Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo) por Autor "http://lattes.cnpq.br/0404567835426303"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A imitação da rosa, amor e laços de família narrativas de existência e identidade na literatura de Clarice Lispector(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024) Raspor, Mary Márcia Borba; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; http://lattes.cnpq.br/0404567835426303; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Leite, Marina Gonçalves; Guida, Mariana PereiraA monografia investiga a obra de Clarice Lispector, com foco na coletânea de contos Laços de Família, explorando temas como identidade, afeto e a complexidade das relações humanas. O estudo destaca três contos: “A Imitação da Rosa”, “Amor” e “Laços de Família”, visando compreender como Lispector aborda a psique feminina e as dinâmicas afetivas em suas personagens. A análise busca evidenciar as técnicas narrativas que a autora utiliza para expressar questões existenciais e emocionais, além de discutir o contexto histórico e cultural que influencia sua obra. Através de uma revisão bibliográfica, o trabalho também propõe uma discussão sobre a relevância de Lispector no cenário literário brasileiro e internacional, sua contribuição para debates contemporâneos sobre subjetividade e gênero, e como suas narrativas refletem e problematizam as normas sociais da época. A monografia reconhece Clarice Lispector como uma das principais vozes da literatura modernista, consolidando sua importância na análise literária e cultural, especialmente no que tange a representação da condição feminina e as complexas emoções de suas protagonistas.Item Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental e a possibilidade de uma escola sustentável(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-22) Santos, Iramila Soares dos; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; http://lattes.cnpq.br/0404567835426303; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Gonçalves, Marina Leite; Araujo, Sinay Santos Silva deEste trabalho, que aborda a Educação Ambiental sob a ótica de uma instituição sustentável, visa a examinar de que maneira essa temática pode ser integrada a Educação Infantil e quais práticas podem ser implementadas nas aulas durante o ano de 2025. O objetivo é desenvolver novas sugestões de atividades relacionadas à Educação Ambiental voltadas para a Sustentabilidade, buscando aplicar uma metodologia inovadora com a finalidade de educar cidadãos conscientes que possam atuar de forma proativa na construção de um futuro mais sustentável. Assim, esta pesquisa propõe uma análise do processo educacional formal, a partir de uma breve revisão ou investigação na literatura existente. A questão principal que orienta a pesquisa é: O que é necessário para que uma escola se torne sustentável? Quais práticas fortalecem a sustentabilidade escolar? Quais benefícios uma escola sustentável pode proporcionar à comunidade educacional? As sociedades estão constantemente transformando sua percepção e comportamento em relação à realidade, adotando uma cultura característica do ambiente urbano. O quadro teórico que fundamenta a pesquisa será construído com base nas literaturas sobre meio ambiente, Educação Ambiental e Sustentabilidade. Quanto à abordagem metodológica, a pesquisa se enquadra no tipo revisão bibliográfica, possibilitando a reflexão sobre a relevância e o impacto das práticas de Educação Ambiental na perspectiva de uma escola sustentável.