Dissertações e Teses (Mestrado e Doutorado)
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Esta coleção reúne as teses de doutorado e dissertações de mestrado desenvolvidas por nossos alunos de pós-graduação. Estes documentos são resultado de pesquisas rigorosas e inovadoras, muitas vezes trazendo contribuições significativas para a ciência e a tecnologia.
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Item A (des)construção de estereótipos no ensino de língua estrangeira : uma análise dos aspectos culturais brasileiros em livros didáticos de inglês(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-08-21) Antonio, Fernanda da Silva; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/6890505178731352; Silva, Renato Caixeta da; Sobrinho, Jerônimo Coura; Miller, Inés Kayon de; Parreiras, Vicente AguimarA presente dissertação trata acerca do ensino de língua estrangeira considerando aspectos culturais brasileiros, analisando como esses aspectos foram abordados nos LD Alive high e American Big Picture, sob o aspecto da (des)construção de estereótipos com base em teorias e na opinião dos alunos, ou seja, usuários do LD. Através de aspectos linguísticos, imagéticos e culturais, analisou-se como os fatores língua, cultura e estereótipos nos LD para ensino de língua inglesa se tangenciam com a fundamentação teórica, que permeia o ensino de língua estrangeiras considerando cultura, letramento crítico e visual, a formação de cidadã e ética. O enfoque se dá na relação do LD quanto à exploração das questões culturais e a presença de estereótipos relacionados ao Brasil. Como os voluntários são brasileiros, a dissertação buscou observar a percepção do aluno quanto à abordagem da cultura de seu país, se a considera estereotipada ou não e, ainda, a opinião dele quanto aos LD no que se refere à oportunidade de criticidade quanto aos aspectos culturais, observando, assim, a interferência dos LD nessa possível (des)construção de estereótipos culturais. Este estudo, de cunho qualitativo, analisou a percepção de 113 voluntários através de questionários acerca de duas coleções de livros didáticos de inglês. Estes livros são usados em duas instituições diferentes de Ensino Médio localizados em Minas Gerais. A partir da análise das coleções observou-se que houve a apresentação cultural de nacionalidades variadas, sendo as dos países anglófonos as mais marcantes nas duas coleções. Quanto à cultura brasileira o livro Alive High dá um destaque mais proeminente e abrangente em relação ao American Big Picture, que, apesar de apresentar a cultura brasileira, o faz de forma menos ampla. Esta dissertação, além de evidenciar a importância de estudos acerca da cultura no ensino de língua estrangeira, identifica que alguns alunos possuem uma certa visão estereotipada da representação de sua nacionalidade, mesmo que não constatado na coleção, ratificando, desta forma, a necessidade de dar voz ao aluno. Outras questões foram suscitadas a partir deste estudo, podendo esta dissertação incitar investigações futuras.Item A ação docente em tempos de pandemia: o uso das ferramentas digitais em práticas de ensino fundamentadas em modelagem(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-06-10) Sousa, Rana Rose Rico Martins Borges de; Ferry, Alexandre da Silva; Nagem, Ronaldo Luiz; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; http://lattes.cnpq.br/6492139842223717; Ferry, Alexandre da Silva; Nagem, Ronaldo Luiz; Feu, Weber Hanry Morais e; Nagem, Ronaldo LuizNo contexto do ensino remoto, o objetivo geral da nossa pesquisa consiste em analisar práticas de ensino fundamentadas em modelagem, mediadas por ferramentas digitais. Especificamente, analisam-se sequências didáticas planejadas e conduzidas por professores de Física da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) durante o período do ensino remoto emergencial, com foco em práticas de ensino nas quais houve o uso ou construção de modelos associados ao emprego de recursos tecnológicos da informação e da comunicação. No intuito de compreender os processos de construção e compartilhamento de significados mediados pela integração desses recursos,foram traçadas três etapas de trabalho: (1ª)Trazer à luz as tecnologias educacionais disponíveis até a iminência da pandemia da COVID-19 por meio de uma revisão na literatura; (2ª) Identificar episódios de ensino nos quais o participante da pesquisa modelou entidades de interesse científico mediadas por ferramentas digitais, o que foi possível por meio de uma observação não participante; (3ª) Descrever e analisar esses episódios de ensino orientados pela Teoria da Ação Mediada. A análise evidencia que as ações de ensino do participante da pesquisa foram moldadas por fatores do momento histórico pandêmico, por orientações da instituição de ensino na qual ocorreu a observação das aulas e pelas ferramentas disponibilizadas pela cultura digital, revelando diferentes estratégias de ensino, adoção de novas ferramentas de trabalho e o abandono de outras. Além disso, as tecnologias digitais empregadas em ações de modelagem de entidades de interesse do Ensino de Física possibilitaram o ensino por um lado, mas apresentaram limitações por outro e, diante disso, o participante de pesquisa recorre ao seu uso coordenado com outras tecnologias.Item A afetividade na educação: uma abordagem neurocientífica na formação docente(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-17) Mendes, Cinthia Paolla Rodrigues; Costa, Maria Adélia da; http://lattes.cnpq.br/9187464228520381; http://lattes.cnpq.br/9351491314737425; Costa, Maria Adélia da; Barbosa, Thania Aparecida Gomes da Silva; Coutinho, Eduardo Henrique LacerdaEssa dissertação é fruto de uma pesquisa vinculada à Linha II – Processos Formativos em Educação Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Possui como objetivo geral conhecer, por meio de uma abordagem neurocientífica, como a percepção das manifestações afetivas em sala de aula pode contribuir para o desenvolvimento profissional de professores em formação. Trata-se de uma pesquisa empírica de aspecto qualitativo, associando revisão de literatura e trabalho de campo, sendo o objeto de estudo os alunos do curso de formação docente do CEFET-MG. A coleta de dados deu-se por meio de aplicação de questionários e realização de grupo focal. O embasamento teórico foi sustentado em autores que, ao longo dos anos, contribuem na discussão que aproxima afeto da educação, a saber: Wallon (1971), Piaget (1997), Vygotsky (1991), Relvas (2011), Damásio (2004), Cosenza e Guerra (2011) entre outros abordados neste estudo. Esses autores esclarecem que educar não é tarefa fácil e que a afetividade é uma aliada no processo de aprender. Este estudo evidenciou que para a neurociência cognitiva, a aprendizagem é a chave do progresso e do desenvolvimento da educação moderna, o que implica na necessidade de orientar professores no seu processo formativo de forma efetiva, encorajandoos a conhecer o cérebro humano com as suas interfaces no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, os estudos das bases afetivas relacionadas ao desenvolvimento intelectual do indivíduo, propõem que cabe aos professores observar as emoções momentâneas de seus alunos, a fim de buscar o estabelecimento de uma afetividade positiva entre os sujeitos, porque isso favorece o aprendizado. Merece destaque a riqueza das experiências narradas pelos alunos (futuros professores), não permitindo restarem dúvidas de que reconhecem a afetividade estabelecida na relação professor - aluno como bastante significativa, sugerindo que o sistema de ensino repense as suas metodologias para torná-las mais apelativas e desafiadoras, a fim de tornar os educandos mais preparados para vida futura, em que naturalmente se incluirá o viver a cidadania.Item A alfabetização tecnológica na educação profissional técnica de nível médio: um estudo com coordenadores(as) de cursos técnicos integrados do CEFET-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-04-11) Martins, Sidney Pires; Guimarães, Ailton Vitor; http://lattes.cnpq.br/0614048325379729; http://lattes.cnpq.br/7184487226482528; Guimarães, Ailton Vitor; Ramos, Ivo de Jesus; Mello, Rita Márcia Andrade Vaz deEsta pesquisa versa sobre o fenômeno Alfabetização Tecnológica (AT) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio. A pesquisa foi realizada com coordenadores(as) dos cursos técnicos integrados do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), em duas das unidades. O objetivo desta investigação é compreender a AT por meio dos processos formativos implementados pelos(as) professores(as) a partir das percepções dos(as) coordenadores(as) investigados. Compreender como tais indivíduos concebem o conceito de AT se faz necessário em uma sociedade que está cada vez mais conectada com as ferramentas digitais. Paralelamente, o uso crítico e reflexivo dessas ferramentas possibilitará o desenvolvimento de processos educativos efetivos que poderão auxiliar na discussão de diversas situações-problema que emergem cotidianamente da sociedade. Desse modo, além de investigar as concepções de AT, serão discutidas as contribuições dos contextos profissionais para a consolidação dessa reflexão; as possíveis práticas pedagógicas que utilizam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); e limites e potencialidades que possam existir no contexto investigativo para uma formação que abarque a inclusão das tecnologias nos contextos da Educação Profissional e Tecnológica. O percurso metodológico será qualitativo, pois permite valorizar todas as vozes dos investigados. Como percurso analítico, usar-se-á a Análise Textual Discursiva (ATD). A ATD permite desvelar novos fenômenos de pesquisa a partir de um processo de unitarização-categorização-descrição de metatextos sobre uma determinada temática investigativa. O processo de análise dos dados – denominado corpus – está permeado por contribuições fenomenológicas que podem propiciar o emergir de novos horizontes compreensivos sobre a questão de pesquisa. Assim, esse processo descritivo-interpretativo faz com que o pesquisador assuma a posição de tradutor-intérprete dos dados, de modo que possamos responder efetivamente uma determinada lacuna investigativa. O perfil dos entrevistados evidencia que eles possuem ampla experiência docente, todos possuem uma formação de pós-graduação e uma formação em áreas técnicas, o que exige uma atualização constante na área pedagógica para que as práticas de ensino não sejam influenciadas pelo conhecimento adquirido somente pela prática, interação com o meio e suas percepções individuais. Além disso, destaca-se que o cenário pandêmico influenciou a dinâmica do CEFET-MG, afetando o uso das tecnologias, apesar de uma certa resistência tecnológica aparente por parte dos entrevistados(as). Por fim, o movimento descritivo do metatexto evidenciou que ser alfabetizado tecnologicamente deve: perpassar pelo uso das ferramentas digitais; interagir com as mídias sociais; ter conhecimentos teóricos e cultivar relações com a Ciência. Assim, há uma tentativa em construir aportes que permitam alfabetizar por meio das tecnologias os discentes da instituição. No entanto, os docentes entrevistados demonstraram compreensão da temática, afirmando a necessidade de um programa de desenvolvimento profissional contínuo e aprofundado, o qual enfatize o debate crítico sobre tecnologias. Ainda, há um forte apelo à instrumentalização das tecnologias que precisa ser discutido, e os saberes teóricos – apesar de terem emergido da pesquisa – são praticamente inexistentes. Já em relação às conexões com a Ciência, a categoria aparece, mas não há menção de quais práticas pedagógicas são implementadas e que podem proporcionar uma conexão entre tecnologias e conhecimentos científicos. Nesse sentido, urge a necessidade de espaços de formação voltados para o uso das tecnologias a partir das demandas atuais e uma discussão que uma teoria e prática na busca por compreender quais as contribuições na formação dos estudantes, em uma sociedade cada vez mais informatizada.Item A aplicação do Building Information Modeling (BIM) na quantificação de resíduos de demolição(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-08-30) Yun, George; Rodrigues, Conrado de Souza; http://lattes.cnpq.br/205393419687862; http://lattes.cnpq.br/4003738886209822; Rodrigues, Conrado de Souza ; Azevedo, Rogério Cabral de ; Ely, Daniela Matschulat ; Ghavami, KnosrowAo analisar o ciclo de vida dos edifícios, a maioria dos resíduos corresponde ao estágio de demolição, sendo crucial a sua quantificação para uma gestão eficiente. Com foco no contexto do município de Belo Horizonte, identifica-se um ativo mercado secundário de materiais de demolição, embora seja predominantemente decorrente de uma "desconstrução rudimentar". O uso de ferramentas computacionais que podem ser combinadas com sistemas como a tecnologia Building Information Modeling (BIM) pode melhorar a estimativa de resíduos de demolição (RD), levando a uma informação mais precisa, crucial para um melhor gerenciamento de resíduos. O uso do BIM para atingir esse objetivo pode promover um ambiente mais colaborativo em todo o processo de gerenciamento de resíduos, pois é baseado no fluxo de informações integradas nos diferentes estágios de um processo para resolver os problemas de RD no final da vida dos edifícios. Esta dissertação apresenta uma revisão da literatura dos modelos para quantificação de RD. Com base nisso, uma aplicação do BIM para a determinação volumétrica de RD é desenvolvida. O software Autodesk Revit foi utilizado para a modelagem em 3D das 13 edificações antes da demolição, gerando as estimativas volumétricas de RD. Os valores foram comparados com as estimativas de volumes de RD resultantes da aplicação do método de visita indireta (MVI) e os volumes licenciados pelo município de Belo Horizonte (PBH). A principal característica utilizada do software Revit é o Quantity Take-off (QTO), que corresponde à extração automática de quantidades de um determinado projeto. Ao comparar o QTO com o MVI e os cálculos fornecidos pela PBH, numerosas incertezas justificam as significativas diferenças entre as estimativas de volume de RD, mas os resultados demonstram que o QTO minimiza os erros em relação a quantificação baseada em projetos 2D. Além disso, proporciona numerosos ganhos de produtividade, transparência e assertividade.Item A aplicação do efeito de espaçamento na educação a distância: estudo de caso de um curso técnico no CEFET-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-02-10) Aguiar, Fabiane Angélica de; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; http://lattes.cnpq.br/0884796943105882; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; Costa, Maria Adélia da; Elias, Gustavo AlcântaraNos últimos anos, o Governo Federal brasileiro vem buscando ampliar o acesso à educação no país, com o aumento da oferta de carga horária por meio da educação a distância. No entanto, apesar de seu crescimento, o Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil do ano de 2016 (Censo EaD.BR 2016) revela que os indicadores de qualidade mostram que há uma necessidade em melhorar o desempenho dos alunos, e que tal necessidade esbarra em vários fatores, sendo o principal desafio a inovação em abordagens pedagógicas. Áreas tais como as Neurociências e a Psicologia Experimental tem se dedicado a buscar compreender o processo de aprendizagem, e a memória é um importante fator nesse processo. Assim, o esquecimento é algo indesejável e que deve ser minimizado através de revisões ou repetições espaçadas: o efeito de espaçamento. A partir de tais apontamentos, chega-se à questão da aplicação do efeito de espaçamento na EaD. O objetivo geral da presente dissertação, então, foi analisar o desenho instrucional do curso de Informática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio a distância (EPTNM-EaD) do CEFET-MG, a fim de identificar a presença do efeito de espaçamento nas atividades de revisão das diversas disciplinas do curso. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se uma metodologia de pesquisa com natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, por meio da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: na 1" etapa, realizou-se um levantamento bibliográfico do aporte teórico subjacente ao tema. Na 2ª etapa, realizou-se a observação online não participativa das dinâmicas de interação e postagens realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, a fim de levantar as atividades pedagógicas de revisão disponíveis no curso de Informática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio a distância (EPTNM-EaD) do CEFET-MG. Na 3ª etapa, as atividades pedagógicas de revisão disponíveis no curso em questão foram verificadas uma a uma, levando em consideração a frequência com que apareciam, a fim de entender se atendiam aos preceitos do Efeito de Espaçamento. Na 4° etapa, a fim de verificar a percepção do corpo pedagógico sobre o efeito de espaçamento, foi aplicado um questionário. Como última etapa da pesquisa, apontou-se quais recursos são mais utilizados para revisões de conteúdo, comparando-os com aqueles selecionados pelos docentes na seção quatro do questionário online. Os resultados encontrados permitiram concluir que há a ocorrência do efeito de espaçamento nas atividades de revisão presentes no módulo observado, embora não sejam todos os docentes que conheçam o conceito. Foi permitido verificar também que as atividades de revisão utilizadas eram divididas em implícitas ou explícitas, e controladas e não-controladas. Por fim, também notou-se que os recursos didáticos utilizados, em sua maioria, apresentavam baixa interatividade e que no AVA as interações foram quase inexistentes.Item A aprendizagem humana na era da aprendizagem de máquina: fronteiras entre a hermenêutica de um ser de cultura e o processamento da linguagem humana pela inteligência artificial(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-24) Rodrigues, Bruno Alves; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/6754011091888190; Brandão, Cláudio Mascarenhas; Arruda, Kátia Magalhães; Delgado, Maurício Godinho; Ribeiro, Luiz AntônioA presente pesquisa se propõe a instigar reflexões acerca das consequências do processamento massivo da linguagem humana pelo mecanismo de aprendizagem de máquina, desvendando-se os impactos dessa realidade na própria experiência formadora da cultura e do ser de cultura (aprendizagem humana). Com marco teórico assentado na antropologia e na hermenêutica filosóficas, apontaremos os limites da dimensão analítica da linguagem, indicando a fronteira da pretensão de se replicar a cognição humana por meio da semiótica computacional e explorando o conteúdo ético e intersubjetivo ínsito à práxis de uma substancial aprendizagem humana, metafisicamente reservada ao ser de cultura. As pessoas se autoproduzem na linguagem, ao tempo em que dialeticamente produzem a própria linguagem; ao conteúdo axiológico da hermenêutica, de representação do valor verdade, tal qual inferido por seres livres e iguais, atrela-se o conteúdo antropológico, por meio do qual a pessoa humana se afirma livre, se define na cultura ao tempo em que define a própria cultura. Enquanto a aprendizagem de máquina sempre será reduzível à sua heurística conexionista, apta a promover predições a partir de conjugações estruturais de padrões identificados em big data, a tanto se distancia a complexidade da aprendizagem humana, cuja formação atrela-se à dialética histórico especulativa, uma inerência à condição do ser dotado de intencionalidade moral.Item A arte de ilustrar: concepções e processos de criação de Marilda Castanha e Anna Cunha para livros ilustrados(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-07-12) Ornelas, Brígida Mattos; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/0562211574372324; Farias, Fabíola Ribeiro; Moreira, Paula Renata MeloA ilustração como expressão, exercendo seu propósito de comunicar visualmente, segue um modo específico de processo e criação. E pelo fato de esse modo constituir-se a partir de uma interpretação, revela marcas de subjetividade daquilo que é percebido e sentido por quem ilustra. Considerando que essa interpretação parte de um texto verbal, sua apropriação pelo ilustrador ocorre impregnada de experiências, memórias e conhecimentos, em que o sujeito transforma, acrescenta e traduz uma linguagem em outra. Neste trabalho, investigamos como se dá a concepção de ilustrações para livros ilustrados, a partir do texto de outro autor, tendo como objeto de pesquisa o trabalho ilustrativo de Marilda Castanha e Anna Cunha, e suas respectivas obras, Bárbara e Agora Pode Chover. A pesquisa desenvolvida com base em uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório, envolve um levantamento bibliográfico, sobretudo a respeito da ilustração e do livro ilustrado; e uma entrevista semiestruturada com as ilustradoras, a respeito de suas concepções e processos de criação. Por fim, em profundidade das análises, apresentamos o percurso criativo realizado nas obras e quais foram os desafios na interpretação e tradução para a concepção das ilustrações a partir do texto de outro escritor.Item A atuação do enfermeiro docente sob a ótica da inclusão: um olhar a partir de Foucault(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-12-15) Magalhães, Bruna do Nascimento; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; http://lattes.cnpq.br/4394909610218215; http://lattes.cnpq.br/2005252337857348; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; Ferry, Alexandre da Silva; Bartho, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro; Milanez, NiltonFrente ao aumento do ingresso de Pessoas com Deficiência (PcD) nos cursos técnicos subsequentes da Rede Técnica Federal, em especial, no curso Técnico em Enfermagem, a presente dissertação, inserida na linha de pesquisa Processos Formativos na Educação Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerias, se propõe a problematizar a atuação do enfermeiro-docente perante os processos inclusivos no curso Técnico em Enfermagem. A investigação aqui proposta nasce da inquietação em observar a crescente procura da PcD pelo referido curso e as limitações impostas aos enfermeiros-docentes para o atendimento a esse público, ora por uma formação que prima pela prática clínico-assistencialista, ora por uma ausência formativa em práticas pedagógicas e inclusivas. A partir desses apontamentos, tecemos a seguinte questão norteadora: como os enfermeiros-docentes dos cursos Técnicos em Enfermagem da Rede Federal de Educação Tecnológica do Sudeste de Minas Gerais estão lidando com o processo de inclusão de alunos considerados PcD? Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como enfermeiros-docentes dessa Rede Federal atuam na inclusão da PcD no que tange às práticas e aos saberes inclusivos no contexto de ensino/aprendizagem dos cursos Técnicos em Enfermagem. Como objetivos específicos, elencamos: 1) levantar, por meio do método arqueogenealógico de Foucault, como foram e são construídos os discursos sobre a Pessoa com Deficiência; 2) lançar um novo olhar sobre o currículo que norteia a formação em enfermagem no que tange a questões relativas à inclusão e às implicações no dia a dia da sala de aula; 3) analisar discursivamente os questionários coletados, rastreando como os enfermeiros-docentes-participantes realizam (ou não) práticas inclusivas visando à permanência de alunos PcD no curso de enfermagem; 4) problematizar questões relativas à inclusão/exclusão em cursos Técnicos de Enfermagem, com base nos estudos teórico-metodológicos elencados e na análise do corpus. Como arcabouço teórico-metodológico, optamos pela Análise do Discurso de linha francesa e pelas seguintes ferramentas conceituais foucaultianas: governamentalidade, biopoder e biopolítica. Com base nas análises empreendidas, observamos a presença de práticas discursivas e não discursivas atreladas ao governo da vida, nas/pelas quais fica evidente a presença da biopolítica e da governamentalidade nos dizeres dos participantes. Dessa maneira, visualiza-se uma inclusão envolta por uma arte de governar típica do neoliberalismo. Contudo, apesar de os discursos dos enfermeiros-docentes-participantes estarem inseridos em uma racionalidade neoliberal, eles reconhecem a importância da inclusão no contexto do ensino Técnico em Enfermagem, conseguem identificar as dificuldades enfrentadas nesse processo e apontam opções de minimização de obstáculos. Ou seja, há pequenas ações de resistência, por exemplo, via o entendimento da Educação Profissional Técnica como uma possibilidade para uma inclusão real por meio dos princípios da onnilateralidade e da integralidade.Item A atuação do observatório social no monitoramento das compras públicas em tempos de pandemia da Covid-19: estudo de caso em um município mineiro(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-05-17) Araújo, Gilson Luiz de; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; http://lattes.cnpq.br/3836203930867479; http://lattes.cnpq.br/5704787554735919; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; Mesquita, Daniel Leite; Oliveira, Virgílio Cézar da Silva eNo cenário da pandemia de Covid-19, as compras públicas se mostraram imprescindíveis para salvar vidas. No Brasil, devido à necessidade de simplificar e agilizar os processos para se obter celeridade nas aquisições de combate ao coronavírus, foram implementadas inovações na legislação de licitações e contratações públicas. Na vigência do estado de calamidade pública, os gestores puderam decidir, justificadamente, pela dispensa de licitação, o que, por outro lado, poderia facilitar o desvio de recursos públicos. Diante disso, evidencia-se a importância do monitoramento dos gastos pela sociedade nas aquisições e contratações públicas. Neste sentido, entende-se que a entidade Observatório Social (OS) pode contribuir no processo decisório, promovendo uma governança pública norteada pelos valores de ética, clareza e integridade no cumprimento de obrigações e responsabilidade ao se prestar contas. Nesta dissertação, questionou-se como se desenvolveu a atuação do OS no monitoramento das compras públicas de um município mineiro em tempos de pandemia da Covid-19. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi compreender a atuação do OS no monitoramento das compras públicas de um ente político municipal no enfrentamento do coronavírus. O estudo teve como objetivos específicos: 1) caracterizar as compras públicas no combate da Covid-19; 2) verificar o cumprimento dos requisitos legais nas dispensas de licitação; 3) descrever a atuação do OS no monitoramento das compras públicas; e 4) analisar as implicações da atuação do OS na tomada de decisões dos gestores públicos. Para realização do estudo, foi adotada uma pesquisa qualitativa e descritiva, tendo por arcabouço as teorias da decisão de Simon e da governança pública. Os dados foram coletados por meio de documentos e relatórios no portal da prefeitura e outros sítios, observação participante e entrevistas. Para a organização dos dados, foi elaborada planilha de mapeamento e checklist, gráficos e tabelas. A interpretação das entrevistas foi tratada por meio de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a maioria dos fornecedores não é do município investigado, que os dados no Portal da Transparência e no sítio da prefeitura foram apresentados de forma sintética e não apresentavam informações detalhadas de dispensa de licitações. Constatou-se que o OS atuou no monitoramento das compras públicas, questionando sobre o destino dos gastos, investigando os fornecedores envolvidos, recomendando a modalidade de pregão eletrônico e contribuindo para a prevenção de irregularidades. Concluiu-se que sua atuação impactou direta e indiretamente nas decisões dos gestores públicos, uma vez que o OS tem disseminado os valores de accountability, compliance e transparência na gestão municipal.Item A busca do outro na arte: autoria e participação na obra de Rivane Neuenschwander(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-05-29) Teixeira, Liliane Monteiro; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/6235953863917694; Silva, Rogério Barbosa da; Moreira, Renata; Adverse, Angélica; Moreira, WagnerNa arte contemporânea, questões relacionadas à autoria se alteraram. Não se referem mais unicamente a criações individualistas e sim, encontram-se inseridas num contexto cultural amplo e coletivo de interação com a participação de outros autores. Tendo em vista a obra da artista visual Rivane Neuenschwander e considerando as relações de autoria existentes na sua obra, pretende-se entender, efetivamente, como ocorre à participação e a recepção do outro, ora coautor ou cocriador, no que se refere à tríade autor-obra-espectador na pós-modernidade. Procura-se assimilar quais as conexões possíveis e como se dá a busca do outro na obra da artista, sendo que esta se apropria de materialidades cotidianas e revisita diversas linguagens artísticas. Sua obra se encontra inserida numa nova rede de trocas, relações e significações, no contraponto do individual com o coletivo. Para tanto utilizar-se-á para compreender a autoria na pós-modernidade os pensadores Foucault e Barthes. No que se refere à teoria da recepção, Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, bem como a estética relacional de Nicolas Borriaud. Os conceitos de rizoma, acontecimento e diferença de Gilles Deleuze e Felix Guattari também serão utilizados para a melhor compreensão dos projetos artísticos de Rivane. Espera-se com esta dissertação suscitar novos olhares e novos saberes em relação à participação, à recepção, à interatividade, à coletividade e à autoria na arte contemporânea.Item A capacitação profissional do policial civil na modalidade EaD: estudo sobre as experiências em curso na Polícia Civil de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-10-26) Santos, Danielle de Cássia Soares; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; http://lattes.cnpq.br/0606386664189533; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; Giffoni, Iomara Albuquerque; Mattar Neto, João AugustoA capacitação profissional é fundamental para que os policiais desempenhem um trabalho de qualidade e alcancem melhores resultados em suas áreas de atuação. Considerando as demandas da sociedade e a necessidade dos policiais se atualizarem constantemente, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol-MG), oferece, desde 2017, cursos na Educação a Distância (EaD). Acredita-se que a EaD é uma ótima opção para quem tem restrições de tempo, distância ou prefere um estudo flexível, pois permite o aprimoramento profissional de forma conveniente e sem comprometer as atividades pessoais e profissionais, além de ampliar o acesso à qualificação. Diante disso, considerando que a capacitação profissional deve ser contínua, permanente e focada na boa qualidade da formação, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como tem ocorrido o processo de capacitação na EaD da Acadepol-MG, diante do desafio de ensinar a distância. No Referencial Teórico, foram abordadas: a Educação Profissional e Tecnológica, a EaD, a importância da EaD para capacitar e qualificar os servidores da PCMG, e a EaD ofertada pela Acadepol-MG. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Quanto ao procedimento técnico, adotou-se um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, realizou-se uma observação online não participativa da plataforma de EaD da Acadepol-MG e do curso escolhido, bem como utilizou-se um questionário. A pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira compreendeu em investigar as características do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e de como é realizado o processo de capacitação a distância na Acadepol-MG, por meio de uma observação online não participativa do AVA e do curso escolhido; a segunda etapa compreendeu a identificação do perfil dos alunos; apresentação dos aspectos facilitadores e motivadores, assim como das dificuldades encontradas; apontamento das percepções dos alunos quanto ao estudo e aprendizado obtido e verificação das avaliações quanto ao curso, professores, tutores e plataforma virtual utilizada. Para isso, foi realizada a análise do cadastro dos alunos na plataforma EaD e dos questionários online. Esta dissertação de mestrado trouxe contribuições inovadoras na área de EaD da Acadepol-MG. Com base na pesquisa realizada, verificou-se que o processo de capacitação a distância na instituição tem ocorrido de maneira positiva e tem sido visto como uma oportunidade de atualização contínua e de qualidade, permitindo o acesso a conhecimentos relevantes para melhorar as práticas profissionais. No entanto, para aprimorar ainda mais essa experiência educacional, é importante considerar que há espaço para melhorias técnicas e pedagógicas. Os resultados encontrados permitiram concluir ser evidente que a capacitação profissional na EaD é um recurso indispensável para a modernização e o aprimoramento das práticas policiais. Por conseguinte, a EaD gera atuação mais eficiente e eficaz no combate à criminalidade e na promoção da segurança pública.Item A cibercultura e suas relações com o conhecimento científico: um estudo de caso no curso de Engenharia de Computação do CEFET-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-16) Silva, Tamara Simões; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro ; Pedrosa, José Geraldo ; Silva, Adelson de PaulaO rápido avanço das ferramentas provenientes do mundo digital possibilitou alterações relevantes nos relacionamentos sociais e nas ações cotidianas. O século XX, nesse sentido, foi marcado por eventos importantes, principalmente na terceira revolução industrial, na qual o digital foi concebido e tornou-se cada vez mais presente. Nesse cenário, a internet foi criada, padronizada e disponibilizada em todo o mundo, em diversos dispositivos diferentes. Diante disso, a digitalização e a desterritorialização permitiram que um número muito maior de informações pudesse ser transmitido, independente das distâncias territoriais antes impostas. Então, a internet faz parte do que Lévy (2010b) denomina como ciberespaço, sendo mais que uma rede mundial, mas um meio de comunicação no qual não está somente a técnica, mas a sociedade, uma vez que a utiliza, a atualiza e gera novas informações. Os modos de vida praticados em tempos de ciberespaço são discutidos, também pelo mesmo autor, como cibercultura. As práticas associadas à educação também sofreram importantes mudanças com o ciberespaço, de forma que novas técnicas foram criadas e cada vez mais utilizadas, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e os Sistemas de Gestão de Aprendizagem, para apoio ao ato de aprender dentro ou fora dos espaços escolares. Também se destaca que essas técnicas motivaram a discussão de outras modalidades pedagógicas, como a Educação a Distância (EaD), as Metodologias Ativas (MA) e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Contudo, é importante verificar como o digital impacta nas relações que envolvem a educação, mesmo com diferentes formas de praticá-la, que buscam provocar o ímpeto investigativo dos alunos, necessário à sociedade. Com isso, esta pesquisa desenvolveu um estudo sobre as implicações decorrentes do uso de tecnologias digitais, presentes no ciberespaço, no processo de aprendizagem de alunos pertencentes a disciplinas dos quatro eixos profissionais do curso de Engenharia de Computação do CEFET-MG. Para tal, o seguinte percurso metodológico foi percorrido: abordagem qualitativa, com pesquisa de tipo descritiva; estudo de caso como procedimento técnico e com os seguintes instrumentos de coleta: análise documental, envolvendo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e hipertextos institucionais, disponíveis na World Wide Web; entrevistas não-dirigidas com os docentes de quatro disciplinas, uma por eixo profissional, devidamente escolhidas por meio das aproximações que fazem com o quadro teórico proposto; e questionários semiestruturados com os alunos matriculados nessas mesmas quatro disciplinas. Os resultados demonstraram que as ferramentas digitais são utilizadas com foco no processo de aprendizagem, visto que as práticas docentes mostraram que essas ferramentas são escolhidas para as aulas de forma planejada, de acordo com o objetivo de aprendizagem a ser atingido. Porém, ressalta-se que o conhecimento prévio que os alunos possuem sobre as ferramentas digitais, ou Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), é difuso, e isso deve ser considerado pelos professores, tendo em vista que as vivências anteriores por parte dos estudantes podem causar influências nos processos de aprendizagem.Item A construção de ideias matemáticas: uma aula investigativa, explorando as linguagens matemática e poética/aldravia para o ensino de álgebra no EF II(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-14) Leão, Weliton da Silva; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/4602902468636381; Carvalho, José Teófilo de; Donadon-Leal, José Benedito; Sousa, Gasperim Ramalho deEsta pesquisa versa sobre a construção de ideias matemáticas em uma aula investigativa explorando as linguagens algébrica e poética, por meio da forma poética “Aldravia”, para o ensino de Álgebra no Ensino Fundamental II. Esse tópico foi investigado com o objetivo de verificar se e como os alunos do curso de Educação Básica, experimentam ideias matemáticas, relacionando a linguagem algébrica com a linguagem poética. Como objetivos específicos, foram (1) Verificados tipos de atitudes, questionamentos e/ou reflexões entre os alunos, a proposta apresentada gera; (2) observação de como os estudantes conduziram a investigação ao interagirem com poemas Aldrávicos; (3) constatar, a partir das discussões e produções dos alunos, se e como as investigações contribuíram (ou não) para gerar ideias matemáticas; (4) verificar, se e como, os alunos utilizavam-se das duas linguagens (algébrica e poética), para significar os conceitos explorados. A fundamentação teórica deste trabalho tem como pilares as noções de letramento matemático; de etnomatemática; de tradução intersemiótica; das relações entre o domínio da escrita e da leitura e da linguagem para inserção nas relações sociais. A partir da descrição do problema, buscaram-se possibilidades de soluções na literatura. O desenho metodológico da pesquisa consistiu-se de uma aula de investigação matemática após a qual o processo de interação dos estudantes foi abordado em entrevista que evidenciou questionamentos e reflexões que a proposta gerou entre os alunos. Como resultado da pesquisa, constatou-se que a semiótica pode ser um importante instrumento para o professor de matemática usar a literatura/poesia como aliadas para o desenvolvimento de letramento, de numeramento e de aplicações sociais significativas da Matemática.Item A construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos durante a copa do mundo de 2014(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-14) Loyola, Renata Pinheiro; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/2054251998838372; Lessa, Cláudio Humberto; Arão, Lílian Aparecida; Reis, Alcione Roque; Rolim, Wiliane ViriatoEste presente trabalho apresenta uma investigação acerca da construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos no período da Copa do Mundo 2014. Para a investigação, optamos por um caminho proposto pela análise do discurso, que considera a existência de uma intencionalidade na linguagem. Nessa perspectiva, sugere ao pesquisador relacionar o discurso com a situação que o criou em relação à língua e à sociedade, com o objetivo de buscar esclarecer o que o texto diz e como diz, a partir dos valores inerentes ao texto e por marcas no enunciado. Na primeira parte, apresentamos os fundamentos da Análise do Discurso, proposto por Eni Orlandi e Sírio Possenti, e explicamos os conceitos de sujeito, contrato de comunicação e modos de organização do discurso, sob a perspectiva do teórico Patrick Charaudeau. Na segunda parte, aprofundamos nos conceitos relacionados ao discurso publicitário. Inicialmente, caracterizamos, a partir dos autores Armando Sant’anna e José Benedito Pinho, em que perspectiva a publicidade se insere como uma forma de comunicação, e posteriormente, recorremos ao contrato de comunicação publicitário proposto por Jean-Claude Soulages, para entender de que forma os parceiros do discurso compõem a proposta de persuasão. Ainda nessa segunda parte, explicamos os efeitos produzidos na publicidade, à luz da teoria dos imaginários sociodiscursivos de Patrick Charaudeau. Desse modo, na terceira parte, apresentamos detalhadamente a análise dos comerciais televisivos que compõem o corpus desta pesquisa, e ressaltamos ainda, o caminho da produção de efeitos interpretativos, a partir de estratégias discursivas, que incitam, por meio da emoção, a construção de imagens de brasilidade a partir de diversidade, união, sensualidade, jovialidade e negritude, com a temática do futebol. Como o resultado da investigação, podemos confirmar nossa hipótese de que a publicidade apresenta marcas discursivas, que revelam a presença de uma intencionalidade.Item A construção de narrativas visuais sobre o continente africano em Êxodos e Gênesis, de Sebastião Salgado(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-13) Oliveira, Eliziane Cristina da Silva de; Moreira, Wagner José; http://lattes.cnpq.br/6728484056396293; http://lattes.cnpq.br/6208374814425949; Moreira, Wagner José; Persichetti, Simonetta; Bartolemeu, Anna Karina Castanheira; Maia, Claudia Cristina; Alves, Mírian SousaConsiderando a relevância do trabalho documental desenvolvido pelo fotógrafo Sebastião Salgado e sua relação com o continente africano ao longo de sua carreira de mais de 40 anos, essa pesquisa propõe uma leitura e a análise dos fotolivros Êxodos (2000) e Gênesis (2013) de forma e buscar elementos e subsídios que nos levem à compreensão de como se dá a construção de narrativas visuais sobre a África. Verificamos, a partir das construções discursivas ou das narrativas fotográficas, como o continente africano foi apresentado em cada uma das publicações, considerando que o próprio fotógrafo leva em conta, na elaboração de seus livros, a existência de uma linguagem fotográfica informativa, que se constrói a partir de eixos condutores que seriam a história que as fotografias contam e sua importância no conjunto ou contexto em que são editadas e publicadas. Para a parte da pesquisa relacionada ao objeto livro, trabalhamos com os conceitos de curadoria e edição e como essas ações, interligadas, também têm influência nas construções discursivas dessas narrativas que nos são apresentadas. Colocamos aqui a técnica fotográfica em diálogo com as técnicas e ferramentas da edição, abordadas para compreender a construção das narrativas no objeto livro. Utilizamos, ainda, em diálogo, as categorias solidariedade, afeto, belo discursivo e acontecimento. Essas linhas nos conduziram para encontrar as possibilidades de leituras destas obras e como elas participam da construção de imaginários circulantes sobre a África, que, ao final, percebemos não diferirem das demais narrativas sobre aquele continente e que, normalmente, chegam até nós em produtos informacionais ou em romances e filmes.Item A contribuição da participação dos clientes nas decisões como antecedente de qualidade e valor: uma análise em serviços de consultoria fitness(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022) Cunha, Thaís Ligieri Zagnoli; Lopes, Daniel Paulino Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2990415350413529; Sá, Elisangela Martins de; Monteiro, Plínio Rafael ReisO objetivo desta pesquisa foi identificar em que medida o comportamento de usuários de serviços de consultoria fitness caracterizado por um processo de cocriação impacta a qualidade e o valor percebido. A investigação estruturada da pesquisa desenvolveu-se em três fases: (1) revisão de literatura, (2) pesquisa qualitativa e (3) pesquisa quantitativa. A revisão de literatura abordou os fundamentos do processo de tomada de decisão e da tomada de Decisão Comportamental, como uma forma de embasar papel do comportamento no processo de tomada de decisão. Em seguida, apresentou-se o caminho percorrido das relações de trocas, até o surgimento da Lógica Dominante do Serviço e a Cocriação de valor, para, enfim, apresentar os aspectos da Qualidade do Serviço e do valor percebido. A pesquisa qualitativa teve como proposta identificar como se dá o processo de tomada de decisão do serviço de consultoria, de modo a evidenciar a participação do cliente. A pesquisa quantitativa foi realizada por meio de uma Survey, que se desdobrou em um banco de dados analisado por meio de estatística multivariada de dados, sendo especificamente tratados via Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem por Equações Estruturais. Os resultados qualitativos descrevem o processo do serviço a partir das ações do consultor, que propõe valor, e do usuário, que definem a funcionalidade das proposições de valor do serviço de consultoria fitness online, de acordo com a proposta e integração do serviço que definem os sinais de satisfação e insatisfação do usuário. Os resultados quantitativos definem a funcionalidade das proposições de valor do serviço de consultoria fitness online por meio do comportamento de cocriação dado os reflexos das estimativas na qualidade do serviço e valor percebido pelo usuário durante o processo de consultoria fitness online. Observou-se, portanto, que a experiência de cocriação é a base para a criação de valor, principalmente em serviços do tipo personalizado. A experiência do consumidor de serviços fitness é fundamentada na cocriação, pois seu programa de treinamento personalizado (TP) é desenvolvido com base em um processo de serviço particular e especializado, preparado e acompanhado por um profissional de educação física que respeita a individualidade biológica de cada cliente, dentro de um contexto interativo e individualizado no processo do serviço. O consultor virtual de treinamento personalizado interage com seu cliente, assim, a experiência de uso do cliente é o que determina o valor em uso. Tal aspecto desenvolve uma característica particular no processo decisório nesse tipo de serviço, ou seja, um processo de tomada de decisão participativo fica estabelecido entre prestador de serviço e cliente, com impacto no valor percebido e qualidade do serviço.Item A contribuição das EDTECHS – soluções tecnológicas para a educação – no desenvolvimento das competências dos engenheiros(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-11-28) Carvalho, Leonardo Loureiro de; Tonini, Adriana Maria; http://lattes.cnpq.br/7318970207481115; http://lattes.cnpq.br/5488713005297311; Tonini, Adriana Maria; Laudares, João Bosco; Cintra, Leandro Pinheiro; Resende, Luis Mauricio Martins deCom as mudanças ocorridas no mundo, a educação precisa atender às novas demandas surgidas na sociedade. Entre tais demandas está a necessidade da formação mais completa dos profissionais de engenharia em relação às competências, sendo fundamental a promoção da formação integral desses profissionais com o desenvolvimento de estratégias de aprendizagens significativas. Nesse contexto, surgiram as EdTechs (educação e tecnologia), startups focadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas para educação. Esta dissertação analisou as competências que o mercado de trabalho tem exigido dos profissionais de engenharia e como as EdTechs contribuíram para a formação dos engenheiros diante desse cenário. Foi realizada uma abordagem qualitativa através da aplicação de questionário estruturado e entrevistas semiestruturadas junto a 15 engenheiros de forma a aprofundar no entendimento dos mesmos sobre o desenvolvimento de competências do engenheiro, como essas formações complementares contribuíram para seu desenvolvimento profissional e qual o papel das EdTechs nesse cenário. Para análise e interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados apontaram a mudança de paradigma nas competências exigidas dos engenheiros, com ênfase crescente nas competências não técnicas. Além disso, foi possível verificar que a formação em engenharia ainda tem um longo caminho a percorrer para se alinhar totalmente com as necessidades do mercado, sendo necessária a revisão de currículos que incluam uma ênfase significativa no desenvolvimento de competências não técnicas. Por fim, identificou-se que os profissionais de engenharia reconheceram a importância da aprendizagem contínua para se manterem atualizados e preencherem as lacunas deixadas pela formação acadêmica.Item A dimensão étnico-racial na formação de professores: a reestruturação do programa especial de formação pedagógica de docentes do CEFET-MG à luz da resolução 02/2015 do Conselho Nacional de Educação(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-12-13) Barbosa, Valdete dos Reis; Valentim, Silvani dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8274357459966258; http://lattes.cnpq.br/0926977047055029; Valentim, Silvani dos Santos; Costa, Maria Adélia da; Silva, Santuza Amorim daEste estudo teve como objeto de análise o processo de implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica - Resolução n. 02/2015 do CNE/CP no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docente do CEFET/MG (PEFPD), a fim de verificar como as questões étnico-raciais estavam sendo contempladas na reforma curricular desse programa. Nesse sentido, trabalhou-se com a hipótese de que o maior desafio para a incorporação da temática étnico-racial nas instituições de ensino da Educação Básica reside na formação de professores. Em vista disso, identificaram-se os fatores que favoreceram a implantação da temática étnico-racial dentro do currículo do PEFPD de forma a potencializar a formação de professores para atuarem na perspectiva da implementação da Lei 10639/2003 que alterou a LDBEN n.9394/96, para incluir no currículo oficial das instituições de ensino da Educação Básica a obrigatoriedade do trabalho com História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Para esse fim, adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando como estratégia o estudo de caso. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram questionário, análise documental e entrevista semiestruturada. O questionário foi respondido por vinte e dois estudantes do PEFPD/CEFET-MG e a entrevista foi realizada com quatro professoras, que formavam a comissão de reestruturação do PEFPD, conforme designação do Colegiado do mesmo. Os resultados obtidos evidenciaram os limites e desafios para a incorporação da temática afro-brasileira e africana no PEFPD/CEFET-MG. Em relação aos estudantes e professoras verificou-se que os (as) entrevistados (as) reconhecem a importância que envolve a abordagem da temática étnico-racial nos cursos de formação docente e em relação às ações institucionais, destacou-se na pesquisa a atuação da comissão de reestruturação do PEFPD na elaboração do Projeto Pedagógico do PEFPD/CEFET-MG. Outro elemento importante que este estudo revela é a tendência de concentrar a discussão da temática das relações étnico-raciais em uma única disciplina.Item A dimensão inconsciente da motivação em uma trajetória de aprendizagem de inglês como língua estrangeira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-18) Lima, Willian Charles; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/3549698127367165; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Arruda, Climene Fernandes Brito; Carneiro, Lilian Maria dos Santos; Saldanha, Gabriela da Cunha Barbosa; Ribeiro, Luiz Antonio; Souza, Claudia Mara deNas últimas décadas, o interesse em investigar a motivação na aprendizagem de língua estrangeira tem aumentado consideravelmente na Linguística Aplicada. No entanto, exceto pela contribuição seminal de Al-Hoorie (2016a; 2016b), quase não existem iniciativas de pesquisas que contemplem o conteúdo inconsciente envolvido no processo (Al-Hoorie, 2015; Dörnyei, 2020). Esta pesquisa procurou investigar a dimensão inconsciente da motivação ao longo da trajetória de aprendizagem de inglês de uma brasileira proficiente na língua. Por meio de uma versão do Teste de Associação Implícita (IAT), gerada pelo software IATGEN, identificou-se como a participante acreditava, no momento de geração dos dados, ter sido a sua motivação para aprender inglês. Além disso, por meio da realização de entrevistas narrativas semiestruturadas, registrou-se as experiências de aprendizagem de inglês que marcaram a sua trajetória de aprendizagem. A partir desses dados, à luz de Greenwald e Banaji (1995), Baumeister e Bargh (2014) e Dörnyei (2019), com foco nas experiências motivacionais, identificou-se os motivos e as atitudes implícitos que emergiram do discurso da participante e buscou-se compreender e explicar, ainda que não completamente, como esse conteúdo inconsciente influenciou o comportamento motivado na aprendizagem de inglês. Os principais motivos implícitos identificados têm natureza afetiva e identitária. A presença de emoções positivas, relacionadas a como a participante se sente ao usar a língua, seja em atividades de lazer ou para trabalhar como professora, alimentaram atitudes implícitas de gerenciamento da própria aprendizagem em contexto informal. Questões de identidade, girando em torno da autoestima, do autoconceito e do “eu ideal” (projeção futura do self), impulsionaram atitudes explícitas de aprendizagem motivada. Ao mesmo tempo, crenças inconscientes permearam todo o processo de aprendizagem da participante, influenciando atitudes implícitas, delineando sua motivação para aprender. Esta pesquisa comprovou que o comportamento motivado é resultado da interação entre conteúdos conscientes e inconscientes, como teorizou Dörnyei (2019).