras a partir dos lugares de fala que elas ocupam e construir registros através da oralidade utilizando a metodologia de história oral temática. Foram abordadas as teorias sobre história oral, memória e Educação do campo e descrita de maneira breve a história da escola que é ponto de partida para a pesquisa. Ao final são apresentadas as análises das entrevistas realizadas seguindo três categorias: a história de vida do colaborador em sua relação com a docência; as memórias e percepções sobre a relação entre a escola e a comunidade; as práticas político-pedagógicas da escola, além da conclusão, com os principais aspectos de cada etapa do texto e das narrativas.Item Formação continuada à professores da rede pública de ensino: impactos no ensino e na autonomia pedagógica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-05-22) Vasconcelos, Luiz Felipe de Almeida Martins de; Almeida, Regina Márcia Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4523100251151590; http://lattes.cnpq.br/5786659928949304; Almeida, Regina Márcia Oliveira de; Resende, Adriano Valério; Barbosa, Gustavo HenriqueEste presente trabalho, intitulado como “Formação Continuada à professores da Rede Pública de Ensino: impactos no ensino e na autonomia pedagógica”, pretende discutir a importância e o impacto da educação continuada à professores do ensino público, quanto a maior autonomia e, por consequência, melhore o desempenho do processo de ensino e aprendizagem. As informações foram adquiridas por meio de pesquisa bibliográfica a partir de artigos, revistas, dissertações, teses, leis, diretrizes e programas federais. Com a pesquisa, foi possível compreender que a educação continuada, quanto voltada para uma formação crítica e reflexiva, tende a contribuir para maior autonomia dos professores, gerando maior eficácia no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, é de suma importância, no processo de formação continuada e nas atividades do dia a dia, a troca de informações entre profissionais e conhecer bem a realidade do território e a comunidade em que o profissional atua. Também foram encontradas ações governamentais para a promoção da melhoria da formação inicial e permanente na educação.Item Psicologia e saúde mental na escola(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-23) Castro, Rafael Junio Faustino de; Resende, Adriano Valério; http://lattes.cnpq.br/2251985181990578; http://lattes.cnpq.br/0542672454785157; Resende, Adriano Valério; Barbosa, Gustavo Henrique; Silva, Jaqueline Maria da Silveira eDos vários temas que são discutidos e abordados atualmente, um dos mais desafiadores é a fragilidade da saúde mental em crianças e adolescentes. A adolescência é um período transitório, entre a infância e a vida adulta. Por outro lado, podemos entendê-la como um estágio dentro de um processo contínuo de desenvolvimento. Portanto, falar sobre saúde mental na escola parece ser algo fundamental na contemporaneidade. A principal questão suscitada, e com pretensão de ser respondida, foi como podemos correlacionar fenômenos aparentemente separados, saúde mental e educação, e, além disso, compreendermos como a escola pode ser vista como um espaço de manifestações de adoecimento mental, e paralelamente, poder ser um fator protetivo para as crianças e adolescentes que estejam apresentando algum sintoma de adoecimento mental. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica, consultando sites, artigos, dissertações e teses que abordaram diretamente o tema ou que trouxeram alguma perspectiva transversal. Desta feita, diante das inúmeras possibilidades de objetos de estudo a partir desse tema, objetivamos por delimitar, inicialmente, a relação histórica entre psicologia e educação. Posteriormente, apontamos como se dá a relação entre educação e a noção de saúde mental. E, por fim, especificamos dois tipos de transtornos mentais, quais sejam, ansiedade e depressão, e como eles podem ser compreendidos no ambiente escolar. Conclui-se, a partir da pesquisa, que ainda que tanto a psicologia educacional quanto o próprio campo da educação tenham passado por aperfeiçoamentos e melhoramentos, esses campos ainda apresentam contradições, ambiguidades e defasagens.