Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo)
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Navegando Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo) por Autor "Carvalho, Denise Silva de"
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Item Os desafios da docência na escola do campo: entre o debate teórico e a experiência docente(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-30) Carvalho, Denise Silva de; Gonçalves, Marina Leite; http://lattes.cnpq.br/4910918320204632; Gonçalves, Marina Leite; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Araujo, Sinay Santos Silva deEste trabalho intitulado “Os Desafios da Docência na Escola do Campo: Entre o Debate Teórico e a Experiência Docente” tem como objetivo dar visibilidade aos desafios e às conquistas da educação para o campo, combatendo o preconceito e a invisibilidade que muitas vezes afetam esses povos, e contribuir na defesa dos direitos à educação de qualidade para eles, ajudando a direcionar políticas públicas que garantam o acesso, a permanência e o sucesso escolar desses estudantes. Em primeiro momento o “Referencial Teórico, buscou dar embasamento, bem como auxiliar na contextualização de conceitos, percursos e desafios enfrentados, na busca de direito a Educação Escolar no Campo e para o Campo”. Entre estes desafios uma atenção especial ao processo de alfabetização e letramento, buscando compreender as formas de letramento nas práticas pedagógicas em prol das Escolas para o Campo; para finalizar o “Relato de Experiência” da professora “autora” desta pesquisa com intuito de contribuir com a construção de um projeto educacional que valorize a realidade, a cultura e os desafios dos povos do campo, e para uma educação mais justa e igualitária. A temática abordada parte das inquietações e experiências docentes da pesquisadora em uma escola do campo, no Município de Curvelo, região central, de Minas Gerais. Justifica-se também o desenvolvimento desta temática pelo desejo e necessidade da pesquisadora em conhecer melhor as questões sobre a Educação do Campo por meio de teorias críticas científicas. Para metodologia deste trabalho a técnica utilizada na pesquisa bibliográfica buscou um conhecimento mais aprofundado dos temas da Educação do Campo e dos Letramentos. Desse modo, especialistas na Educação do Campo como Caldart (2008/2009), Bezerra Neto (2016), Ribeiro (2000), Sá e Mesquita (2012), além de especialistas no assunto do Letramento, como Cosson (2014/2022), Soares (1998), Kleiman (1998) e Rojo (2009) foram fortes referenciais teóricos para este estudo. A visita à literatura destes autores deu embasamento para a pesquisa bibliográfica e contribuiu para escrita do relato de experiência da autora, devido ao fato de ter sido o processo de imersão da mesma nesse percurso da docência. Sendo assim, o presente texto reflete acerca do processo educativo das Escolas do Campo, destacando seu percurso e desafios, além de dar contribuições sobre os processos de letramento e alfabetização do Campo. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com os estudos sobre a essa modalidade de ensino colaborando com a valorização da identidade e a cultura desses povos, promovendo a justiça social e o desenvolvimento sustentável do campo.