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Navegando por Autor "Oliveira, Mateus Esteves de"

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    Formação ao longo da vida na docência: narrativas que evidenciam agenciamentos do professor ruma à consolidação de competências profissionais
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-10) Oliveira, Mateus Esteves de; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/4673632309231847; Parreiras, Vicente Aguimar; Lessa, Cláudio Humberto; Silva, Renato Caixeta da
    Esta pesquisa versa sobre a Formação ao Longo da Vida (FLV) na docência. Esse tópico foi pesquisado, por meio de narrativas de vida, com o objetivo de investigar como se dá e quais foram os benefícios da FLV do professor nas suas práticas pedagógicas, partindo da sua capacidade de agenciamento sobre o que ele deseja aprender. A fundamentação teórica deste trabalho tem como pilar a noção de FLV (FERREIRA 2012, MEIRIEU, 2005; MERLE, 2006) que carrega a ideia de que o posto central do percurso formativo profissional ou pessoal é ocupado pelo próprio sujeito (no caso deste trabalho, o professor já atuante), o qual tem autonomia e consciência a respeito daquilo que escolhe aprender, sem se sentir forçado por exigências externas do mercado de trabalho e do sistema de ensino. Com isso, seus interesses e desejos convergem para a lógica da autorrealização e sua motivação advém dos projetos de emancipação que ele estabelece para seu desenvolvimento na vida e no trabalho. Logo, esta pesquisa visou a identificar momentos dedicados à FLV dos professores de Língua Portuguesa da rede estadual de uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. A escolha das narrativas como instrumento de geração de dados se justifica por proporcionar centralidade ao emissor, assim, em contato direto com suas vivências e experiências de vida e carreira. Dadas as características do tipo de investigação e em função dos dados que compõem o corpus da pesquisa, optamos por desenvolver uma pesquisa qualitativa na perspectiva do estudo de caso, tendo em vista que se trata de uma investigação sobre o preenchimento de lacunas de conhecimento deixadas na formação inicial do professor e que fazem a diferença na sua prática de ensino. A partir da descrição do problema, buscaram-se possibilidades de soluções na literatura. Como resultado da pesquisa, observamos que, mesmo não recebendo estímulos profissionais por parte do estado de MG para empregarem esforços na formação contínua, os professores agenciam aspectos práticos da profissão para suprirem essa necessidade, embora não tenham negligenciado a importância dos estudos acadêmicos. Assim, contribuímos com este trabalho para chamar a atenção da importância da valorização da formação de professores dentro da profissão em conjunto com a formação acadêmica em nível de pós-graduação.
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    Fractal de aprendizagem: motivação, autonomia e interação no ensino e na aprendizagem sob o paradigma da complexidade
    (2023-12-11) Oliveira, Mateus Esteves de; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/4673632309231847; Parreiras, Vicente Aguimar; Ribeiro, Luiz Antônio; Távora, Antônio Duarte Fernandes; Silva, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e; Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e
    Nesta pesquisa, buscamos demonstrar, com base no paradigma da Complexidade, a relação existente entre motivação, autonomia e interação — a nosso ver, basilares na construção do conhecimento —, para defendermos a tese de que a articulação e o encadeamento entre esses três fatores caracterizam o que denominamos “fractal de aprendizagem”. Para isso, partimos da reflexão sobre o pensamento complexo do filósofo Edgar Morin (2003, 2011) e das teorias que compõem esse paradigma, tais como a dos Sistemas Adaptativos Complexos na perspectiva de Larsen-Freeman (1997), Larsen-Freeman e Cameron (2008), Bertalanffy (2010), Paiva e Nascimento (2009); a do Caos (Lorenz, 1993; Gleick, 1989) e a dos Fractais (Mandelbrot, 1967, 1982 e 1998), também conhecida como a Geometria do Caos. Nesse sentido, com o fito de correlacioná-las com teorias de aprendizagem recorrentes no campo educacional da atualidade, construímos um aporte teórico embasado em Piaget (1973, 1976, 1999), sobre a interação com o meio e com o objeto; em Vygotsky (1984, 2001, 2005), a respeito da interação com o meio social; em Freire (2017), no que tange ao conhecimento prévio do educando e à autonomia; e em Long (1983) e Ellis (1999), a respeito da Interaction Hypothesis. Tal fundamentação teórica se apoia em conceitos do paradigma da complexidade que, também, embasam a discussão sobre o emprego da Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa (DIPAC) como um design pedagógico inovador. Ademais, com o objetivo de identificar e de descrever o fractal de aprendizagem subjacente a essas abordagens teóricas e à DIPAC, geramos os dados com docentes da educação básica estadual de Minas Gerais inseridos na Superintendência Regional de Ensino Metropolitana A nos anos de 2022 e 2023. Para isso, ofertamos um curso de formação contínua de professores a essa regional, que teve como foco o emprego da DIPAC e de metodologias ativas. O problema gerador da pesquisa adveio da necessidade de superação das barreiras da cultura escolar linear. Professores e pesquisadores, imersos na realidade repleta de fatores sociais, econômicos, históricos e políticos, se veem desafiados a adotarem práticas pedagógicas que não apenas rompam com o paradigma tradicionalista de educação, mas que também motivem os estudantes a buscarem e a construírem conhecimentos de maneira autônoma e significativa. Nesse contexto, a motivação se destaca como um fator primordial nos processos de ensino e de aprendizagem, cuja compreensão vai além da identificação de sua manifestação. A tese defende a necessidade de os professores desenvolverem conhecimentos sobre os estilos de aprendizagem dos alunos, a fim de estimulá-los na busca autônoma do conhecimento e propõe a introdução do paradigma da Complexidade nas práticas docentes, desafiando crenças fossilizadas sobre ensino e aprendizagem. Argumentamos também que os processos educativos são intrinsecamente influenciados por conjunturas sociais, econômicas, históricas e políticas, bem como pelas experiências vivenciadas por estudantes e professores. Os objetivos delineados apontam para a investigação de indícios de geometria fractal nas relações entre motivação, autonomia e interação nos processos de ensino e de aprendizagem e a metodologia envolve a correlação do design pedagógico da DIPAC com esses fatores, a categorização de traços característicos da Complexidade nas narrativas dos professores e a identificação de indícios da geometria fractal nos dados gerados para a pesquisa. Os resultados, obtidos por meio de questionários eletrônicos e entrevistas semiestruturadas, foram analisados sob os preceitos metodológicos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e sistematizados em 11 categorias de análise. Após esse trabalho, pudemos ilustrar a proposta do fractal de aprendizagem, evidenciando, assim, que a aprendizagem ocorre por meio da relação entre motivação, autonomia e interação, de modo a estimular e a desenvolver o protagonismo estudantil na formação do próprio conhecimento. Na conclusão, ficou demonstrado que a pesquisa atingiu seus objetivos ao correlacionar as propriedades fractais com a aprendizagem, ao ressaltar traços complexos na DIPAC e a relevância de metodologias ativas na educação e ao propor a superação do ensino tradicionalista, estimulando, desse modo, o protagonismo estudantil alinhado às diretrizes educacionais nacionais. Para além disso, finaliza-se com a proposição do conceito de fractal de aprendizagem e sua aplicabilidade em diferentes níveis e modalidades de ensino, enfatizando, assim, a importância da formação contínua de professores e de investimentos na transformação do sistema educacional brasileiro. A pesquisa não apenas identifica desafios, mas também indica soluções teoricamente fundamentadas com vistas a aprimorar o panorama educacional do país.
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    Protagonismo do estudante em contexto de uso de metodologias ativas via DIPAC na rede estadual de ensino de Minas Gerais
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-10-03) Schyra, Geralda Aparecida do Carmo; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/5259847531928545; Parreiras, Vicente Aguimar; Paulinelli, Maysa de Pádua Teixeira; Oliveira, Mateus Esteves de; Ribeiro, Josimar Gonçalves; Ribeiro, Luiz Antônio
    Neste estudo, de natureza qualitativa-descritiva, explora-se a integração das Metodologias Ativas ao processo educacional por meio da Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa (DIPAC), como um design pedagógico inovador, conforme proposta de Parreiras, (2015). O objetivo principal é analisar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por professores do programa de Ensino Fundamental de Tempo Integral (EFTI) atuantes em escolas estaduais de Minas Gerais da circunscrição da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana nos anos de 2022 e 2023. Para isso, ofertamos um curso de formação contínua de professores à SRE Metropolitana A, que teve como foco o emprego das metodologias ativas/DIPAC. O curso visava a melhorar práticas pedagógicas por meio de discussões e reflexões sobre a inclusão de metodologias ativas, respaldado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (POSLING). Os dados foram coletados em três etapas, iniciando com um questionário diagnóstico exploratório aplicado a 30 professores, incluindo os 24 professores que atuavam em turmas de EFTI, entrevistas que fizeram parte da 1ª etapa para verificação das contribuições, limites e para fazer alterações nas questões, ou seja, essa primeira etapa conteve também uma pré-testagem. As 2ª e 3ª etapas foram realizados questionários para aferir possíveis mudanças com a integração da DIPAC e das Metodologias Ativas no processo de ensino e aprendizagem e diários de bordo da autora. Utilizou-se a codificação e categorização de dados de forma analógica, apoiada pelo software MaxQda na realização da análise das entrevistas, para identificar padrões e temas relevantes. Os critérios para a escolha dos participantes incluíram a ampliação da carga horária das turmas e a oportunidade de os professores(as) trabalharem com atividades integradoras do programa EFTI. Entre as referências utilizadas, estão autores como Bardin, Valente, Gil, Vygotsky, Piaget(, Freire e Freinet, que fornecem suporte teórico para as metodologias e as análises empregadas na pesquisa. Os resultados indicam que a implementação das Metodologias Ativas e da DIPAC aumentou a motivação e o engajamento dos professores, promovendo práticas pedagógicas mais inclusivas e democráticas objetivando as aprendizagens dos alunos, ficando clara a relevância das metodologias ativas para a educação básica em superação ao ensino tradicionalista nos possibilitando observar um maior protagonismo do discente. Os resultados das análises dos dados indicam ainda que a maioria dos professores reconhecem a importância dessas metodologias para aumentar a motivação e autonomia dos alunos, além de promover uma maior interação entre eles. Este estudo contribui para futuras pesquisas sobre motivação, interação e protagonismo dos estudantes bem como a motivação, interação e as condições de trabalho dos professores da rede pública de ensino.
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    Simulações de organismos internacionais como ferramenta para aprimoramento de letramento crítico
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-12-03) Furtado, Daniele de Oliveira; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/7845229220192812; Gomes, Silvane Aparecida; Oliveira, Mateus Esteves de
    Esta pesquisa analisa como as Simulações de Organismos Internacionais (SOIs) contribuem para o desenvolvimento do letramento crítico, motivação, autonomia e interação entre alunos do Ensino Médio Integrado do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Focando no Modelo de Comitês Simulados (MOCS), a pesquisa investiga o impacto dessas simulações no aprimoramento das habilidades de argumentação, leitura crítica e produção textual, essenciais para o sucesso acadêmico, especialmente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As SOIs são abordadas como uma metodologia ativa que, ao envolver os estudantes em debates sobre questões globais, promove uma aprendizagem mais participativa e significativa. O objetivo principal do estudo é examinar como a participação nas SOIs pode potencializar o letramento crítico e influenciar positivamente aspectos como a motivação e a autonomia dos alunos. Utilizando uma abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a ex-participantes do MOCS, e os dados foram analisados seguindo os preceitos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). A categorização dos dados revelou temas recorrentes, como o fortalecimento das competências de argumentação e a ampliação do pensamento crítico. Os resultados mostraram que as SOIs são eficazes para promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, reforçando a capacidade dos alunos de pensar criticamente e argumentar de forma estruturada. Além disso, as SOIs criam um ambiente propício para a interação colaborativa e a autonomia, elementos fundamentais para o sucesso educacional, alinhando-se ao conceito de "círculo virtuoso de aprendizagem" abordado por Schyra, (2024, p.35, no prelo), relacionado à Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa (DIPAC), de Parreiras e Paiva (2018). Tanto o círculo quanto a dinâmica reforçam o papel das SOIs como uma metodologia capaz de integrar motivação, autonomia e interação de forma contínua no processo educacional, enfatizando um dos principais resultados da pesquisa, que foi a validação do conceito de "fractal de aprendizagem" cunhado por Esteves (2023), que descreve a maneira como as SOIs desencadeiam um ciclo contínuo de motivação, autonomia e interação. Esse ciclo é retroalimentado pela DIPAC, contribuindo para o crescimento constante dos alunos ao longo do processo de aprendizagem. A pesquisa conclui que as SOIs, além de serem uma ferramenta pedagógica inovadora, têm potencial para transformar a forma como os estudantes se engajam no aprendizado, melhorando tanto o desempenho acadêmico quanto as competências necessárias para enfrentar desafios sociais e políticos no contexto global.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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