Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo)
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Navegando Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo) por Autor "http://lattes.cnpq.br/2490678209095559"
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Item Desafios e potencialidades do uso de metodologias de aprendizagem ativa direcionadas a pessoas com transtorno do espectro autista(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-25) Rodrigues, Rúbia Jacqueline Lopes; Silva, Juliana de Paula Sales; http://lattes.cnpq.br/7852612225879909; http://lattes.cnpq.br/2490678209095559; Silva, Juliana de Paula Sales; Silva, Adriano Gonçalves da; Silva, Jaqueline Maria da Silveira eEsta monografia investiga os desafios e as potencialidades do uso de metodologias de aprendizagem ativa na inclusão escolar de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa destacou a relevância de práticas pedagógicas inovadoras que promovem o protagonismo do aluno, superando as limitações do ensino tradicional e atendendo às necessidades específicas do TEA, como dificuldades na interação social e dificuldades por rotinas estruturadas. Baseado em revisão bibliográfica e na Filosofia da Educação de Cipriano Carlos Luckesi, explora estratégias como Aprendizagem Baseada em Projetos, Gamificação e tecnologias assistivas, evidenciando seu potencial para fomentar autonomia, engajamento e habilidades socioemocionais. No entanto, aponta barreiras como a falta de capacitação docente, infraestrutura tecnológica e resistência institucional à inclusão efetiva. O estudo enfatiza que a inclusão transcende a matrícula, exigindo ambientes acolhedores, formação contínua de professores e colaboração entre escola, família e comunidade. Os resultados sugerem que, com suporte adequado, as metodologias ativas podem transformar a experiência educacional de alunos com TEA, promovendo equidade e desenvolvimento integral. A pesquisa contribui para o debate sobre educação inclusiva, oferecendo subsídios teóricos e práticos para educadores e gestores, e reforça a necessidade de políticas públicas que priorizem a diversidade e a humanização do ensino, fomentando uma sociedade mais justa e empática. Assim, propõe um repensar das práticas pedagógicas para que se tornem ferramentas de aprendizagem expressiva e transformadora.