Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT
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Navegando Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT por Assunto "Curso preparatório"
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Item Estudo de viabilidade para implementação de curso preparatório na modalidade EAD para os processos seletivos da educação técnica de nível médio na forma integrada, em instituições de educação profissional e tecnológica de belo horizonte(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-07-12) Silva, Henry Barros da; Santos, Raphael Freitas; http://lattes.cnpq.br/6686089989154375; http://lattes.cnpq.br/3221165429154740; Santos, Raphael Freitas; Oliveira, Pablo Menezes e; Chagas, Raquel de Castro SalomãoA referida pesquisa analisou o desempenho de alunos de um curso preparatório para acesso às Instituições Federais de Ensino da cidade de Belo Horizonte, verificando índices de aprovação/reprovação; a historicidade desse curso preparatório; a realização de um estudo de viabilidade para implantação de um curso preparatório na modalidade educação a distância (EaD). Como eixo norteador dessa proposta, trabalhamos com a concepção de fortalecimento do papel da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no desenvolvimento nacional e nas políticas de inclusão social, uma vez que o fortalecimento do caráter público da EPT necessita de articulação com políticas de desenvolvimento nacional e regional. As pesquisas e diagnósticos são cruciais para apontar demandas sociais que darão início à adoção de políticas públicas efetivas. O princípio educativo e de formação humana torna-se base desse trabalho, que tem como objetivo geral apresentar um estudo de viabilidade para implementação de um curso preparatório na modalidade EaD para os processos seletivos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma integrada, em instituições de Educação Profissional e Tecnológica, para os alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Belo Horizonte. Para a coleta de dados neste trabalho, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de questionário direcionado a alguns setores da instituição, que, após reunidos, foram analisados, dando base à pesquisa. Como os resultados das análises, foi possível construir um produto educacional direcionado ao processo de ensino e aprendizagem, capaz de auxiliar o acesso às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), de modo a enfatizar a democratização da oferta da EPT e a adoção de políticas diferenciadas garantindo o acesso à educação.