Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica - PPGET
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Navegando Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica - PPGET por Assunto "Análise do discurso"
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Item A evasão dos alunos do curso de formação profissional de adultos PROGEST/CEFET-MG: uma análise discursiva(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-07-20) Martins, Ana Luiza; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; http://lattes.cnpq.br/4394909610218215; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; Costa, Maria Adélia da; Mascia, Márcia Aparecida Amador; Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro BrarthoInserida na “Linha de pesquisa III: Processos formativos na educação profissional e tecnológica” do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), esta pesquisa, de cunho qualitativo, levanta as motivações da evasão escolar no curso de Gestão de Obras (GO), ofertado pelo Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia (PROGEST) do CEFET-MG. Partindo da questão norteadora: “como explicar os altos índices de evasão no curso de Gestão de Obras?”, propõe-se conhecer o ponto de vista, não apenas dos gestores e formadores do curso e/ou da teoria sobre evasão, mas também e principalmente do adulto profissional que evade de um curso gratuito, relacionado à sua trajetória profissional, para o qual se inscreveu e conquistou uma vaga por meio de um processo seletivo. O objetivo geral desta pesquisa é levantar as motivações para tal evasão. Os objetivos específicos são: 1) verificar em que medida os motivos alegados pelos ex-alunos para a evasão se aproximam ou distanciam das hipóteses levantadas pelos formadores e coordenadores do curso; 2) levantar a visão dos exalunos sobre a pedagogia adotada no curso; 3) averiguar se há relação entre evasão e a pedagogia adotada. Para tal, foram realizadas conversas informais com a coordenação e formadores e entrevistas semiestruturadas com ex-alunos do curso, analisadas à luz da análise do discurso de linha francesa. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do CEFET-MG, por meio do CAAE nº 37665920.7.0000.8507. Com base no referencial teórico, especialmente em Michel Foucault e Paulo Freire, e nas condições de produção dos dizeres, os excertos foram analisados em três eixos: 1) motivos pessoais; 2) motivos relacionados ao curso e 3) motivos relativos à pedagogia adotada. Os resultados obtidos apontam para a presença de motivos pessoais e relacionados ao curso e, de modo transversal, ao discurso neoliberal perpassa a maior parte desses motivos. Em parte, os motivos da evasão já eram sinalizados pelos coordenadores: o dia letivo coincidia com o dia útil na construção civil e a presença de alunos com acesso ao ensino superior. No entanto, o corpus nos revelou outros motivos, como a indisponibilidade do refeitório para a alimentação e a oferta de aulas apenas no formato presencial e com horários rígidos. Ademais, no que tange à pedagogia adotada no curso, os relatos apresentam tanto aproximações (dialogismo e problematização) quanto distanciamentos (exercícios e avaliações – educação bancária) da perspectiva freiriana de educação. Porém, não foi possível relacionar a pedagogia adotada com a evasão. Observamos também silenciamento a respeito da falta de conhecimento base e a possibilidade de que a quantidade de atividades extraclasse e de disciplinas ofertadas concomitantemente, associada a uma pedagogia tradicional, possa aumentar a evasão. Os resultados apontaram ainda para a necessidade da realização de novas pesquisas sobre o curso, por exemplo, no que tange à (não) formação docente dos formadores e suas implicações nas/para as práticas em sala de aula.Item Cultura jurídica e educação profissional: leitura da retórica discursiva dos legisladores mineiros (1891-1906)(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-08-16) Alves, Débora Castro; Gonçalves, Irlen Antônio; http://lattes.cnpq.br/0156197892875545; http://lattes.cnpq.br/4385580957120151; Gonçalves, Irlen Antônio; Pinto, Jefferson de Almeida; Pedrosa, José GeraldoO objetivo desta dissertação é relatar como se deu a presença da cultura jurídica na discussão de três leis estaduais mineiras que trataram da educação nos primeiros quinze anos da Primeira República. O trabalho apresenta considerações a respeito da criação do ensino das Ciências Jurídicas no Brasil, o que aconteceu no período imperial, no dia 11 de agosto de 1827, por meio de uma Carta de Lei. Estudou-se essa norma a fim de averiguar quais conteúdos deveriam ser ensinados nas primeiras Faculdades de Direito. Também foram apresentadas considerações a respeito da relação entre o bacharel e a política. Demonstrou-se que, os bacharéis eram formados não, precipuamente, para o exercício da advocacia, mas sim para ocupar os cargos políticos do país, que acabara de ser liberto e necessitava de pessoas para exercer esses cargos. As leis cujos anais foram escolhidos para fazer a análise foram a Lei estadual 41, de 3 de agosto de 1892; a Lei 203, de 18 de setembro de 1896 e a Lei 439, de 28 de setembro de 1906. Todas essas leis tratavam da educação no estado de Minas gerais. Foram analisados apenas os discursos dos deputados e senadores que possuíam formação jurídica. Para realizar a análise dos anais foram escolhidos dois conceitos e quatro teorias. Os conceitos utilizados foram o de cultura jurídica e da Nova Retórica. Vários autores foram utilizados para tratar da cultura jurídica. O conceito base utilizado foi o apresentado por Ricardo Marcelo Fonseca. Quanto à Nova Retórica foram utilizadas as obras de Chaim Perelman. Em relação às teorias, foram utilizadas as seguintes: a Teoria do Discurso Político, de Patrick Charaudeau; as Linguagens do Ideário Político, de Jean Pocock; a Teoria da Linguagem da Especialidade, de Lothar Hoffmann e a Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas. As fontes utilizadas foram os anais do poder legislativo do período estudado. Esses anais foram encontrados no sítio do Arquivo Público Mineiro. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se que, nas discussões que deram origem às três leis estudadas houve a circulação de pensamento jurídico no parlamento mineiro. Essa circulação se deu por meio dos deputados e senadores que possuíam formação jurídica e que conseguiram, por meio da fala, levar para o ambiente legislativo aquilo que foi por eles aprendido na Faculdade de Direito.Item Educação integral no município de Contagem/MG: uma análise da heterogeneidade discursiva, do/no e sobre o documento orientador Trilha do Saber(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-04-11) Freitas, Jerusa Campelo de; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; http://lattes.cnpq.br/4394909610218215; http://lattes.cnpq.br/6896188695805948; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; Costa, Maria Adelia da; Bartho, Viviane Dinês de Oliveira RibeiroEsta dissertação de Mestrado busca compreender como a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Contagem/MG aborda e propõe o conceito de Educação Integral de seus sujeitos educandos para os profissionais docentes desta rede, especificamente desde o início da pandemia da Covid-19, por meio da proposta educacional Trilha do Saber. A escolha deste tema surgiu da necessidade de responder ao questionamento que nos intrigava; como é proposto e abordado o conceito de Educação Integral? Assim, propusemos esta análise, a partir do documento Trilha do Saber, visto que este, elaborado no período pandêmico, continua sendo a maior referência da política educacional no município. Por meio da Análise do Discurso de vertente Franco-brasileira, e os construtos de Jacqueline Authier-Revuz almejamos compreender os efeitos de sentido e as Formações Discursivas (FD), a presença da Heterogeneidade Mostrada e Constitutiva, e as ideologias que atravessam a política educacional do Município de Contagem/MG, observando o Interdiscurso e a Memória Discursiva (MD) que emergem do/no e sobre o corpora discursivo em dois movimentos analíticos. No primeiro movimento, baseado na entrevista de apresentação sobre o Trilha do Saber, o corpus foi inteiramente transcrito e foram quantificados os usos dos pronomes pessoais “eu”, “nós”, “a gente” durante a entrevista. Em seguida, foram selecionados alguns Recortes Discursivos (RD) que continham essa classe gramatical, para que analisássemos a Heterogeneidade Discursiva presente no discurso. Assim, percebemos que as escolhas realizadas pelo enunciador; na reiteração dos pronomes, ou na tomada (in) consciente de suas palavras, evidenciam que seu discurso pode aspirar a uma representação mais abrangente, mas, preferencialmente, representa a ideologia à qual ele se filia podendo, assim, reverberar na construção de sentidos da política educacional do município. No segundo, por meio da materialidade linguística encontrada, selecionamos vários RD do/no Trilha do Saber. Assim, percebemos as diversas vozes e perspectivas ideológicas envolvidas em seu discurso, que contribuem para a construção de um panorama educacional multifacetado, com elementos que não convergem teoricamente e/ou mesmo a ausência de embasamento teórico destes. De modo elementar, a Educação Integral do município de Contagem/MG é almejada e orientada totalmente, a partir de princípios Transdisciplinares e não Interdisciplinares como é indicado no documento. O documento Trilha do Saber apresenta um caminho metodológico, centrado no preceito de Educação Integral, ou seja, uma Educação que integre. Contudo, parte desta integração encontra-se centrada apenas no sujeito educando e na Educação, sem considerar o importante papel do educador nesse processo. Acreditamos que se faz necessário ampliar esse diálogo, para um discurso de três vertentes, que são indissociáveis na proposta Holística e integrada: a Educação, o educador e o sujeito educando. Portanto, consideramos a necessidade de um olhar crítico e reflexivo sobre as implicações da perspectiva trazida do/no e sobre o Trilha do Saber no fazer docente promovendo, assim, uma perspectiva mais alinhada às demandas educativas em Contagem/MG.Item O discurso político da Comissão de Instrução Pública de Minas Gerais sobre o ensino profissional 1896 - 1906(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-11-27) Souza, Edmar de Oliveira; Gonçalves, Irlen Antônio; http://lattes.cnpq.br/0156197892875545; http://lattes.cnpq.br/1337426045640755; Gonçalves, Irlen Antônio; Pedrosa, José Geraldo; Nogueira, Vera LúciaEsta dissertação relata o resultado da pesquisa que teve como objetivo compreender as principais correntes de pensamento republicano que influenciaram a Comissão de Instrução Pública, no tocante à educação profissional, na discussão de três projetos de lei estaduais mineiros, a saber: n° 169 de 1896; n° 168 de 1896; e n°119 de 1904. Os três projetos abordam assuntos referentes à educação profissional no Estado de Minas Gerais. Para isso buscou-se conhecer o contexto histórico e político em que os deputados estiveram inseridos. Também foi elaborada uma prosopografia que possibilitou identificar algumas marcas de vivências que induziram os posicionamentos desses parlamentares nos discursos sobre educação profissional. Os discursos analisados referem-se apenas aos que foram proferidos pelos deputados que fizeram parte da Comissão de Instrução Publica e Civilização de Índios e se encontram nos Anais do Poder Legislativo mineiro. Para realização da análise, utilizou-se dois autores como referencial teórico metodológico: Patrick Charaudeau, observando a teoria da Semiolinguística de Análise do Discurso; e John Pocock, autor do Contextualismo Linguístico. Por meio da análise dos três projetos de leis, foi possível compreender que as principais correntes de pensamento republicano que influenciaram a Comissão de Instrução Pública nos discursos sobre os projetos de leis são o liberalismo americano e o positivismo francês.Item Os discursos políticos de Helena Antipoff sobre educação profissional para os menores desamparados (1930-1935)(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-11-30) Rodrigues, Carla Fonseca de Morais; Gonçalves, Irlen Antônio; http://lattes.cnpq.br/0156197892875545; http://lattes.cnpq.br/7473558544827672; Gonçalves, Irlen Antônio; Pedrosa, José Geraldo; Jinzenji, Mônica YumiA dissertação apresenta a produção do conhecimento histórico sobre concepções de Educação Profissional para os menores desamparados que fundamentaram os discursos políticos de Helena Antipoff, no período de 1930 a 1935. A escolha temporal reflete o período que Helena Antipoff protagonizou a criação de várias instituições educacionais e mobilizou recursos por meio de palestras, conferências, artigos, seminários e relatórios. Os escritos publicados para esse fim definem o corpus de análise para a compreensão da problemática de pesquisa. A fundamentação teórico-metodológica deste trabalho é a Análise do Discurso Político de linha franco-brasileira, destacando as ferramentas conceituais de Foucault, Charaudeau e Berstein. Primeiramente, apresentamos a constituição da identidade de Helena Antipoff como sujeito político tendo como base os critérios de validação propostos por Charaudeau de legitimidade, credibilidade e autoridade. Em seguida, com base nos estudos teóricos e análises empreendidos, procurou-se conhecer, partindo da materialidade linguística presente no corpus selecionado, as concepções e os efeitos de sentido de Educação Profissional para os menores desamparados nos discursos políticos de Helena Antipoff. Nosso estudo, identificou a presença de formações discursivas higienistas, liberais, escolanovistas e republicanas na caracterização dos sujeitos menores desamparados e no projeto de Educação Profissional pensado para atender esses sujeitos. Ressaltamos que o projeto de Educação Profissional pensado por Helena Antipoff foi considerado no âmbito da pesquisa como importante vetor na identificação das culturas políticas que marcaram o período histórico estudado. Os discursos analisados apontam a aproximação da cultura política republicana em contraposição à cultura política varguista. Lembrando que o recorte histórico corresponde a um período de transição no cenário político brasileiro com o fim da República Velha e início da Era Vargas.