Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica
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Navegando Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica por Assunto "Análise do discurso"
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Item A evasão dos alunos do curso de formação profissional de adultos PROGEST/CEFET-MG: uma análise discursiva(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-07-20) Martins, Ana Luiza; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; http://lattes.cnpq.br/4394909610218215; Luciana Aparecida Silva de Azeredo; Maria Adélia da Costa; Márcia Aparecida Amador Mascia; Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro BrarthoInserida na “Linha de pesquisa III: Processos formativos na educação profissional e tecnológica” do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), esta pesquisa, de cunho qualitativo, levanta as motivações da evasão escolar no curso de Gestão de Obras (GO), ofertado pelo Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia (PROGEST) do CEFET-MG. Partindo da questão norteadora: “como explicar os altos índices de evasão no curso de Gestão de Obras?”, propõe-se conhecer o ponto de vista, não apenas dos gestores e formadores do curso e/ou da teoria sobre evasão, mas também e principalmente do adulto profissional que evade de um curso gratuito, relacionado à sua trajetória profissional, para o qual se inscreveu e conquistou uma vaga por meio de um processo seletivo. O objetivo geral desta pesquisa é levantar as motivações para tal evasão. Os objetivos específicos são: 1) verificar em que medida os motivos alegados pelos ex-alunos para a evasão se aproximam ou distanciam das hipóteses levantadas pelos formadores e coordenadores do curso; 2) levantar a visão dos exalunos sobre a pedagogia adotada no curso; 3) averiguar se há relação entre evasão e a pedagogia adotada. Para tal, foram realizadas conversas informais com a coordenação e formadores e entrevistas semiestruturadas com ex-alunos do curso, analisadas à luz da análise do discurso de linha francesa. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do CEFET-MG, por meio do CAAE nº 37665920.7.0000.8507. Com base no referencial teórico, especialmente em Michel Foucault e Paulo Freire, e nas condições de produção dos dizeres, os excertos foram analisados em três eixos: 1) motivos pessoais; 2) motivos relacionados ao curso e 3) motivos relativos à pedagogia adotada. Os resultados obtidos apontam para a presença de motivos pessoais e relacionados ao curso e, de modo transversal, ao discurso neoliberal perpassa a maior parte desses motivos. Em parte, os motivos da evasão já eram sinalizados pelos coordenadores: o dia letivo coincidia com o dia útil na construção civil e a presença de alunos com acesso ao ensino superior. No entanto, o corpus nos revelou outros motivos, como a indisponibilidade do refeitório para a alimentação e a oferta de aulas apenas no formato presencial e com horários rígidos. Ademais, no que tange à pedagogia adotada no curso, os relatos apresentam tanto aproximações (dialogismo e problematização) quanto distanciamentos (exercícios e avaliações – educação bancária) da perspectiva freiriana de educação. Porém, não foi possível relacionar a pedagogia adotada com a evasão. Observamos também silenciamento a respeito da falta de conhecimento base e a possibilidade de que a quantidade de atividades extraclasse e de disciplinas ofertadas concomitantemente, associada a uma pedagogia tradicional, possa aumentar a evasão. Os resultados apontaram ainda para a necessidade da realização de novas pesquisas sobre o curso, por exemplo, no que tange à (não) formação docente dos formadores e suas implicações nas/para as práticas em sala de aula.Item Cultura jurídica e educação profissional: leitura da retórica discursiva dos legisladores mineiros (1891-1906)(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-08-16) Alves, Débora Castro; Gonçalves, Irlen Antônio; http://lattes.cnpq.br/0156197892875545; Irlen Antônio Gonçalves; Jefferson de Almeida Pinto; José Geraldo PedrosaO objetivo desta dissertação é relatar como se deu a presença da cultura jurídica na discussão de três leis estaduais mineiras que trataram da educação nos primeiros quinze anos da Primeira República. O trabalho apresenta considerações a respeito da criação do ensino das Ciências Jurídicas no Brasil, o que aconteceu no período imperial, no dia 11 de agosto de 1827, por meio de uma Carta de Lei. Estudou-se essa norma a fim de averiguar quais conteúdos deveriam ser ensinados nas primeiras Faculdades de Direito. Também foram apresentadas considerações a respeito da relação entre o bacharel e a política. Demonstrou-se que, os bacharéis eram formados não, precipuamente, para o exercício da advocacia, mas sim para ocupar os cargos políticos do país, que acabara de ser liberto e necessitava de pessoas para exercer esses cargos. As leis cujos anais foram escolhidos para fazer a análise foram a Lei estadual 41, de 3 de agosto de 1892; a Lei 203, de 18 de setembro de 1896 e a Lei 439, de 28 de setembro de 1906. Todas essas leis tratavam da educação no estado de Minas gerais. Foram analisados apenas os discursos dos deputados e senadores que possuíam formação jurídica. Para realizar a análise dos anais foram escolhidos dois conceitos e quatro teorias. Os conceitos utilizados foram o de cultura jurídica e da Nova Retórica. Vários autores foram utilizados para tratar da cultura jurídica. O conceito base utilizado foi o apresentado por Ricardo Marcelo Fonseca. Quanto à Nova Retórica foram utilizadas as obras de Chaim Perelman. Em relação às teorias, foram utilizadas as seguintes: a Teoria do Discurso Político, de Patrick Charaudeau; as Linguagens do Ideário Político, de Jean Pocock; a Teoria da Linguagem da Especialidade, de Lothar Hoffmann e a Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas. As fontes utilizadas foram os anais do poder legislativo do período estudado. Esses anais foram encontrados no sítio do Arquivo Público Mineiro. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se que, nas discussões que deram origem às três leis estudadas houve a circulação de pensamento jurídico no parlamento mineiro. Essa circulação se deu por meio dos deputados e senadores que possuíam formação jurídica e que conseguiram, por meio da fala, levar para o ambiente legislativo aquilo que foi por eles aprendido na Faculdade de Direito.Item O discurso político da Comissão de Instrução Pública de Minas Gerais sobre o ensino profissional 1896 - 1906(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-11-27) Souza, Edmar de Oliveira; Gonçalves, Irlen Antônio; http://lattes.cnpq.br/0156197892875545; Irlen Antônio Gonçalves; José Geraldo Pedrosa; Vera Lúcia NogueiraEsta dissertação relata o resultado da pesquisa que teve como objetivo compreender as principais correntes de pensamento republicano que influenciaram a Comissão de Instrução Pública, no tocante à educação profissional, na discussão de três projetos de lei estaduais mineiros, a saber: n° 169 de 1896; n° 168 de 1896; e n°119 de 1904. Os três projetos abordam assuntos referentes à educação profissional no Estado de Minas Gerais. Para isso buscou-se conhecer o contexto histórico e político em que os deputados estiveram inseridos. Também foi elaborada uma prosopografia que possibilitou identificar algumas marcas de vivências que induziram os posicionamentos desses parlamentares nos discursos sobre educação profissional. Os discursos analisados referem-se apenas aos que foram proferidos pelos deputados que fizeram parte da Comissão de Instrução Publica e Civilização de Índios e se encontram nos Anais do Poder Legislativo mineiro. Para realização da análise, utilizou-se dois autores como referencial teórico metodológico: Patrick Charaudeau, observando a teoria da Semiolinguística de Análise do Discurso; e John Pocock, autor do Contextualismo Linguístico. Por meio da análise dos três projetos de leis, foi possível compreender que as principais correntes de pensamento republicano que influenciaram a Comissão de Instrução Pública nos discursos sobre os projetos de leis são o liberalismo americano e o positivismo francês.