Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo)
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Navegando Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo) por Autor "http://lattes.cnpq.br/4910918320204632"
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Item A influência das histórias em quadrinhos dos clássicos literários na formação de leitores no ensino fundamental II: uma vivência em sala de aula(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-24) Gonçalves, Tatiane Corrêa; Gonçalves, Marina Leite; http://lattes.cnpq.br/4910918320204632; Gonçalves, Marina Leite; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Araujo, Sinay Santos Silva deO foco do presente estudo é a influência das histórias em quadrinhos dos clássicos literários na formação de leitores no ensino fundamental II: uma vivência em sala de aula; e as possibilidades de incentivo de sua leitura. Entende-se que nas aulas de Língua Portuguesa, muito além de estudos linguísticos, os alunos do ensino fundamental básico devem aprender a ler, interpretar, produzir e reconhecer textos literários. Porém, em muitos casos, são exigidas leituras cansativas ou incompreensíveis, segundo os alunos. Para incitar a leitura, a imaginação e ampliar o conhecimento dos estudantes, várias obras clássicas têm sido republicadas em forma de quadrinhos ou reescritas com uma linguagem atual. É o caso do romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, que foi publicado como história em quadrinhos por Rodrigo Rosa e Ivan Jaf; de A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, que virou versão adaptada em quadrinhos e foi publicada por Maria Sônia Barbosa e Sebastião Seabra; bem como de Dom Quixote de Miguel de Cervantes, que foi adaptado por Philippe Chanoinat e Dijan, David Pellet, dentre várias outras obras adaptadas. A escolha do tema se deu pelo interesse em descobrir como os alunos e professores podem se relacionar com esses novos clássicos e como o professor de língua portuguesa pode utilizá-los em sua prática com os objetivos de motivar, instigar, ampliar o conhecimento dos alunos e fazê-los conhecer os clássicos de forma atrativa, atual e divertida. A pesquisa tem caráter bibliográfico, qualitativo e exploratório, resultante de um levantamento de projeto de leitura que utilizou os quadrinhos na formação de leitores e objetiva refletir sobre a prática de leitura no ensino fundamental II, utilizando as Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso pedagógico no processo de formação do leitor. Essa pesquisa confirma a hipótese de que a história em quadrinhos é um recurso muito eficiente como incentivo à leitura, além de um importante auxiliar no ensino, contribuindo para a formação de leitores mais competentes e críticos. Por se tratar de um tema importante para o desenvolvimento dos estudantes e também professores, foi essencial analisar as teorias de alguns estudiosos em relação a prática de utilização das HQs na unidade de ensino, principalmente, o modo como é utilizada, visto que o trabalho com gêneros textuais, em especial o gênero Histórias em Quadrinhos, pode auxiliar os docentes, direcionando as práticas pedagógicas com vistas à formação de leitores mais críticos, autônomos e mais proficientes.Item Os desafios da docência na escola do campo: entre o debate teórico e a experiência docente(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-30) Carvalho, Denise Silva de; Gonçalves, Marina Leite; http://lattes.cnpq.br/4910918320204632; Gonçalves, Marina Leite; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Araujo, Sinay Santos Silva deEste trabalho intitulado “Os Desafios da Docência na Escola do Campo: Entre o Debate Teórico e a Experiência Docente” tem como objetivo dar visibilidade aos desafios e às conquistas da educação para o campo, combatendo o preconceito e a invisibilidade que muitas vezes afetam esses povos, e contribuir na defesa dos direitos à educação de qualidade para eles, ajudando a direcionar políticas públicas que garantam o acesso, a permanência e o sucesso escolar desses estudantes. Em primeiro momento o “Referencial Teórico, buscou dar embasamento, bem como auxiliar na contextualização de conceitos, percursos e desafios enfrentados, na busca de direito a Educação Escolar no Campo e para o Campo”. Entre estes desafios uma atenção especial ao processo de alfabetização e letramento, buscando compreender as formas de letramento nas práticas pedagógicas em prol das Escolas para o Campo; para finalizar o “Relato de Experiência” da professora “autora” desta pesquisa com intuito de contribuir com a construção de um projeto educacional que valorize a realidade, a cultura e os desafios dos povos do campo, e para uma educação mais justa e igualitária. A temática abordada parte das inquietações e experiências docentes da pesquisadora em uma escola do campo, no Município de Curvelo, região central, de Minas Gerais. Justifica-se também o desenvolvimento desta temática pelo desejo e necessidade da pesquisadora em conhecer melhor as questões sobre a Educação do Campo por meio de teorias críticas científicas. Para metodologia deste trabalho a técnica utilizada na pesquisa bibliográfica buscou um conhecimento mais aprofundado dos temas da Educação do Campo e dos Letramentos. Desse modo, especialistas na Educação do Campo como Caldart (2008/2009), Bezerra Neto (2016), Ribeiro (2000), Sá e Mesquita (2012), além de especialistas no assunto do Letramento, como Cosson (2014/2022), Soares (1998), Kleiman (1998) e Rojo (2009) foram fortes referenciais teóricos para este estudo. A visita à literatura destes autores deu embasamento para a pesquisa bibliográfica e contribuiu para escrita do relato de experiência da autora, devido ao fato de ter sido o processo de imersão da mesma nesse percurso da docência. Sendo assim, o presente texto reflete acerca do processo educativo das Escolas do Campo, destacando seu percurso e desafios, além de dar contribuições sobre os processos de letramento e alfabetização do Campo. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com os estudos sobre a essa modalidade de ensino colaborando com a valorização da identidade e a cultura desses povos, promovendo a justiça social e o desenvolvimento sustentável do campo.