Navegando por Autor "Schyra, Geralda Aparecida do Carmo"
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Item A implementação da dinâmica interacional pedagógica adaptativa complexa na formação do leitor e no desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-12-10) Kakpo, Arcade Johannes; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/4233253209295973; Gomes, Alvaro Jose dos Santos; Schyra, Geralda Aparecida do Carmo; Nouatin, Gbènouko Gérard; Paulinelli, Maysa de Pádua TeixeiraA presente pesquisa se situa em cinco (5) períodos, movimentos ou contextos interacionais de educação ou de caracterização da vida social, do pensamento ou da vida profissional que são: a pós-modernidade, o pós-método, o pós-taylorismo, o pós-digital e a pandemia da Covid-19. Insere-se na interseção entre o ensino e a aprendizagem significativa (FREIRE, 1968), tanto para o aluno, quanto para o professor, junto às proposições de Kumaravadivelu no que diz respeito ao ensino situado e personalizado, e à teorização destas práticas docentes bem-sucedidas para se chegar ao uso ou à replicabilidade. Nesse trabalho, aborda-se o desenvolvimento dos letramentos: eventos e práticas, como elementos essenciais para a formação de cidadãos e cibercidadãos conscientes dos seus papéis na sociedade atual. O estudo tem uma natureza qualitativa e procura responder à seguinte pergunta: “como auxiliar na formação de leitor literário e no desenvolvimento da competência comunicativa de inglês como língua estrangeira, dos alunos participantes, dentro do processo de aprendizagem, com base nas metodologias ativas utilizadas via a Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa e Complexa (DIPAC)?” Para isso, foram usados como instrumentos de geração de dados as notas de campo, os questionários, avaliações e autoavaliações, as produções escritas e orais individuais e colaborativas dos participantes, e as entrevistas realizadas com eles. A aplicação da DIPAC na primeira EPTNM, e a segunda parte da pesquisa consistiram na coleta da percepção das duas professoras no que concerne o engajamento de todos os alunos participantes da pesquisa, independentemente do conhecimento que detêm da língua alvo, através da produção individual e colaborativa de gêneros textuais tendo as metodologias ativas como apoio. O estudo descreve, portanto, a aplicação da DIPAC em três turmas: uma primeira, em 2019, e uma segunda turma observada em 2020, no COLTEC/UFMG; para, depois, considerar a terceira implementação em turmas multiníveis (no CEFET-MG) (BATISTA, 2021). As práticas educacionais investigadas possibilitaram observar até que ponto e de que forma essa abordagem influencia a trajetória do processo de ensino e aprendizagem de inglês em contextos formais. Ressalta-se, portanto, na nossa análise o aumento do protagonismo dos alunos, bem como dos fatores motivação, autonomia e interação nos contextos integrativos dos recursos digitais, que possibilitam a formação de leitores e um desenvolvimento satisfatório da competência comunicativa nas Escolas de Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) observadas. Dentre os resultados e considerações apresentados, a metacognição e a cibernética adaptativa foram os elementos cuja emergência decorreram das práticas docentes e das trajetórias identificadas. Esse fato nos levou a acreditar que uma mediação bem-sucedida pode se beneficiar da aplicação da metacognição adaptativa, que envolve as mudanças para si mesmo e para o ambiente, em resposta a uma ampla gama de variabilidade social e instrucional na sala de aula. Da mesma forma, a qualidade das interações entre os participantes pode depender do grau de coesão que os pequenos grupos ou subsistemas têm entre eles ou um com os outros durante o desenvolvimento das atividades. Durante as interações em atividades colaborativas, o desenvolvimento da competência comunicativa e a escuta ativa ganharam destaque e os feedbacks, demonstrações de empatia e atenção aos sinais não verbais, constituíram um espaço dinâmico onde mensagens podem ser compreendidas com precisão, permitindo que os subsistemas respondam de maneira alinhada e construtiva.Item Estratégias pedagógicas para estimular o desenvolvimento de multiletramentos e letramento crítico no ensino de língua portuguesa via metodologias ativas mediadas pela DIPAC(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-03-11) Silva, Marinaldo de Souza; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/4381131258622314; Parreiras, Vicente Aguimar; Maciel, João Wandemberg Gonçalves; Mendes, Maurício Teixeira; Schyra, Geralda Aparecida do Carmo; Ribeiro, Luiz antônioEsta pesquisa investigou estratégias para dinamizar o ensino de Língua Portuguesa, com foco no desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e competências de análise textual, com ênfase na identificação de informações explícitas, implícitas e metaplícitas em textos, assim como na compreensão da função e do impacto dos diferentes gêneros textuais/discursivos digitais. Em um contexto de ensino público municipal no município de Areia (PB), no Distrito de Mata Limpa, com uma turma de 33 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, foi utilizada a abordagem de pesquisa-ação, aliando fundamentos teóricos sobre multiletramentos, letramento crítico e multimodalidade, além dos conceitos de metodologias ativas, Pós-Método e trabalhos que versam sobre a Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa (DIPAC), bem como a linguagem atrelada ao ensino e à tecnologia. As normatizações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), acerca da linguagem e suas tecnologias, as abordagens qualitativas de Bauer e Gaskell (2002), Bortoni-Ricardo (2008); Bergmann (2017) sobre a sala de aula invertida; e Círculos de leitura, com base em Cosson (2021), entre outros, também fundamentaram os encaminhamentos dados a este estudo. A metodologia combinou uma avaliação diagnóstica inicial, uma intervenção pedagógica baseada em Círculos de leitura e uma avaliação diagnóstica final. As análises qualitativas e interpretativas indicaram avanços significativos nos descritores D1 (localização de informações explícitas) e D4 (inferência de informações implícitas), evidenciando que as metodologias ativas, mediadas pela DIPAC, promoveram maior autonomia, engajamento e habilidades críticas nos estudantes. Os resultados também mostraram que o uso de textos multimodais e ambientes de aprendizagem inovadores estimula a construção de competências relacionadas à leitura crítica e à compreensão de diferentes gêneros textuais/discursivos digitais. Conclui-se que a integração das metodologias ativas ao ensino regular pode viabilizar práticas educacionais mais inclusivas e centradas no estudante, destacando a importância de replicar essas estratégias em outros contextos educacionais e níveis de ensino. A pesquisa contribui para os Estudos de Linguagens ao propor um design pedagógico inovador que favorece a articulação entre teoria e prática, com implicações para políticas públicas educacionais voltadas à formação leitora.Item Metodologias ativas e inclusão mediadas pela noção de Língua Estrangeira Inclusiva - LEI na EJA via DIPAC(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-12-12) Barbosa, Edson André; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/7973279517254008; Mendes, Mauricio Teixeira; Souza, Gasperim Ramalho; Schyra, Geralda Aparecida do CarmoEsta pesquisa versa sobre novos desafios nos processos de ensino e aprendizagem, tais como estratégias diferenciadas de ensino para um público carente de atenção e acolhimento, especialmente no ensino de linguagens para alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse tópico foi investigado com o objetivo de Analisar aspectos de inclusão digital e social via Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa – DIPAC para ensino e aprendizagem de inglês para alunos da EJA em contexto de uso integrativo de mídias sociais nas perspectivas das metodologias ativas e do letramento crítico Como objetivos específicos, identificar os usos que os estudantes da EJA fazem de mídias sociais e analisar os possíveis obstáculos enfrentados pelo professor no processo de ensino de inglês para esses alunos no digital e social. Propor atividades incluindo a DIPAC como design pedagógico facilitador do uso intuitivo de Metodologias Ativas pelo professor incorporando o uso integrativo das tecnologias para o ensino inclusivo social e digitalmente de inglês na EJA, nas perspectivas de Metodologias Ativas e o Letramento crítico. Apresentar reflexões do pesquisador sobre a percepção da professora participante quanto à evolução da aprendizagem e das competências doa alunos de inglês na EJA em articulação com o conceito de Língua Estrangeira Inclusiva (LEI). A fundamentação teórica deste trabalho tem como pilares as noções de refletir o processo de aprendizagem vias metodologias ativas (DIPAC) com alunos do ensino fundamental II dos anos finais da EJA de uma escola municipal de um município da região metropolitana de Belo Horizonte. Dadas as características do tipo de investigação e em função dos dados que compõem o corpus esta pesquisa qualitativa, de natureza aplicada na perspectiva do estudo de caso, tendo em vista que se trata do caso específico da Escola Municipal do interior de Minas Gerais. A partir da descrição do problema, buscaram-se possibilidades de soluções na literatura. O desenho metodológico da pesquisa consistiu-se em 4 etapas: 1. Introdução; 2. Fundamentação teórica; 3. Metodologia; 4 Resultado da pesquisa e discussão dos dados.Item Protagonismo do estudante em contexto de uso de metodologias ativas via DIPAC na rede estadual de ensino de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-10-03) Schyra, Geralda Aparecida do Carmo; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/5259847531928545; Parreiras, Vicente Aguimar; Paulinelli, Maysa de Pádua Teixeira; Oliveira, Mateus Esteves de; Ribeiro, Josimar Gonçalves; Ribeiro, Luiz AntônioNeste estudo, de natureza qualitativa-descritiva, explora-se a integração das Metodologias Ativas ao processo educacional por meio da Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa (DIPAC), como um design pedagógico inovador, conforme proposta de Parreiras, (2015). O objetivo principal é analisar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por professores do programa de Ensino Fundamental de Tempo Integral (EFTI) atuantes em escolas estaduais de Minas Gerais da circunscrição da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana nos anos de 2022 e 2023. Para isso, ofertamos um curso de formação contínua de professores à SRE Metropolitana A, que teve como foco o emprego das metodologias ativas/DIPAC. O curso visava a melhorar práticas pedagógicas por meio de discussões e reflexões sobre a inclusão de metodologias ativas, respaldado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (POSLING). Os dados foram coletados em três etapas, iniciando com um questionário diagnóstico exploratório aplicado a 30 professores, incluindo os 24 professores que atuavam em turmas de EFTI, entrevistas que fizeram parte da 1ª etapa para verificação das contribuições, limites e para fazer alterações nas questões, ou seja, essa primeira etapa conteve também uma pré-testagem. As 2ª e 3ª etapas foram realizados questionários para aferir possíveis mudanças com a integração da DIPAC e das Metodologias Ativas no processo de ensino e aprendizagem e diários de bordo da autora. Utilizou-se a codificação e categorização de dados de forma analógica, apoiada pelo software MaxQda na realização da análise das entrevistas, para identificar padrões e temas relevantes. Os critérios para a escolha dos participantes incluíram a ampliação da carga horária das turmas e a oportunidade de os professores(as) trabalharem com atividades integradoras do programa EFTI. Entre as referências utilizadas, estão autores como Bardin, Valente, Gil, Vygotsky, Piaget(, Freire e Freinet, que fornecem suporte teórico para as metodologias e as análises empregadas na pesquisa. Os resultados indicam que a implementação das Metodologias Ativas e da DIPAC aumentou a motivação e o engajamento dos professores, promovendo práticas pedagógicas mais inclusivas e democráticas objetivando as aprendizagens dos alunos, ficando clara a relevância das metodologias ativas para a educação básica em superação ao ensino tradicionalista nos possibilitando observar um maior protagonismo do discente. Os resultados das análises dos dados indicam ainda que a maioria dos professores reconhecem a importância dessas metodologias para aumentar a motivação e autonomia dos alunos, além de promover uma maior interação entre eles. Este estudo contribui para futuras pesquisas sobre motivação, interação e protagonismo dos estudantes bem como a motivação, interação e as condições de trabalho dos professores da rede pública de ensino.