Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo)
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Item Transtornos alimentares em crianças e adolescentes: qual é o papel da escola?(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-16) Martins, Elisângela Costa; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; http://lattes.cnpq.br/0404567835426303; http://lattes.cnpq.br/0360738227474104; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Silva, Adriano Gonçalves da; Silva, Jaqueline Maria da SilveiraOs transtornos alimentares são graves patologias psiquiátricas que alteram o comportamento alimentar e geram impactos nocivos na saúde da população mundial com alta taxa de mortalidade. Este trabalho investiga a atuação das instituições de ensino na prevenção dos transtornos alimentares, tema pouco abordado, visto que os distúrbios são frequentemente associados somente à área da saúde. É preciso transpor esse desafio, afinal a educação tem participação direta na formação do modo de ser e de viver dos indivíduos e possui ferramentas que podem agregar qualidade de vida e bem-estar à jornada humana, como os programas de intervenção primária. Eles têm se destacado dentre os planos de prevenção dos transtornos alimentares a partir da integração entre escola, canais de comunicação, família, governo e instituições da saúde para evitar o sofrimento (físico, psicológico e social) e o dispendioso tratamento dos transtornos. No entanto, depois de estabelecida a doença, as recomendações são outras, incluindo o apoio da família e a colaboração entre multiprofissionais com técnicas terapêuticas, como a nutricional, psicoterapêutica e farmacológica, para identificar e superar os diversos fatores etiológicos responsáveis pelo surgimento da doença. Esta pesquisa foi construída por meio de revisão bibliográfica, buscando evidências para o entendimento, a precaução e a recuperação dos distúrbios alimentares em variados âmbitos da existência humana, abarcando o cognitivo e o acadêmico.