Produção Acadêmica
URI Permanente desta comunidade
Bem-vindos à comunidade "Produção Científica" do nosso Repositório Institucional. Esta comunidade é dedicada a reunir e disponibilizar todos os trabalhos acadêmicos produzidos no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).
Navegar
Navegando Produção Acadêmica por Assunto "Administração de pessoal"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Analogias em livros de dinâmicas e jogos vivenciais: um recurso de aprendizagem na formação profissional de tecnólogos em recursos humanos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-09-14) Coelho, Cristiane Ribeiro; Gonçalves, Raquel Quirino; Nagem, Ronaldo Luiz; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; http://lattes.cnpq.br/3286747885641896; Raquel Quirino Gonçalves; Ronaldo Luiz Nagem; Sérgio RafachoAs dinâmicas e jogos vivenciais abordam situações análogas do cotidiano do trabalho, e se apresentam como procedimentos que podem contribuir na mudança de comportamento e formação de indivíduos, por meio de sessões de treinamento e desenvolvimento profissional. Contemplam, também, com o levantamento das necessidades da organização empresarial em busca de soluções e desenvolvimento do potencial criativo do indivíduo. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições que o análogo utilizado nas práticas de dinâmica de grupo e jogos vivenciais oferece para potencializar a formação profissional dos estudantes do curso Tecnólogo em Recursos Humanos. Para atingir o objetivo proposto foram traçadas cinco etapas: (1ª) levantamento no site do e-MEC sobre os cursos Tecnólogos em Recursos Humanos ofertados pelas Faculdades/Universidades no estado de Minas Gerais; (2ª) verificação no site das Instituições de Ensino que ofertam o curso Tecnólogo em Recursos Humanos, se as mesmas disponibilizam de forma online o PPC que contenham em sua matriz curricular a disciplina de Dinâmicas e Jogos Vivenciais e/ou equivalentes; (3ª) seleção da bibliografia de base comumente utilizada pelas Instituições de Ensino para a disciplina de Dinâmicas e Jogos Vivenciais e/ou equivalentes; (4ª) identificação das analogias presentes nas dinâmicas/jogos vivenciais selecionados; (5ª) análise das analogias identificadas nas dinâmicas/jogos vivenciais selecionados por meio da Metodologia de Ensino com Analogias (MECA). Em síntese, por meio dos resultados obtidos foi possível evidenciar que as analogias presentes nas práticas de dinâmicas e jogos vivenciais podem contribuir para a formação profissional dos Tecnólogos em Recursos Humanos, ao propiciar situações análogas do ambiente organizacional. Além disso, as analogias quando empregadas em dinâmicas de grupo/jogos vivenciais permitem o desenvolvimento de habilidades e competências requeridos nas organizações, e os dados sinalizam que a MECA favorece a aprendizagem em situações de treinamento e desenvolvimento profissional.