Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT
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Navegando Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT por Assunto "CEFET-MG"
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Item Estágio supervisionado no Cefet-MG Campus Divinópolis: percepções, demandas e apontamentos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-05-15) Moreira, Hélder Antônio; Dias, Thiago Magela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4687858846001290; http://lattes.cnpq.br/0724016285842016; Dias, Thiago Magela Rodrigues; Dias, Patrícia Mascarenhas; Costa, Emerson de SousaO estágio supervisionado é um dos componentes curriculares obrigatórios nos cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do CEFET-MG. A lei de estágio em vigor (Lei nº 11.6788/2008) define que estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo dos educandos e proporciona aos estudantes uma formação prática a partir do contato deles com as empresas. Além disso, a lei traz ainda outras formas de cumprimento do estágio, inclusive, podendo ser cumprido na própria instituição de ensino. Esta dissertação intitula-se Estágio Supervisionado no CEFET-MG Campus Divinópolis: percepções, demandas e apontamentos. Logo, este estudo realizou uma análise do panorama atual do estágio supervisionado dos cursos técnicos da citada unidade da instituição. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental sobre estágio supervisionado na Educação Profissional e Tecnológica. Foi realizado um estudo de caso, sendo o Campus Divinópolis do CEFET-MG o lócus de pesquisa. Foi identificado o quantitativo de estudantes dos cursos técnicos da unidade que poderiam realizar o estágio supervisionado obrigatório, bem como aqueles que já o concluíram; e, com base nos dados dos últimos 5 seminários de conclusão destes cursos técnicos (2019 a 2023), identificou-se o quantitativo de concluintes que realizaram estágio em empresas, os que fizeram aproveitamento de emprego formal substituindo o estágio, e ainda os estudantes que concluíram seu curso, por meio de outras formas internas previstas na instituição, identificando quais são elas. Após a finalização da análise, foi proposto um produto educacional que levou em consideração os apontamentos e percepções dos alunos concluintes e que responderam ao questionário do seminário de conclusão, o qual foi compilado em uma cartilha contendo as boas práticas no estágio supervisionado.