Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo)
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Navegando Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo) por Autor "http://lattes.cnpq.br/2251985181990578"
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Item A educação e o serviço social atrelados para a transformação social(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-05-15) Macedo, Camila Silveira; Resende, Adriano Valério; http://lattes.cnpq.br/2251985181990578; Resende, Adriano Valério; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Almeida, Regina Márcia Oliveira deO presente trabalho tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da discussão sobre a presença do Serviço Social na Educação, enquanto demanda crescente para os profissionais dessa área. Assim, a atuação dos assistentes sociais nas escolas tem produzindo significativos e desafiadores avanços, principalmente no que se refere à sua forma de inserção na Política Social da Educação. A partir de pesquisa bibliográfica, foi traçado um breve histórico do Serviço Social; sendo apresentadas as atribuições e competências conferidas ao profissional que deseja trabalhar na área e feito um resgate histórico explanando sobre a educação brasileira e a atuação do assistente social, especialmente no âmbito escolar. Concluiu-se pela importância do trabalho do assistente social junto aos alunos, à escola, à família e à comunidade visando buscar soluções que promovam a inclusão e a equidade nos âmbitos sociais e escolares.Item Psicologia e saúde mental na escola(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-23) Castro, Rafael Junio Faustino de; Resende, Adriano Valério; http://lattes.cnpq.br/2251985181990578; http://lattes.cnpq.br/0542672454785157; Resende, Adriano Valério; Barbosa, Gustavo Henrique; Silva, Jaqueline Maria da Silveira eDos vários temas que são discutidos e abordados atualmente, um dos mais desafiadores é a fragilidade da saúde mental em crianças e adolescentes. A adolescência é um período transitório, entre a infância e a vida adulta. Por outro lado, podemos entendê-la como um estágio dentro de um processo contínuo de desenvolvimento. Portanto, falar sobre saúde mental na escola parece ser algo fundamental na contemporaneidade. A principal questão suscitada, e com pretensão de ser respondida, foi como podemos correlacionar fenômenos aparentemente separados, saúde mental e educação, e, além disso, compreendermos como a escola pode ser vista como um espaço de manifestações de adoecimento mental, e paralelamente, poder ser um fator protetivo para as crianças e adolescentes que estejam apresentando algum sintoma de adoecimento mental. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica, consultando sites, artigos, dissertações e teses que abordaram diretamente o tema ou que trouxeram alguma perspectiva transversal. Desta feita, diante das inúmeras possibilidades de objetos de estudo a partir desse tema, objetivamos por delimitar, inicialmente, a relação histórica entre psicologia e educação. Posteriormente, apontamos como se dá a relação entre educação e a noção de saúde mental. E, por fim, especificamos dois tipos de transtornos mentais, quais sejam, ansiedade e depressão, e como eles podem ser compreendidos no ambiente escolar. Conclui-se, a partir da pesquisa, que ainda que tanto a psicologia educacional quanto o próprio campo da educação tenham passado por aperfeiçoamentos e melhoramentos, esses campos ainda apresentam contradições, ambiguidades e defasagens.