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Navegando por Autor "Franken, Everton Luiz"

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    Discurso docente: representações e avaliações de professores de língua espanhola ante as leis 11.161/2005 e 13.415/2017
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-12-11) Fernandes, Juliene Vieira; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/0127117122872104; Arão, Lilian Aparecida; Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva; Franken, Everton Luiz
    A disciplina de Língua Espanhola, assim como as demais disciplinas escolares, é constituída em meio a um complexo e dinâmico processo de práticas discursivas. Concentrada nessas práticas, o propósito desta dissertação explora, nos discursos depreendidos da Lei 11.161/2005, da Lei 13.415/2017 e documentos normativos decorrentes dessas, avanços e retrocessos, ideologias políticas e práticas linguísticas discursivas constitutivas da profissão do docente de espanhol como língua estrangeira. Reflete, ainda, nos dizeres dos professores, considerações sobre o ensino de espanhol no Brasil. Fundamentada na visão foucaultiana de discurso como constructo político, este estudo é desenvolvido a partir do posicionamento postulado pela Análise Crítica do Discurso. Estabelece, portanto, suas reflexões por meio das contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004, 2009 e 2014) abordadas nos sistemas semântico-discursivos (MARTIN e ROSE, 2007). Esta análise contemplou os sistemas de Periodicidade e Avaliatividade proporcionando o entendimento da progressão textual, bem como as avaliações e representações dos docentes de Espanhol como Língua Estrangeira no Ensino Médio sobre impacto das políticas públicas de ensino deste idioma. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e interpretativa, realizado a partir da análise das Leis 11.161/2005, 13.415/2017 e entrevistas de amostragem intencional (KNOBEL, LANKSHEAR, 2008) de atores sociais específicos, justificada pela vivência e trajetória desses profissionais. As análises sinalizaram o impacto das Leis e seu valor simbólico, bem como, as complexas avaliações e representações dos professores de espanhol a respeito da relevância da disciplina para os estudantes de E/LE como mais uma língua para um repertório de idiomas estrangeiros no componente curricular do Ensino Médio no Brasil. As referências e a estrutura temática, presentes nesta pesquisa, levam à percepção de que para que se estabeleçam políticas públicas de ensino de línguas estrangeiras no Brasil, levando em consideração as relações de poder que envolvem todos os agentes dessas práticas sociais, requerem um trabalho sistematizado para explorar as potencialidades discursivas da linguagem a fim de contribuir para seu aprimoramento.
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    O léxico no ensino de português língua estrangeira
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-09-10) Franken, Everton Luiz; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/6445885261332043; Silva, Renato Caixeta da; Coura Sobrinho, Jerônimo; Dell' Isola, Regina Lúcia Péret; Leroy, Henrique Rodrigues
    Ao abordar a exploração do léxico em uma coleção de livros didáticos de português como língua estrangeira (PLE), discuto sua relevância para o desenvolvimento das habilidades comunicativas e de práticas sociais no ensino e na aprendizagem da língua-alvo. Com o objetivo de analisar e discutir a abordagem lexical explícita (ELE) nos livros-texto e livros de exercícios do ciclo básico e intermediário da coleção Brasil Intercultural: língua e cultura brasileira para estrangeiros, demarco as diferentes formas de exploração do léxico e apresento uma compilação de subcategorias de análise das atividades da coleção, conforme o propósito didático das atividades. Essa categorização visa à proposição de uma matriz, para o auxílio de professores, elaboradores de materiais didáticos e pesquisadores do léxico, na perspectiva da Linguística Aplicada ao ensino de línguas, no intuito de compreender melhor a forma de empregá-las de modo sistemático nas aulas de língua estrangeira (LE). Este estudo é de cunho qualitativo e de natureza aplicada. Em relação aos seus objetivos, esta pesquisa é de caráter descritivo e propositivo, pois se propõe a investigar e descrever o tratamento conferido ao léxico em unidades didáticas (UDs) voltadas para estudantes de PLE. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, foi feito o levantamento das atividades com ênfase na exploração lexical explícita nas obras selecionadas. Para delimitar o corpus, separei as atividades que trabalham com palavras ou expressões “lexicais”, segundo a definição de Genouvrier e Peytard (1973). Depois da seleção, os extratos foram analisados com base na interpretação dos objetivos subjacentes às atividades, fundamentando-se nos descritores definidos na categorização proposta. Esses descritores, divididos em subcategorias, foram compilados em uma matriz, servindo de referência para a verificação do propósito das atividades com vocabulário. Num segundo momento, os extratos foram analisados por um interavaliador, seguindo os mesmos critérios das subcategorias. Os dados do interavaliador foram compilados e comparados com a análise deste pesquisador, a fim de verificar a aplicabilidade da categorização para análise dos livros didáticos (LD). A comparação dos resultados mostra que a categorização aplicada pelo pesquisador e pelo interavaliador, no corpus, coincide em 88% das atividades. A equiparação entre as tabulações propõe que a categorização apresenta descritores válidos para observar o propósito das atividades com foco na exploração lexical, tendo em vista o baixo percentual de divergências na análise das atividades. Observa-se que as divergências justificam-se, sobretudo, pela subjetividade da interpretação do corpus. Para sugerir que os descritores da matriz possam ser aplicados em diferentes materiais didáticos (MD), levo em conta que as subcategorias já tinham sido observadas na investigação da competência lexical em UDs de um portal de ensino de PLE, num estudo prévio a esta tese (FRANKEN, 2016) e, neste estudo, foram revisadas por um especialista na área de LE. Dessa forma, nesta tese, revisito a categorização proposta em um estudo anterior e ratifico sua relevância e aplicabilidade por meio de uma revisão por pares no corpus selecionado.
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    Promoção do letramento crítico em sala de aula: as necessidades do professor de inglês
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-03-05) Pereira, Sônia Rodrigues; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/1761688035064573; Parreiras, Vicente Aguimar; Vilela, Ana Maria Nápoles; Repolês, Maria Catarina Paiva; Franken, Everton Luiz
    Esta tese tem como tema de pesquisa as necessidades do professor de inglês na promoção do letramento crítico a partir de uma perspectiva estratégica de abordagem via gêneros. As teorias de gêneros discursivos de Bakhtin e da Pedagogia de gêneros da escola de Sidney subsidiaram os trabalhos nesta tese. O problema de pesquisa passa pelas necessidades que o professor tem com vistas a promover habilidades para o letramento crítico, enquanto ativo intangível de empoderamento dos sujeitos. Novas tecnologias, mídias e novas formas de comunicação implicam, necessariamente, novos letramentos e, dentre esses, está o letramento crítico. O tema letramento crítico vem ganhando destaque no meio educacional, principalmente no exterior e isso porque cada vez mais o nosso cotidiano está ligado a novos gêneros discursivos, novas tecnologias e a internet. Assim sendo e tal como afirmado por JANKS e VASQUEZ (2011) é nessa rodovia informacional, melhor dizendo, nessa internet que fazemos nossas trocas informacionais nos dias atuais. Esta tese se alinha às propostas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), que já incorporou em seus grupos de trabalhos os temas letramento crítico e leitura crítica, com vistas à formação de estudantes. Trata-se, portanto, de uma pesquisa com professores, usando questionários e investigando as necessidades de professores de Inglês no uso sistemático do livro didático de Inglês do Ensino Médio do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Nesta tese a pesquisa é de natureza qualitativa e o foco está no ensino de Inglês, nos gêneros discursivos e na promoção do letramento crítico. A tese se baseia numa pesquisa com professores, usando questionários para investigar sobre as necessidades de professores de inglês para a promoção do letramento crítico em sala de aula. O trabalho de pesquisa compreende o estudo de dados coletados com professores, usando questionários para investigar as necessidades e demandas a partir do livro didático de inglês do PNLD e dos gêneros discursivos. A conclusão deste estudo sinalizou que há necessidade de inclusão do tema letramento crítico no contexto escolar, compreendendo o espaço da sala de aula e ambientes de aprendizagem. Diante de um novo panorama comunicacional, novos modos de produzir significados, contínua transformação dos textos digitais, interatividade e o acesso imediato à informação continuarão a oferecer desafios para os professores de linguagens. No contexto educacional cabe aos professores e educadores promover os letramentos e, inclusive, o letramento crítico.

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