Produção Acadêmica
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Bem-vindos à comunidade "Produção Científica" do nosso Repositório Institucional. Esta comunidade é dedicada a reunir e disponibilizar todos os trabalhos acadêmicos produzidos no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).
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Navegando Produção Acadêmica por Assunto "Academia de Polícia Militar de Minas Gerais"
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Item A capacitação profissional do policial civil na modalidade EaD: estudo sobre as experiências em curso na Polícia Civil de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-10-26) Santos, Danielle de Cássia Soares; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; http://lattes.cnpq.br/0606386664189533; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; Giffoni, Iomara Albuquerque; Mattar Neto, João AugustoA capacitação profissional é fundamental para que os policiais desempenhem um trabalho de qualidade e alcancem melhores resultados em suas áreas de atuação. Considerando as demandas da sociedade e a necessidade dos policiais se atualizarem constantemente, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol-MG), oferece, desde 2017, cursos na Educação a Distância (EaD). Acredita-se que a EaD é uma ótima opção para quem tem restrições de tempo, distância ou prefere um estudo flexível, pois permite o aprimoramento profissional de forma conveniente e sem comprometer as atividades pessoais e profissionais, além de ampliar o acesso à qualificação. Diante disso, considerando que a capacitação profissional deve ser contínua, permanente e focada na boa qualidade da formação, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como tem ocorrido o processo de capacitação na EaD da Acadepol-MG, diante do desafio de ensinar a distância. No Referencial Teórico, foram abordadas: a Educação Profissional e Tecnológica, a EaD, a importância da EaD para capacitar e qualificar os servidores da PCMG, e a EaD ofertada pela Acadepol-MG. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Quanto ao procedimento técnico, adotou-se um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, realizou-se uma observação online não participativa da plataforma de EaD da Acadepol-MG e do curso escolhido, bem como utilizou-se um questionário. A pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira compreendeu em investigar as características do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e de como é realizado o processo de capacitação a distância na Acadepol-MG, por meio de uma observação online não participativa do AVA e do curso escolhido; a segunda etapa compreendeu a identificação do perfil dos alunos; apresentação dos aspectos facilitadores e motivadores, assim como das dificuldades encontradas; apontamento das percepções dos alunos quanto ao estudo e aprendizado obtido e verificação das avaliações quanto ao curso, professores, tutores e plataforma virtual utilizada. Para isso, foi realizada a análise do cadastro dos alunos na plataforma EaD e dos questionários online. Esta dissertação de mestrado trouxe contribuições inovadoras na área de EaD da Acadepol-MG. Com base na pesquisa realizada, verificou-se que o processo de capacitação a distância na instituição tem ocorrido de maneira positiva e tem sido visto como uma oportunidade de atualização contínua e de qualidade, permitindo o acesso a conhecimentos relevantes para melhorar as práticas profissionais. No entanto, para aprimorar ainda mais essa experiência educacional, é importante considerar que há espaço para melhorias técnicas e pedagógicas. Os resultados encontrados permitiram concluir ser evidente que a capacitação profissional na EaD é um recurso indispensável para a modernização e o aprimoramento das práticas policiais. Por conseguinte, a EaD gera atuação mais eficiente e eficaz no combate à criminalidade e na promoção da segurança pública.Item O perfil profissional docente dos policiais militares que lecionam nos cursos de formação na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-06) Santos, Juarí Alexandre; Costa, Maria Adélia da; http://lattes.cnpq.br/9187464228520381; http://lattes.cnpq.br/7944675597448166; Costa, Maria Adélia da; Quirino, Raquel; Oliveira, Paulo Tiego Gomes deQuem policia os policiais, e, quem forma os formadores são duas questões ainda em debate, cujas respostas orbitam em torno do cerne da pesquisa transcorrida, que buscou entender como são formados os policiais professores. A pesquisa originou-se a partir de discussões acerca da situação do policial militar, que não se formou para a profissão professor, mas atua como docente na formação de novos policiais. Os estudos sobre o tema, Formação de Policiais Militares Professores para Educação Profissional e Tecnológica na Polícia Militar de Minas Gerais, tiveram como motivação inicial a necessidade de produção de conhecimento científico e sua respectiva aplicação. Os apontamentos somente foram possíveis devido a uma estratégia metodológica bem delineada, e que comportou o desenvolvimento da pesquisa em três frentes distintas (pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de levantamento). O questionário, constituído de doze perguntas, foi respondido por 355 professores, admitindo-se inferências até então nunca antes procedidas. Assim, por meio da compreensão dos processos formativos dos policiais militares professores que atuam nos cursos de formação na Polícia Militar de Minas Gerais, os trabalhos científicos permitiram definir a trajetória profissional destes docentes. A partir de tal concepção foi possível determinar o perfil do professorado policial militar em relação aos saberes experienciais, aos saberes disciplinares e saberes curriculares, e aos saberes da formação profissional. Os resultados constituem importante ponto de inflexão que permitirá, a partir de então, a constituição de novos itinerários formativos por parte da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais.