Dissertações e Teses (Mestrado e Doutorado)
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Esta coleção reúne as teses de doutorado e dissertações de mestrado desenvolvidas por nossos alunos de pós-graduação. Estes documentos são resultado de pesquisas rigorosas e inovadoras, muitas vezes trazendo contribuições significativas para a ciência e a tecnologia.
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Navegando Dissertações e Teses (Mestrado e Doutorado) por Autor "Aguiar, Fernanda Godinho de Souza"
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Item A educação profissional abordada em escritos de Fernando de Azevedo (1894-1974)(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-20) Aguiar, Fernanda Godinho de Souza; Pedrosa, José Geraldo; http://lattes.cnpq.br/7103107947957772; José Geraldo Pedrosa; Irlen Antônio Gonçalves; Olívia de Morais de Medeiros NetaEsta dissertação tem como foco as abordagens sobre a educação profissional e técnica em escritos de Fernando de Azevedo publicados em língua portuguesa. A pesquisa apresenta a trajetória profissional de Fernando de Azevedo, evidenciando suas principais atuações na educação brasileira. As obras escritas por Fernando de Azevedo foram separadas e categorizadas, em virtude da variedade de seu repertório temático. As fontes primárias de pesquisa foram constituídas por duas de suas obras, A educação pública em São Paulo: problemas e discussões (1937) e A cultura brasileira (1943). Algumas questões foram propostas no sentido de nortear a pesquisa: quais as elaborações sobre educação e trabalho?; e quais as abordagens sobre a educação profissional e seu lugar no sistema nacional de educação? Nesse sentido buscou-se analisar as elaborações sobre escola e trabalho, educação para o trabalho e educação profissional e técnica nos escritos de Fernando de Azevedo no período de 1926 a 1943. Em relação ao método, o material foi analisado sob a perspectiva documental e bibliográfica. Em relação ao tratamento das fontes, as referências foram a história dos intelectuais e a análise do discurso. Sobre a história dos intelectuais, a referência foi Jean-François Sirinelli. As referências da análise do discurso foram provenientes de Eni Puccinelli Orlandi. A pesquisa também se referenciou na noção de intelectual mediador, posta por Ângela de Castro Gomes e Patrícia Santos Hansen. Fernando de Azevedo, na perspectiva de Sirinelli (2003), foi um intelectual da educação engajado com o processo de formação de um sistema nacional de ensino. A trajetória de Fernando de Azevedo demonstra a intensa participação como homem público, em cargos, em movimentos, associações, escrevendo para jornais. Os resultados obtidos demonstram que a educação profissional ocupou espaço significativo no repertório de elaborações educacionais de Fernando de Azevedo nos dois livros consultados nesta pesquisa. Fernando de Azevedo situava a educação profissional num horizonte de expectativas que combinava a indústria e o urbano como locus da vida moderna.