Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT
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Navegando Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT por Assunto "Educação profissional e tecnológica"
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Item A inclusão na educação profissional e tecnológica: avaliação do conhecimento dos docentes da Cedaf sobre as políticas e as práticas inclusivas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-09-16) Gonçalves, Vânia Maria Duarte; Duarte, Matusalém de Brito; http://lattes.cnpq.br/1470945463113756; http://lattes.cnpq.br/0698648079084539; Duarte, Matusalém de Brito; Matias, Vandeir Robson da Silva; Cadete, Matilde Meire MirandaO objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento dos docentes da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal sobre as políticas e as práticas de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais, visando ao aprimoramento institucional sob a perspectiva da educação inclusiva como política pública e direito. Para alcançar esse objetivo, realizou-se um estudo teórico sobre os aspectos históricos, normativos e o contexto da inclusão na atualidade, em seguida analisou-se o processo de inclusão na referida instituição, por meio da investigação sobre os conhecimentos e as experiências vividas pelos docentes no âmbito da educação profissional e tecnológica. Para tanto, baseou-se, quanto à abordagem, em pesquisa qualitativa, tendo como procedimentos de coleta de dados, revisão bibliográfica, aplicação de questionários e entrevista individual semiestruturada, e, no que se refere à análise dos dados, fez uso da técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados da pesquisa, identificou-se que os docentes participantes não possuem formação sobre a temática inclusão e anseiam por informações e orientações sobre como agir ao receber estudantes com necessidades educacionais especiais em suas turmas. Após o estudo dos resultados elaborou-se como produto educacional uma cartilha, que foi enviada aos docentes em formato digital, contendo informações relevantes e essenciais sobre inclusão. De acordo com a avaliação dos participantes dessa fase, a cartilha contribuiu para ampliar os conhecimentos deles sobre a educação inclusiva, assim como para o aprimoramento de suas práticas de atendimento aos estudantes com necessidades educacionais especiais. Portanto, espera-se que os resultados obtidos neste trabalho além de favorecer o processo de inclusão na instituição pesquisada, contribuam para novos estudos desenvolvidos na área, elucidando outras questões que envolvam a inclusão na educação profissional e tecnológica.Item Conhecimentos de servidores do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Formiga sobre o transtorno do espectro do autismo(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-26) Veloso, Arlem Douglas; Duarte, Matusalém de Brito; http://lattes.cnpq.br/1470945463113756; http://lattes.cnpq.br/1138602194456558; Duarte, Matusalém de Brito; Matias, Vandeir Robson da Silva; Passos, Alexandra do NascimentoO presente estudo concentra-se no conhecimento dos servidores sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em uma instituição de educação profissional e tecnológica (EPT). A pesquisa foi impulsionada pela importância de se promover a inclusão efetiva de alunos com TEA na EPT. O objetivo principal foi avaliar o conhecimento de técnicos administrativos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga - sobre a inclusão desses alunos, visando à criação de um produto para aprimorar o trabalho. Isso envolve objetivos específicos, como entender a inclusão escolar e sua aplicação na EPT, além de explorar a legislação e diretrizes relacionadas ao TEA e à inclusão na instituição. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo de Bardin, incluindo entrevistas semiestruturadas com os servidores do Campus Formiga para avaliar seu conhecimento sobre o autismo. A análise revelou conhecimento limitado sobre o TEA, indicando a necessidade de mais divulgação. Recomendam-se cursos, palestras e seminários para capacitar os servidores no entendimento do autismo e de como lidar com os alunos com TEA de forma adequada. Os resultados destacaram a importância da inclusão escolar no Campus Formiga, demonstrando compromisso com a diversidade e igualdade. No entanto, um dos principais desafios identificados foi a falta de um profissional especializado para trabalhar em sala de aula com os alunos com TEA. O suporte especializado foi essencial para promover o pleno desenvolvimento dos alunos com TEA em um ambiente educacional inclusivo. Em resumo, o estudo destaca a importância de se aprimorar o conhecimento dos servidores sobre o TEA e a inclusão, bem como investir em recursos e profissionais especializados para garantir a inclusão efetiva desses alunos na EPT. Como sugestão de produto educacional, propomos um curso de aperfeiçoamento sobre autismo na EPT, com módulos oferecendo contribuições para melhorar a demanda que surgiram nos resultados da análise das entrevistas. O conhecimento adquirido no curso refletirá comprometimento real com ambientes educacionais mais inclusivos e sustentáveis, impulsionando um impacto positivo duradouro.Item Contribuições freirianas para a curricularização da extensão como comunicação no Cefet-mg(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-19) Rodrigues, Andréa Cristina de Carvalho; Duarte, Matusalém de Brito; http://lattes.cnpq.br/1470945463113756; http://lattes.cnpq.br/0827626579341963; Duarte, Matusalém de Brito; Matias, Vandeir Robson da Silva; Passos, Alexandra do NascimentoA extensão traz, na sua essência, uma preocupação em manter um vínculo com a sociedade. No momento em que a política pública propõe a obrigatoriedade de inserir 10% das ações extensionistas nos currículos dos cursos de graduação das instituições superiores, emergem espaços para debater acerca das concepções das práticas extensionistas até então vigentes – estariam elas a serviço de um assistencialismo, de um mercantilismo, ou alinhadas às demandas da sociedade? Paulo Freire propôs refletir sobre tais ações, cunhando o termo comunicação como sendo troca de saberes entre os sujeitos, ao ecoar para fora dos muros escolares o que lá se faz, assim como ao trazer para dentro os outros saberes populares. O objetivo desta pesquisa é, por meio de investigação, avaliar o conhecimento e o engajamento dos docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, que atuam na Educação Profissional Tecnológica (EPT), sobre a extensão, a partir de sua concepção como comunicação e da proposta de educação popular freiriana. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, usando como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada em profundidade. A análise delas foi feita com base nas premissas da Análise de Conteúdo por temáticas, definidas depois de realizadas as entrevistas com cinco coordenadores e dez professores dos cursos de graduação do campus I do CEFET-MG. Os resultados mostram que os coordenadores e docentes compreendem a extensão como sendo um dos tripés da educação, que leva para a sociedade o conhecimento do que é produzido na academia, porém, parcela dos entrevistados percebe a extensão como assistencialista e voltada para o mercado. Alguns docentes se manifestaram alinhados à proposta freiriana, acerca da troca de saberes entre sociedade e academia, como forma de estabelecer diálogo entre elas. Esta pesquisa pretendeu contribuir para o debate sobre o tema da curricularização da extensão, no âmbito do CEFET-MG, e, assim foi apresentado um almanaque, como produto educacional, cujo intuito é inspirar os sujeitos diversos na produção de projetos pertinentes à concepção freiriana. Como conclusão, sugere-se ações extensionistas críticas, pautadas na comunicação, no diálogo e na troca de saberes entre academia e comunidade.Item Estudo de viabilidade para implementação de curso preparatório na modalidade EAD para os processos seletivos da educação técnica de nível médio na forma integrada, em instituições de educação profissional e tecnológica de belo horizonte(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-07-12) Silva, Henry Barros da; Santos, Raphael Freitas; http://lattes.cnpq.br/6686089989154375; http://lattes.cnpq.br/3221165429154740; Santos, Raphael Freitas; Oliveira, Pablo Menezes e; Chagas, Raquel de Castro SalomãoA referida pesquisa analisou o desempenho de alunos de um curso preparatório para acesso às Instituições Federais de Ensino da cidade de Belo Horizonte, verificando índices de aprovação/reprovação; a historicidade desse curso preparatório; a realização de um estudo de viabilidade para implantação de um curso preparatório na modalidade educação a distância (EaD). Como eixo norteador dessa proposta, trabalhamos com a concepção de fortalecimento do papel da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no desenvolvimento nacional e nas políticas de inclusão social, uma vez que o fortalecimento do caráter público da EPT necessita de articulação com políticas de desenvolvimento nacional e regional. As pesquisas e diagnósticos são cruciais para apontar demandas sociais que darão início à adoção de políticas públicas efetivas. O princípio educativo e de formação humana torna-se base desse trabalho, que tem como objetivo geral apresentar um estudo de viabilidade para implementação de um curso preparatório na modalidade EaD para os processos seletivos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma integrada, em instituições de Educação Profissional e Tecnológica, para os alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Belo Horizonte. Para a coleta de dados neste trabalho, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de questionário direcionado a alguns setores da instituição, que, após reunidos, foram analisados, dando base à pesquisa. Como os resultados das análises, foi possível construir um produto educacional direcionado ao processo de ensino e aprendizagem, capaz de auxiliar o acesso às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), de modo a enfatizar a democratização da oferta da EPT e a adoção de políticas diferenciadas garantindo o acesso à educação.Item Tarquínio de Souza Filho e a educação profissional durante o Brasil império(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-05-16) Corrêa, Érika Aparecida; Giarola, Flávio Raimundo; http://lattes.cnpq.br/9650497831359209; http://lattes.cnpq.br/9066021163176615; Giarola, Flávio Raimundo; Santos, Raphael Freitas; Silva, Kellen CristinaEste trabalho trata-se de uma pesquisa histórica que investigou as considerações a respeito da educação profissional descritas por Tarquínio de Souza Filho em seu livro “O Ensino Technico no Brazil”, publicado em 1887. O estudo inicial ocorreu pelo período imperial, época em que o autor viveu e escreveu sua obra, objetivando contextualizar o trabalho do mesmo, compreendendo o pensamento de Tarquínio S.F. sobre o ensino profissional. O tema foi “Tarquínio de Souza Filho e a Educação Profissional durante o Brasil Império”. Foi criado como produto, uma série de podcasts, para divulgação da História da Educação Profissional no país. O trabalho foi desenvolvido no Macroprojeto “História e memórias no contexto da Educação Profissional e Tecnológica”, inserido na linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT. Nosso interesse em pesquisar o autor e sua obra se deu pelo fato de Tarquínio S.F. ter feito uma ampla discussão a respeito da educação profissional durante o Brasil Império, em seu livro “O Ensino Technico no Brazil”. Ressalta-se que encontramos pouca menção ou citação a respeito do autor, ou de sua importância na tratativa do assunto no Brasil. Assim, esta pesquisa se justificou pelos poucos trabalhos publicados a respeito do autor e pela necessidade de divulgação da história da EPTNM (Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio) para a comunidade desta modalidade de ensino. Nosso objetivo foi divulgar através do manuscrito “O Ensino Technico no Brasil” escrito em 1887 no Brasil por Tarquínio de Souza Filho, o modelo de Educação Profissional defendido pelo autor à época.