Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo)
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Item A imitação da rosa, amor e laços de família narrativas de existência e identidade na literatura de Clarice Lispector(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024) Raspor, Mary Márcia Borba; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; http://lattes.cnpq.br/0404567835426303; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Leite, Marina Gonçalves; Guida, Mariana PereiraA monografia investiga a obra de Clarice Lispector, com foco na coletânea de contos Laços de Família, explorando temas como identidade, afeto e a complexidade das relações humanas. O estudo destaca três contos: “A Imitação da Rosa”, “Amor” e “Laços de Família”, visando compreender como Lispector aborda a psique feminina e as dinâmicas afetivas em suas personagens. A análise busca evidenciar as técnicas narrativas que a autora utiliza para expressar questões existenciais e emocionais, além de discutir o contexto histórico e cultural que influencia sua obra. Através de uma revisão bibliográfica, o trabalho também propõe uma discussão sobre a relevância de Lispector no cenário literário brasileiro e internacional, sua contribuição para debates contemporâneos sobre subjetividade e gênero, e como suas narrativas refletem e problematizam as normas sociais da época. A monografia reconhece Clarice Lispector como uma das principais vozes da literatura modernista, consolidando sua importância na análise literária e cultural, especialmente no que tange a representação da condição feminina e as complexas emoções de suas protagonistas.Item Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental e a possibilidade de uma escola sustentável(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-22) Santos, Iramila Soares dos; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; http://lattes.cnpq.br/0404567835426303; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Gonçalves, Marina Leite; Araujo, Sinay Santos Silva deEste trabalho, que aborda a Educação Ambiental sob a ótica de uma instituição sustentável, visa a examinar de que maneira essa temática pode ser integrada a Educação Infantil e quais práticas podem ser implementadas nas aulas durante o ano de 2025. O objetivo é desenvolver novas sugestões de atividades relacionadas à Educação Ambiental voltadas para a Sustentabilidade, buscando aplicar uma metodologia inovadora com a finalidade de educar cidadãos conscientes que possam atuar de forma proativa na construção de um futuro mais sustentável. Assim, esta pesquisa propõe uma análise do processo educacional formal, a partir de uma breve revisão ou investigação na literatura existente. A questão principal que orienta a pesquisa é: O que é necessário para que uma escola se torne sustentável? Quais práticas fortalecem a sustentabilidade escolar? Quais benefícios uma escola sustentável pode proporcionar à comunidade educacional? As sociedades estão constantemente transformando sua percepção e comportamento em relação à realidade, adotando uma cultura característica do ambiente urbano. O quadro teórico que fundamenta a pesquisa será construído com base nas literaturas sobre meio ambiente, Educação Ambiental e Sustentabilidade. Quanto à abordagem metodológica, a pesquisa se enquadra no tipo revisão bibliográfica, possibilitando a reflexão sobre a relevância e o impacto das práticas de Educação Ambiental na perspectiva de uma escola sustentável.Item Transtornos alimentares em crianças e adolescentes: qual é o papel da escola?(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-16) Martins, Elisângela Costa; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; http://lattes.cnpq.br/0404567835426303; http://lattes.cnpq.br/0360738227474104; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Silva, Adriano Gonçalves da; Silva, Jaqueline Maria da SilveiraOs transtornos alimentares são graves patologias psiquiátricas que alteram o comportamento alimentar e geram impactos nocivos na saúde da população mundial com alta taxa de mortalidade. Este trabalho investiga a atuação das instituições de ensino na prevenção dos transtornos alimentares, tema pouco abordado, visto que os distúrbios são frequentemente associados somente à área da saúde. É preciso transpor esse desafio, afinal a educação tem participação direta na formação do modo de ser e de viver dos indivíduos e possui ferramentas que podem agregar qualidade de vida e bem-estar à jornada humana, como os programas de intervenção primária. Eles têm se destacado dentre os planos de prevenção dos transtornos alimentares a partir da integração entre escola, canais de comunicação, família, governo e instituições da saúde para evitar o sofrimento (físico, psicológico e social) e o dispendioso tratamento dos transtornos. No entanto, depois de estabelecida a doença, as recomendações são outras, incluindo o apoio da família e a colaboração entre multiprofissionais com técnicas terapêuticas, como a nutricional, psicoterapêutica e farmacológica, para identificar e superar os diversos fatores etiológicos responsáveis pelo surgimento da doença. Esta pesquisa foi construída por meio de revisão bibliográfica, buscando evidências para o entendimento, a precaução e a recuperação dos distúrbios alimentares em variados âmbitos da existência humana, abarcando o cognitivo e o acadêmico.